A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMUNICAÇÃO SOCIAL ESPÍRITA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMUNICAÇÃO SOCIAL ESPÍRITA"— Transcrição da apresentação:

1 COMUNICAÇÃO SOCIAL ESPÍRITA
MERHY SEBA CRIA TIVI DADE

2 TIVI CRIA Criatividade s.f. = talento para criar.
É uma característica da espécie humana. “O homem criativo não é o homem comum ao qual se acrescentou algo; o homem criativo é o homem comum ao qual nada se tirou”.– Abraham Maslow “Criatividade significa o ato de dar existência a algo novo, único e original”. - Duailibi e Simonsen Jr.

3 CRIA TIVI DADE Idéia s.f. = 1. representação mental de algo; 2. noção; 3. mente, pensamento; 4. descoberta, invenção – Houassis, Dicionário da Língua Portuguesa, 2001, 1ª. Edição, 1999.

4 CRIA TIVI DADE A criatividade pode assumir 2 formas, segundo Duailibi e Simonsen Jr. “Invenção, quando pela associação de dois ou mais fatores, anteriormente díspares, chega-se a um terceiro fator, que tem partes das anteriores, mas que em relação a eles, é novo”. “Descoberta ocorre quando se percebe algo já existente e se verbaliza essa constatação, seja através de uma definição ou de uma equação ou fórmulas matemáticas”.

5 TIVI CRIA Para Marcel Proust:
DADE Para Marcel Proust: “A verdadeira viagem de descoberta não consiste em procurar novas paragens, mas em ter novos olhos”. Para Albert Saint Gyôrgyl: “Uma descoberta consiste em ver o que todos viram e pensar o que ninguém pensou”.

6 CRIA TIVI DADE Segundo Eugene Von Fange, in “Criatividade Profissional”, Ibrasa. “Criar é simplesmente criar de modo novo os elementos existentes”. “Revelação é a palavra comumente usada para descrever a súbita percepção ou compreensão que, vem certo tempo depois, de uma concentração em um problema”.

7 CRIA TIVI DADE Para José Pedrebon, in “Criatividade – Abrindo o Lado Inovador da Mente” “Insight é a manifestação do inconsciente que, após um envolvimento emocional da pessoa, passa a procurar a solução desejada pelo campo consciente”.

8 CRIA TIVI DADE James Webb Young, in “Como Criar Idéias”, Ed. Fundo de Cultura, pondera sobre os princípios gerais que fundamentam a criação de idéias: Uma idéia é nada mais, nada menos que nova combinação de velhos elementos; A capacidade de reunir velhos elementos em novas combinações depende, grandemente da capacidade de se descobrirem relações.

9 CRIA TIVI DADE Pondera Emmanuel sobre a Mente Humana, in “Pensamento e Vida”, psicografia de Francisco Cândido Xavier, FEB. “A mente é o espelho da vida em toda parte. Definindo-a por espelho da vida, reconhecemos que o coração lhe é a face e o cérebro é o centro de suas ondulações, gerando o pensamento que tudo move, criando e transformando, destruindo e refazendo para acrisolar e sublimar”.

10 TIVI CRIA Ainda comenta:
DADE Ainda comenta: “O reflexo esboça a emotividade, a emotividade plasma a idéia, a idéia determina a atitude e a palavra que comandam as ações”.

11 CRIA TIVI DADE “Comparemos a mente humana, espelho vivo da consciência lúcida a um grande escritório subdividido em diversas seções de serviço”. VONTADE DESEJO INTELIGÊNCIA IMAGINAÇÃO MEMÓRIA Gerência Geral Departamentos “Só a Vontade é suficientemente forte para sustentar a harmonia do espírito”.

12 CRIA TIVI DADE O célebre Sarasate respondeu, quando um crítico o classificou de gênio: “Durante 27 anos pratiquei 14 horas por dia e, agora, eles me chamam de gênio”. “Minhas invenções – dizia Thomas Edison – são fruto de 1% de inspiração e 99% de transpiração”.

13 CRIA TIVI DADE Leon Denis cita em “No invisível”, trecho do livro “O Desconhecido e os Problemas Psíquicos”, de Camile Flammarion sobre fenômenos produzidos no sono magnético: Voltaire declara ter, uma noite, concebido um sonho, um conto completo da “Hermiade”; La Fontaine compôs sonhando, a fábula dos “Dois Pombos”; Sebatian Bach e Tartini ouviam durante o sono a execução de sonatas que não conseguiam terminar, como desejavam.

