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(Org. por Sérgio Biagi Gregório)

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Apresentação em tema: "(Org. por Sérgio Biagi Gregório)"— Transcrição da apresentação:

1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
TÍTULO DA PALESTRA Vícios e Espiritismo (Org. por Sérgio Biagi Gregório) 10/03/2012 Vícios e Espiritismo

2 Vícios e Espiritismo Introdução
O que são vícios? Há diferença entre vício social e moral? O vício é real ou ilusório? Analisemos o tema sob a ótica da filosofia e do Espiritismo. 10/03/2012 Vícios e Espiritismo

3 Vícios e Espiritismo Conceito
É o defeituoso, o que se desvia do bom caminho. Na ética, é a disposição habitual a um gênero de conduta, considerada vituperável, como imoral. É o contrário de virtude. É o hábito mau em oposição à virtude, que é o hábito bom. 10/03/2012 Vícios e Espiritismo

4 Vícios e Espiritismo Considerações Iniciais
O tema vício é motivo de discussão desde a Antiguidade. Sócrates, Platão e Aristóteles fizeram suas abordagens sobre este tema No âmbito do Velho Testamento, Job diz que se torna necessário dirigir o coração para Deus e afastar da vida a iniquidade e a injustiça, a fim de fugir aos vícios, tais como, a mentira, a fraude, o adultério etc. No contexto do Novo Testamento, há a enumeração, feita por Cristo, dos vícios que têm a sua raiz no coração: os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios. Paulo, por exemplo, declara desterrado do reino de Deus os impudicos, idólatras, adúlteros. A partir de 1930, travou-se uma luta entre a medicina e a psicologia, no sentido de se definir o vício como doença. A medicina contrapõe- se à tese de que o vício é um estado condicionado, que pode ser descondicionado pelas técnicas psicológicas. Hoje, o vício campeia em todos os países. 10/03/2012 Vícios e Espiritismo

5 Vícios e Espiritismo Filosofia: Platão
Platão ( a.C.) Na sua teoria das formas, havia um mundo perfeito, o das formas e um mundo ilusório, o terreno. Para Platão, somente o bem é real; o mal é ilusório. Nesse caso, o vício, entendido como mal, não tem consistência própria. Ele é simplesmente a ausência da virtude. 10/03/2012 Vícios e Espiritismo

6 Vícios e Espiritismo Filosofia: Aristóteles
Aristóteles ( a.C.) As virtudes e os vícios são definidos em função da mediedade. A virtude é a média justa e os vícios são excessos, tanto para mais como para menos. A virtude é o hábito racional da conduta; o vício um hábito irracional. Os vícios são os extremos opostos cujo meio termo é a virtude: a abstinência e a intemperança diante da moderação, a covardia e a temeridade diante da coragem. 10/03/2012 Vícios e Espiritismo

7 Vícios e Espiritismo Filosofia: Spinoza
Spinoza, Baruch ( ) A virtude é a causa principal de nossos pensamentos, sentimentos e ações; o vício, submissão às paixões. O vício é deixar-se governar pelas causas externas, submeter-se, tornar-se submisso; a virtude é tornar- se senhor das paixões, a causa das próprias ações. O vício não é um mal, mas fraqueza. O ser virtuoso pode transformar as suas tristezas em alegrias, os seus fracassos em êxitos. 10/03/2012 Vícios e Espiritismo

8 Vícios e Espiritismo Vícios Sociais: O que São?
Alcoolismo, Gula, Tabagismo, Toxicomania... Vícios Sociais  inclinação exagerada para o consumo do álcool, da heroína... Usa-se, também o termo dependência. Dentre os vícios sociais, o mais letal é o tabagismo, por sua condição de ser livre e ocasionar muitos transtornos pessoais, familiares e governamentais, pois causa dependência e afeta os pulmões. 10/03/2012 Vícios e Espiritismo

9 Vícios e Espiritismo Vícios Sociais: Drogas
Segundo a Organização Mundial da Saúde, as características do viciado em drogas são: Compulsão subjetiva a ingerir droga; Desejo de suspender o consumo embora a ingestão continue; Adaptação dos sistemas nervosos afetados pela droga, levando à tolerância dos seus efeitos e sintomas de supressão quando a droga é suspensa; Prioridade do comportamento de busca da droga sobre todas as outras atividades; Rápido restabelecimento da síndrome quando se quebra um período de abstinência. 10/03/2012 Vícios e Espiritismo

10 Vícios e Espiritismo Vícios Sociais: Alcoolismo
TESTE CAGE, Iniciais das palavras: Cutdown (diminuir) Annoyed (aborrecido) Guilty (culpado) Eye-opener (olho aberto). Assim, quando acharmos que deveríamos parar de beber, porque bebemos demais, quando ficarmos chateados porque alguém achou que bebemos muito, quando nos sentimos culpados pela maneira de beber, ou quando bebemos logo que levantamos, devemos considerar-nos dependentes do álcool, que precisa de tratamento. 10/03/2012 Vícios e Espiritismo

11 Vícios e Espiritismo Espiritismo: Indiferença Moral
Toda a resistência orgulhosa deverá ceder, cedo ou tarde. Cada época é marcada pelos vícios e pelas virtudes. Nossa virtude é o desenvolvimento intelectual; nosso vício é a indiferença moral. Assim, é conveniente que cada um de nós vá paulatinamente submetendo-se à Lei do Progresso. 10/03/2012 Vícios e Espiritismo

12 Vícios e Espiritismo Espiritismo: Egoísmo
Egoísmo é o mais radical dos vícios Egoísmo é causa de todos os males. O egoísmo é a verdadeira chaga da sociedade. "Quem nesta vida quiser se aproximar da perfeição moral deve extirpar do seu coração todo sentimento de egoísmo, porque é incompatível com a justiça, o amor e a caridade: ele neutraliza todas as outras qualidades". O ser humano deve concentrar todos os seus esforços para se libertar desse mal. 10/03/2012 Vícios e Espiritismo

13 Vícios e Espiritismo Espiritismo: Vício e Liberdade
A Psicologia informa-nos sobre a facilidade de adquirir o vício e a dificuldade de largá-lo. Basta darmos o primeiro passo, que outros passos o seguirão. Se nos faltarem orientações morais e religiosas, podemos sucumbir aos diversos vícios que corroem a humanidade. O vício, seja de que espécie for, é uma ação contrária à do bem. De acordo com a lei natural, toda ação que é contrária à do bem deve ser refeita para atingir o seu fim, que é o progresso do Espírito. 10/03/2012 Vícios e Espiritismo

14 Vícios e Espiritismo Conclusão
Em se tratando dos vícios, combatamos a causa pela causa e não pelos efeitos. Somente quando tomamos consciência do móvel que produz a ação é que podemos ter segurança na eliminação do efeito. Na realidade, não somos nós que deixamos os vícios; são eles que, desprovidos da nossa atração, deixam- nos. 10/03/2012 Vícios e Espiritismo

15 Vícios e Espiritismo Bibliografia Consultada
OUTHWAITE. W. e BOTTOMORE, T. Dicionário do Pensamento Social do Século XX. Rio de Janeiro, Zahar, 1996. KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. 8. ed. São Paulo: Feesp, 1995. KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 39. ed. São Paulo: IDE, 1984. Texto em HTML: 10/03/2012 Vícios e Espiritismo


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