A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRÉCIA Colégio PM Trabalho apresentado ao professor Arthur e Ailton nas disciplinas de história e geografia. Giovanna Mota Nº9.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRÉCIA Colégio PM Trabalho apresentado ao professor Arthur e Ailton nas disciplinas de história e geografia. Giovanna Mota Nº9."— Transcrição da apresentação:

1 GRÉCIA Colégio PM Trabalho apresentado ao professor Arthur e Ailton nas disciplinas de história e geografia. Giovanna Mota Nº9

2 Introdução Grécia, oficialmente República Helênica, está localizada no cruzamento da Europa, Ásia, Oriente Médio e África. É considerada berço de toda civilização ocidental. É o local de origem da democracia, literatura ocidental, política, Jogos Olímpicos, grandes princípios científicos e matemáticos e também nas artes cênicas. O litoral do Egeu foi o cenário do surgimento de algumas das primeiras civilizações da Europa, como a minoica (em memória do lendário Rei Minos) e a micênica. Foi nesse pequeno país que a civilização ocidental começou há mais de dois mil e oitocentos anos.

3 Período Pré-Homérico Também é conhecida como civilização clássica ou helênica . O termo Grécia foi dado pelos romanos. Essa sociedade desenvolveu-se no sudeste da Europa, na Península Balcânica, entre os mares Egeu (Leste), Jônio (Oeste) e Mediterrâneo (Sul). O relevo grego era completamente acidentado e montanhoso, o que dificultou a comunicação entre as cidades, fazendo com que elas se desenvolvessem independentemente, fortalecendo assim, o modelo político fragmentado (Cidades-Estado). Os solos gregos eram bastante ácidos e pedregosos e a agricultura não se desenvolveu. Por isso, a base da economia grega era o mercantilismo marítimo. Os povos que formaram a civilização grega eram divididos em quatro povos: os aqueus, eólios, jônios e dórios. Os Dórios causam a primeira Diáspora Grega, marco do inicio da civilização grega.

4

5 Período Homérico Depois da invasão dos Dórios e da Primeira Diáspora Grega começa o Período Homérico, que é assim chamado pois a maior parte das informações sobre essa época é proveniente das duas obras de Homero. Nesse período, organizaram-se no interior os Genos, as primeiras comunidades gregas. Os Genos eram clãs rurais, coletivistas, agropastoris, chefiadas pelo páter (patriarca mais velho). Com o aumento da população houve a preocupação com a falta de recursos, o que gerou a união de clãs, para juntos possuírem mais terras. Essa união era chamada Fratrias. A união de duas ou mais Fratrias era chamada Tribo. A união de duas ou mais tribos era chamada Polis (cidades-estado). O aumento populacional fez com que surgisse as propriedades privadas, o que acarretou em desigualdades sociais o que fez com que a população fosse obrigada a procurar outras terras (Segunda Diáspora Grega)

6

7 Período Arcaico O período Arcaico foi marcado pelas Polis. As Polis eram cidades-estados totalmente independentes e não se submetiam a qualquer autoridade externa ou poder central. Atenas e Esparta eram as cidades que mais se destacavam. Atenas era voltada paras artes e a política e Esparta tinha uma sociedade baseada no militarismo. Embora existam outras diferenças, essas são as principais.

8

9 Esparta

10 Período Clássico Também caracterizado como Período das Hegemonias, foi marcado pelo revezamento da soberania entre Esparta e Atenas e por muitas guerras. Logo no início começa uma série de guerras entre Persas e Gregos que ficaram conhecidas como Guerras Médicas. Ao final, os persas foram derrotados e assinam um tratado que reconhece a superioridade da Grécia sobre o Mar Egeu . Durante essas a segunda e terceira Guerra Médica foi criada a Liga de Delos, que reuniu todas as riquezas da Grécia em uma única Cidade-estado, Atenas.


Carregar ppt "GRÉCIA Colégio PM Trabalho apresentado ao professor Arthur e Ailton nas disciplinas de história e geografia. Giovanna Mota Nº9."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google