14 TIVI CRIA Outras fontes comentam:
DADE Outras fontes comentam: Sherlock Holmes, escreveu Conan Doyle, parava tudo e levava Watson a um concerto ou se dedicava horas a um violino; Einstein também tocava violino ou lia Dostoievski; Gandhi costuma tecer; Beethoven fazia longas caminhadas e anotava, enquanto andava;

15 CRIA TIVI DADE Brahms tinha as suas melhores idéias todos os dias de manhã, enquanto engraxava botinas; Alex Osborn, o criador do famoso Brainstorm, tinha as suas melhores idéias, enquanto fazia a barba e passou a usar uma navalha velha, para ficar mais tempo nesse ato.

16 TIVI CRIA Goethe em “Cartas a um filho”, comenta:
DADE Goethe em “Cartas a um filho”, comenta: “Beethoven referindo à fonte que lhe provinha a concepção de suas obras-primas, dizia à Betina”: “Sinto-me obrigado a deixar transbordar de todos os lados as ondas de harmonia, provenientes do foco da inspiração.”

17 CRIA TIVI DADE Holmes, em “A Vida de Mozart”, transcreve trecho de uma carta de Mozart a um amigo: “Quando estou em boas disposições e inteiramente só, durante o meu passeio, os pensamentos musicais me vêm com abundância. Ignoro de onde procedem esses pensamentos e como me chegam; nisso não tenho a mínima vontade e menor intervenção.”

18 TIVI CRIA Allan Kardec, em
DADE Allan Kardec, em “O Livro dos Médiuns”, esclacere, no item referente a Médiuns Inspirados:

19 CRIA TIVI DADE “182-Todos os que recebem, no estado normal ou de êxtase, comunicações mentais estranhas às suas idéias, sem serem, , como estas, pré-concebidas, podem ser considerados médiuns inspirados. Nesta categoria, acrescenta Kardec, podem ser ainda incluídas as pessoas que não sendo dotadas de inteligência excepcional e, sem sair do estado normal, têm relâmpagos de lucidez intelectual que lhes dão surpreendente facilidade de concepção e elocução e, em certos casos, o pressentimento do futuro”.

20 CRIA TIVI DADE “Todos os homens de gênio, artistas, sábios, literatos são, sem dúvida, Espíritos adiantados, capazes de conceber grandes coisas e de trazê-las em si mesmos”. “... É assim que eles são, na maioria das vezes, médiuns sem o saberem”. Beethoven Gustave Doré Dante Alighieri Edison Arquimedes Johann Sebastian Bach Roger Bacon

21 Johann Strauss (filho)
CRIA TIVI DADE Ingenieros Mozart Platão Shakespeare Bernard Shaw Sócrates Jules Verne Benjamin Franklin Joseph Haydn Schumann Schopenhauer Schubert Sófocles Hawthorne Rossini Santos Dumont Walter Scott Johann Strauss (filho) Strawinsky

22 CRIA TIVI DADE E, através de um diálogo com os Espíritos Superiores, complementa Allan Kardec: - Qual a causa primeira da inspiração? - A comunicação mental do Espírito. - A inspiração não se destina apenas a grandes revelações? - Não. Ela se relaciona quase sempre com as mais comuns circunstâncias da vida”.

23 CRIA TIVI DADE Sócrates (300 anos a.C.) é citado por Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, refererindo-se ao amparo espiritual: “Após a morte, o gênio daimon, demônio, que nos fora designado durante a vida, leva-nos a um lugar onde se reúnem todos os que têm de ser conduzidos ao Hades, para serem julgados”.

24 TIVI CRIA Platão (300 anos a.C.), afirmava:
DADE Platão (300 anos a.C.), afirmava: “O artista é no momento da criação, agente de um poder superior, perdendo o controle de si mesmo”. Thomas Carlyle ( ), retomando o pensamento de Platão, afirma “O artista não sabe o que faz”. Charles Baudelaire ( ) confessa: “Esta noite a asa da loucura passou por mim”.

