Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSofia Faro Alterado mais de 10 anos atrás
2
Objetivo “Contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.”
3
Características Programa de “formação em serviço” à distância que:
destina-se a educadores das redes públicas; pretende inserir-se no cotidiano da escola como parte da programação regular de LP; baseia-se nas orientações do MEC para a área; trabalha com ensino da leitura e da escrita, organizado em sequências didáticas.
4
Subsídios para formação
Rede de conhecimento Subsídios para formação
5
Etapas de seleção - 2010 20 152 500 5ª Nacional 4ª Regional 3ª
Estadual 2ª txt/ escolas Municipal 1ª txt / escolas Escolar alunos envolvidos 7 milhões* * estimativa
6
Formação – anos ímpares
À distância (2011) Revista “Na Ponta do Lápis” - três edições (tiragem 160 mil) Para as Secretarias de Educação e professores inscritos na 2° edição Comunidade virtual Escrevendo o Futuro (CV) cadastrados
7
Ações da Olimpíada em 2011 - Curso Virtual “Princípios da Sequência Didática” Seminário “A escrita em foco: reflexão em várias vozes” - Cursos de Formação Presencial
8
Princípios da Sequência Didática
Curso virtual Princípios da Sequência Didática Objetivo Vivenciar uma sequência didática para a escrita de resenhas e exercitar a elaboração de atividades para SD em outros gêneros. Curso para professores Vagas serão abertas pelos sites das secretarias e da Olimpíada 8 semanas com 6h/semanais
9
O Ensino de Língua Portuguesa com Foco na Escrita
Seminário O Ensino de Língua Portuguesa com Foco na Escrita Propósitos Promover diálogo e reflexão sobre/entre orientações oficiais e: práticas de ensino formação docente pesquisas Participantes - 130 professores - 130 técnicos das secretarias - 130 pesquisadores e especialistas
10
Formação Presencial - 2011 Indireto Direto
Cursos presenciais (20h no 2° semestre) Indireto 48 turmas com 1.680 participantes (técnicos + finalistas da 2ª edição Olimpíada) Duração: 20 horas Direto 27 Formadores de Universidades Públicas + 27 CONSED + 26 UNDIME Aproximadamente escolas de municípios Direto Indireto
11
Atribuições dos representantes da Olimpíada nas Secretarias de Educação
Curso virtual divulgação e convite aos professores de Língua Portuguesa para atuação como mediador Seminário indicação de técnicos a serem selecionados participação no evento e no encontro preparatório para a Formação Presencial Formação presencial divulgação e convite para os técnicos de secretarias organização dos encontros composição das turmas
12
Distribuição de vagas por Estado
Conforme Índice de Participação em 2010, calculado a partir do: - número de textos recebidos pelas Comissões Municipais; - e número de escolas participantes por categoria. Curso Virtual composição das turmas para preenchimento das vagas: mínimo de 35/UF total de vagas no Brasil Formação presencial: 1 turma: AC, AL, AM, AP, BA, MA, PA, PB, PE, PI, RN, RO, RR, SE (14 estados) 2 turmas: DF, MG, MT, RJ, TO (5 estados) 3 turmas: CE, ES, GO, MS, PR, RS, SC, SP (8 estados) Seminário 27 vagas garantidas para representantes do Consed 2 vagas: AC, AL, AM, AP, BA, MA, PA, PB, PE, PI, RN, RO, RR, SE (14 estados) 3 vagas: DF, MG, MT, RJ, TO (5 estados) 4 vagas: CE, ES, GO, MS, PR, RS, SC, SP (8 estados)
13
Contato com a Olimpíada
Contato direto para a Rede de Ancoragem Setor de Comunicação Jéssica Nozaki Tel.: (11) * Coordenação da Rede de Ancoragem Aldanubes e Cláudia Tel.: (11) e Contato para o público Central de Atendimento
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.