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Aula 7 : Sinalização Vertical (continuação)

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Apresentação em tema: "Aula 7 : Sinalização Vertical (continuação)"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 7 : Sinalização Vertical (continuação)
Prof: Michelly Gonçalves Fernandes Vitória 2007

2 Sinalização Vertical - Materiais
PLACAS Aço Alumínio Materiais utilizados: Plástico reforçado Os materiais mais utilizados como substratos na confecção das placas de sinalização são: aço, alumínio, plástico reforçado e madeira imunizada. Madeira Imunizada

3 Sinalização Vertical - Materiais
SINAIS Materiais utilizados: Tintas Películas Os materiais mais utilizados na confecção dos sinais são as tintas : esmalte sintético, fosco ou semi-fosco ou pintura eletrostática. Películas plásticas ( não retrorrefletivas) ou retrorrefletivas dos seguintes tipos inclusa, de esferas encapsuladas ou lentes prismáticas Não se deve usar em função de comprometer a segurança da via tintas brilhante e películas retrorrefletivas do tipo esferas expostas. O verso da placa deverá ser da cor preta, fosco ou semi-fosco. Esmalte sintético Plásticas Pintura eletrostática Retrorrefletivas

4 Sinalização Vertical - Materiais

5 Sinalização Vertical - Suportes
Os suportes devem ser dimensionados e fixados de modo a suportar o peso das placas e os esforços sob ação do vento, garantindo a correta posição dos sinal. O suporte deve ser fixado de modo a evitar que as placas girem ou se desloquem. E a fixação das placas no suporte deve ser feita com elementos fixadores adequados para evitar a sua soltura ou o deslocamento. Os materiais utilizados para a sua confecção são o aço e a madeira imunizada. Coluna simples Coluna dupla

6 Sinalização Vertical - Suportes
Braço projetado Cordoalha

7 Sinalização Vertical - Suportes
Braço projetado Cordoalha Em pórtico

8 Sinalização Vertical - Suportes
Em alguns casos as placas podem ser fixadas em suportes existentes usados outros fins, como poste de iluminação, colunas ou braços de sustentação de semáforos. Devem ter cores neutras e formas que não interfiram na interpretação dos sinais e não podem ser obstáculos à segurança dos veículos e pedestres.

9 Sinalização Vertical – Manutenção e Conservação
Vegetação Mobiliário urbano CUIDADOS Placas publicitárias Placas sem conservação ou com conservação precária perdem sua eficácia e induzem ao desrespeito. As placas devem ser mantidas na posição apropriada, sempre limpas e legíveis. Devem tomar cuidados quanto a vegetação, mobiliário urbano, placas publicitárias e materiais de construção para que os mesmos não prejudiquem a visualização da sinalização. Materiais de construção

10 Sinalização Vertical – Posicionamento
Regra geral de posicionamento das placas de sinalização consiste em colocá-las no lado direito da via no sentido do fluxo de tráfego que devem regulamentar. Devem ser colocadas na vertical fazendo um ângulo de 93 a 95° em relação ao sentido do fluxo, voltadas para o lado externo da via. Essa inclinação tem como objetivo assegurar boa visibilidade e leitura dos sinais evitando reflexo especular que pode ocorrer com a incidência de faróis e raios solares sobre a placa.

11 Sinalização Vertical – Posicionamento
Controle de uso de faixas; Interseção complexa; Mais de três faixas por sentido; Distância de visibilidade restrita; Pequeno espaçamento entre interseções; Rampas de saídas com faixas múltiplas; Volume de tráfego próximo à capacidade da via; Etc. Placas Suspensas As placas suspensas podem ser utilizadas nas seguintes condições: Controle de uso de faixas; Interseção complexa; Mais de três faixas por sentido; Distância de visibilidade restrita; Pequeno espaçamento entre interseções; Rampas de saídas com faixas múltiplas; Volume de tráfego próximo à capacidade da via; Etc.

12 Sinalização Vertical – Posicionamento
VIAS URBANAS Em vias urbanas de trânsito rápido, a não ser que o espaço existente seja muito limitado, recomenda-se manter uma distância de 50 m entre placas, para permitir a leitura de todos os sinais. A borda inferior da placa ou do conjunto de placas devem ficar a uma altura livre de 2,0 a 2,5 m em relação ao solo, inclusive para as mensagens complementar, se existir. As placas assim colocadas se beneficiam da iluminação pública e provocam menor impacto na circulação dos pedestres. Para as placas suspensas a altura mínima é de 5,50 m.

13 Sinalização Vertical – Posicionamento
VIAS URBANAS O afastamento lateral das placas, medido entre a borda lateral da mesma e da pista deve ser no mínimo de 0,30 m para os trechos retos e 0,40 m para os trechos em curva. Para as placas suspensas deve ser considerados os mesmos valores medidos entre o suporte e a borda da pista.

14 Sinalização Vertical – Posicionamento
VIAS RURAIS As placas devem ser implantadas com 1,20 m de altura, a contar da borda inferior da placa à superfície da pista de rolamento. Para as placas suspensas a altura mínima deve ser de 5,50 m

15 Sinalização Vertical – Posicionamento
VIAS RURAIS As placas devem ser implantadas com afastamento mínimo de 1,20 do bordo externo do acostamento, ou pista, quando não existir. Em vias com dispositivos de proteção contínua (barreiras ou defensas) o afastamento lateral deve ser de 0,80 m a contar do dispositivo e com dispositivos de drenagem o afastamento lateral deve ser de 1,70 m a contar do acostamento ou pista. As placas suspensas o afastamento deve ser de 1,80 m entre o suporte e o bordo externo do acostamento ou pista.