25 Os Labirintos da Genialidade
CRIA TIVI DADE Os Labirintos da Genialidade

26 TIVI CRIA Pasteur formou-se com nota “medíocre” em Química;
DADE Pasteur formou-se com nota “medíocre” em Química; Einstein foi reprovado na Academia Politécnica; Charles Darwin não conseguiu entrar na Faculdade de Medicina de Cambridge; Beethoven - dizia o seu professor de composição musical, Albretchtoberger, nunca aprendeu e nunca aprenderá coisa alguma. Como compositor é um caso perdido”.

27 CRIA TIVI DADE Quando perguntaram a Faulkner como ele escrevia, respondeu: ”Da direita para a esquerda”. Quando perguntaram Nijinsky como ele conseguia conseguir seu incrível salto em suspensão, respondeu: ”É só dar um pulo bem alto e parar lá um pouco” Quando perguntaram a um célebre escultor italiano quais as teorias e métodos que seguia para a elaboração das suas idéias, respondeu: ”Eu compro um bloco de mármore e , depois, com o buril, tiro dele o que não interessa.”

28 CRIA TIVI DADE Como a Mente Opera

29 COMO O CÉREBRO FUNCIONA Desenvolve via Interesse contínuo A vontade
determina COMO O CÉREBRO FUNCIONA Absorve via Atenção Cria via imaginação Retém via Memória Julga via comparação e seleção

30 Métodos ou Técnicas Para Desenvolver Idéias
CRIA TIVI DADE Métodos ou Técnicas Para Desenvolver Idéias

31 TIVI CRIA Leis Gregas para a Associação de Idéias
DADE Leis Gregas para a Associação de Idéias 1. A Contigüidade consiste em ver a proximidade que existe entre duas imagens: Mar lembra navio Pena lembra pássaro 2. A Semelhança, quando duas imagens se superpõem: Um gato lembra um tigre Um ovo lembra uma galinha

32 TIVI CRIA 3. A Sucessão, quando uma idéia segue a outra: Trovão/Chuva
DADE 3. A Sucessão, quando uma idéia segue a outra: Trovão/Chuva Tempestade / Bonança 4. O Contraste, quando uma idéia lembra outra oposta Preto lembra Branco Ódio lembra Amor

33 TIVI Bertrand Russel CRIA
DADE Bertrand Russel Segundo este autor, são necessárias 4 etapas: 1. Preparação: ler, discutir, colecionar, rabiscar, cultivar sua imaginação; 2. Incubação: descansar, desligar-se do problema. O inconsciente, desimpedido pelo intelecto, começa a elaborar as inesperadas conexões que constituem a essência da criação;

34 CRIA TIVI DADE 3. Iluminação: Aqui surge a idéia, a solução. É o momento do clássico “EUREKA”, de Arquimedes; 4. Verificação: É a volta para o consciente, da racionalidade. O intelecto passa a dar acabamento à obra que a imaginação iniciou. É o momento de testar a idéia, submetê-la a críticas e julgamentos.

35 CRIA TIVI DADE Brainstorm, de Alex F. Osborn, siginifica “tempestade cerebral”. Suas idéias estão contidas no livro “O Poder Criador da Mente”. Consiste em reunir várias pessoas de diferentes especialidades que contribuem livremente com sugestões, visando a solução do problema.

36 TIVI CRIA Princípios básicos enumerados pelo autor:
DADE Princípios básicos enumerados pelo autor: Nenhuma crítica às idéias apresentadas, durante a reunião; Livre curso à imaginação; Grande número de idéias; Aperfeiçoamento das idéias apresentadas.

37 CRIA TIVI DADE James Webb Young, in “Como Criar Idéias”, Ed. Fundo de Cultura expõe seu método e suas recomendações. Estágios a observar: Compilação de matéria-prima, isto é, conhecimentos específicos e gerais. A elaboração deste material no seu intelecto, estabelecendo associação entre os elementos;

38 CRIA TIVI DADE A incubação: momento em que se põe algo mais, além da consciência executar o trabalho de síntese; O nascimento propriamente da idéia; o estágio do “Eureka encontrei!”. A configuração final e o desenvolvimento da idéia para a utilização prática.