16 Existem 51 placas de regulamentação divididas em oito grupos

17 PARADA OBRIGATÓRIA esta placa assinala ao condutor que deve parar seu veículo antes de entrar ou cruzar a via/pista. A placa deve ser colocada no lado direito da via/pista, o mais próximo possível do ponto de parada do veículo. Em pistas com sentido único de circulação, em que o posicionamento da placa à direita não apresente boas condições de visibilidade, este sinal pode ser repetido ou colocado à esquerda. Em pistas com sentido único de circulação, com duas ou mais faixas de trânsito, com grande volume de tráfego, recomenda-se o uso de placa contendo o sinal R-1 em ambos os lados. Em vias urbanas, a placa deve ser colocada no máximo a 10,0 m do prolongamento do meio-fio ou do bordo da pista transversal. Em vias rurais, a placa deve ser colocada no mínimo a 1,5 m, e no máximo a 15,0 m do prolongamento do meio-fio ou do bordo da pista transversal.

18 Dê a preferência esta placa assinala ao condutor a obrigatoriedade de dar a preferência de passagem ao veículo que circula na via em que vai entrar ou cruzar devendo para tanto reduzir a velocidade ou parar o veículo se necessário. A placa deve ser colocada antes da interseção no lado direito da pista, o mais próximo possível da parada dos veículos. Em pistas com sentido único de circulação, com duas ou mais faixas de trânsito, com grande volume de tráfego, recomenda-se o uso de placa contendo o sinal R-2 em ambos os lados da pista. Em vias urbanas, a placa deve ser colocada no máximo a 10,0 m do prolongamento do meio-fio ou do bordo da pista transversal. Em vias rurais, a placa deve ser colocada no mínimo a 1,5 m, e no máximo a 15,0 m do prolongamento do meio-fio ou do bordo da pista transversal.

19 Velocidade máxima permitida
Diretrizes Básicas Vias Urbanas esta placa regulamenta o limite máximo de velocidade em que o veículo pode circular na pista ou faixa, válido a partir do ponto onde o sinal é colocado. A velocidade regulamentada para a via deve sempre ter valores múltiplos de 10. Diretrizes básicas para a regulamentação da velocidade máxima permitida

20 Velocidade máxima permitida
Diretrizes Básicas Vias Rurais Nota 1 - Trechos de vias rurais inseridos em áreas urbanas, cujas características operacionais sejam similares às de vias urbanas, para efeito desta tabela, devem ser classificados como tais, e a velocidade máxima permitida deve ser definida com base na Tabela 1.

21 Velocidade máxima permitida
Ao longo da via; Junto aos principais acessos; À direita da via/pista, perpendicular ao sentido do tráfego; Deve-se colocar também no lado esquerdo em vias com 3 ou mais faixas de trânsito por sentido; Suspensa sobre a pista. Posicionamento

22 Velocidade máxima permitida
Tempo de percepção/reação do condutor; Distância de frenagem em função da redução, de forma a garantir a segurança; Distância de legibilidade da placa; Redução de velocidade (fatores) A redução do valor da velocidade regulamentada para um trecho em relação ao trecho imediatamente anterior, deve ser feita levando em conta diversos fatores, entre os quais Vias com características semelhantes devem ser sinalizadas de forma homogênea. É obrigatória a colocação de placa após o trecho crítico, estabelecendo a velocidade máxima permitida para o trecho subseqüente da via.

23 Velocidade máxima permitida
Redução de velocidade (distância entre as placas) Vo = velocidade inicial – valor regulamentado pela R-19; Vf = velocidade final – valor determinado pelos estudos de engenharia para o trecho crítico; Trecho critíco – segmento onde é necessário praticar velocidade reduzida Dp – distância entre a última placa R-19 que regulamenta a velocidade inicial e a final. A Dp deve garantir a distância de legibilidade do sinal. Dr – é a distancia de segurança a ser adotada pelo técnico com o objetivo de garantir que o condutor efetivamente transite pelo trecho crítico na nova velocidade. DL – distância de legibilidade é a distância entre a placa e o ponto a partir do qual o sinal passa a ser legível para o condutor.

24 Velocidade máxima permitida
Redução de velocidade (distância de percepção)

25 Velocidade máxima permitida
Redução de velocidade (distância de reserva)

26 Velocidade máxima permitida
Redução de velocidade (distância de legibilidade)

27 Velocidade máxima permitida
Redução de velocidade (aplicação)

28 Velocidade máxima permitida
Redução de velocidade (dimensões recomendadas)

29 Velocidade máxima permitida
Redução de velocidade (aplicação)

30 Velocidade máxima permitida
Redução de velocidade (aplicação)

31 Exercícios: Urbana Velocidade inicial = 60 km/h
1- Calcule a distância entre as placas de redução de velocidade. Urbana Velocidade inicial = 60 km/h Velocidade final = 40 km/h b) Rural Velocidade inicial = 120 km/h Velocidade final = 80 km/h


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