39 Bloqueios à Criação de Idéias
TIVI DADE Bloqueios à Criação de Idéias

40 TIVI CRIA Quando há conformismo com o “status quo”
DADE Quando há conformismo com o “status quo” Diante de atitudes e meio ambientes autoritários Quando existe timidez ou medo de se expor ao ridículo Quando há intolerância para atitudes mais ousadas Diante de hostilidade em relação à personalidade divergente

41 CRIA TIVI DADE Diante de falta de vontade ou de tempo para pensar novos caminhos Em face da rigidez da organização que inibe o novo Quando há posturas imediatistas (“vá direto ao ponto”), na busca de soluções para problemas complexos Diante de posturas derrotistas (“não adianta que não vai dar certo ou que não há solução”)

42 Perfil do Inovador ou Construtor
CRIA TIVI DADE Perfil do Inovador ou Construtor de Idéias

43 Sonhador Inquieto Curioso Sensível Bem Humorado Persistente Ousado Humilde Visão de Futuro Flexível Iniciativa

44 CRIA TIVI DADE Para José Pedrebon “Nascemos sabendo voar com imaginação. Como adultos, perdemos a liberdade, inibidos pelos compromissos com a realidade”. Para o ator Henry Miller, “No dia em que deixarmos de exercer, ao máximo, a nossa capacidade de imaginar, mataremos a parte do Cristo, do Einstein e do Da Vinci que existe em nós”.

45 CRIA TIVI DADE Para Albert Einstein “A imaginação é mais importante que o conhecimento”. Voltaire afirmou certa vez: “Criatividade é como a barba, você só a terá se a deixar crescer”.

46 A Criatividade na Propaganda Brasileira

47 TIVI CRIA DADE Fonte 100 anos de Propaganda
São Paulo: Abril Cultural, 1980

48 TIVI CRIA DADE Fonte 100 anos de Propaganda
São Paulo: Abril Cultural, 1980

49 TIVI CRIA DADE Fonte 100 anos de Propaganda
São Paulo: Abril Cultural, 1980

50 TIVI CRIA DADE Fonte 100 anos de Propaganda
São Paulo: Abril Cultural, 1980

51 TIVI CRIA DADE Fonte 100 anos de Propaganda
São Paulo: Abril Cultural, 1980

52 TIVI CRIA DADE Fonte 100 anos de Propaganda
São Paulo: Abril Cultural, 1980

53 A Criatividade na Propaganda Espírita

54 PENSE NISSO. PENSE AGORA.
CRIA TIVI DADE PENSE NISSO. PENSE AGORA. CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ESPÍRITA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DAS COMISSÕES REGIONAIS – CFN. IDEALIZAÇÃO: MERHY SEBA - ANO 2002

55 CRIA TIVI DADE

56 CRIA TIVI DADE

57 CRIA TIVI DADE

58 CRIA TIVI DADE

59 CRIA TIVI DADE

60 CRIA TIVI DADE

61 CRIA TIVI DADE

62 CRIA TIVI DADE

63 CRIA TIVI DADE

64 CRIA TIVI DADE

65 CRIA TIVI DADE

66 CRIA TIVI DADE

67 CRIA TIVI DADE

68 CRIA TIVI DADE

69 CRIA TIVI DADE Nível de Conhecimento

70 Desconhecimento Conhecimento Compreensão Convicção Ação
CRIA TIVI DADE Desconhecimento Conhecimento Compreensão Convicção Ação

71 Planejamento Estratégico
CRIA TIVI DADE Planejamento Estratégico

72 O que COMUNICAR? A quem Como Onde Quando Por Quanto

73 CRIA TIVI DADE Estratégia de Criação

74 Conceito Idéia Veiculação
Frase Chave Imagem Chave

75 CRIA TIVI DADE Trabalho de Equipe

76 E Predisposição Individual Outros (?) Consistência Doutrinária
Responsabilidade Coletiva Continuidade Produtividade Impessoalidade Rapidez Eficiência Integração Pessoal

77 O Fator Ético na Criatividade

78 “Quando o outro entra em cena, nasce
CRIA TIVI DADE Umberto Eco, renomado escritor italiano, disse certa vez: “Quando o outro entra em cena, nasce a ética”.

79 TIVI CRIA DADE Ficha Técnica
Elaboração do Projeto: Merhy Seba - Projeto Gráfico: Denise Estefanini de Oliveira - Assistente do Projeto: Felipe Seba - Projeto desenvolvido para as sociedades espíritas, restrito para uso em ambiente fechado, sem fins lucrativos.


Carregar ppt "COMUNICAÇÃO SOCIAL ESPÍRITA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google