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MASSIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES
SOCIEDADE DE CONSUMO MASSIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES INJUSTIÇAS SOCIAIS
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SOCIEDADE DE CONSUMO O mundo atravessa um momento de transição, onde todos os valores tradicionais são colocados na berlinda, contestados, mas sem que ainda se tenha um novo paradigma ou novas propostas para substituir o modelo anterior.
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MASSIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES
O conhecimento tecnológico dobra a cada dois anos, as possibilidades oriunda do conhecimento científico abrem perspectivas de tal amplitude que não se domina toda a informação hoje disponível.
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SOCIEDADE DE CONSUMO O domínio da informação adquire o status de fonte maior do poder. Quem tem esse domínio e velocidade de disponibilizá-la, “Tem o Poder”.
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MASSIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES
O capitalismo se “MAQUIA” no paradigma chamado “Neoliberalismo”, e num conceito denominado “Globalização” impõe, praticamente sem resistência, o domínio do capital transnacional, sem pátria, sem bandeira e sem escrúpulos.
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SOCIEDADE DE CONSUMO A falta de critérios justos na movimentação das riquezas oriundas do capital sem pátria, coloca hoje toda a economia mundial em profunda crise, fazendo antever um fim próximo do neoliberalismo, ou ainda, o surgimento de uma nova antítese (Duas Idéias).
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MASSIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES
No chamado processo de“Globalização”, somos massificados, doutrinados a acreditar que esse processo é bom e inevitável. Rapidamente passamos a aceitar que o que é bom para os outros é bom para nós.
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SOCIEDADE DE CONSUMO Na massificação preconizada pela “Globalização”, arma sofisticada do “Neoliberalismo”, somos constantemente “Mediocrizados”, e ao mesmo tempo convencidos de que o medíocre não terá vez no processo produtivo. Pior ainda, passamos a nos conformar com tal situação, a aceitarmos que somos medíocres.
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MASSIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES
No processo de “Globalização”, começamos a perder nossa identidade, como pátria, como nação, como povo.
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SOCIEDADE DE CONSUMO No campo do comportamento, também a sociedade se encontra num momento de indefinição, de incertezas. A “revolução sexual” se perdeu na contestação, pelo abuso, pelo uso indiscriminado, pela sua falta de objetivo. Na sexualidade, o rumo foi perdido. Transita-se desde o conservadorismo e puritanismo hipócrita e exacerbado até a libertinagem indiscriminada Os limites não são claros, tem-se sérios problemas, que vão desde a gravidez de adolescentes até a AIDS, inclui aqui as DROGAS. A mídia, especialmente a televisiva, valoriza extremamente a sensualidade e o erotismo, colocando isso para consumo de todas as idades.
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Também somos convencidos a adotar comportamentos sociais padronizados, estereotipados, que nos são vendidos pelos meios de comunicação como sendo normais, da vida real, do dia-a-dia. O aético, o amoral, o malandro, são revestidos da “Boa Vida”, da boa comida, dos carros importados, das belas casas e paisagens, como status de elevação social, e aceitos como “Normais”.
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SOCIEDADE DE CONSUMO A violência é banalizada nos meios de comunicação, especialmente a violência entre jovens. Passamos a “consumir” a violência no noticiário, na hora do almoço, na hora da janta, na hora do bate-papo familiar. Pouco a pouco vamos absorvendo a violência como parte de nossa vida. A violência acaba se tornando natural e próspera, porque a impunidade transforma o anormal em normal.
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SOCIEDADE DE CONSUMO O comportamento dos pais, perdidos entre a repressão do passado e a liberdade dos novos tempos, não estabelece mais os limites adequados aos filhos. A transgressão começa pela aceitação das pequenas travessuras infantis, que evoluem em intensidade e gravidade, sem que os pais se importem. Quando tentam o limite é tarde.
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MASSIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES
Na busca da interação social, em casa é difícil pelas dificuldades do mundo moderno, o jovem busca a “proteção” da “turma”, da “gangue”, o que o leva a “uniformização”, a “padronização”, a mediocridade da média padronizada. A “turma” cobra o preço da “proteção”, que é a aceitação e repetição do comportamento da “tribo”, a aceitação de que aquilo é correto, que os errados são os que daquela forma não procedem. Na “turma”, o senso crítico é abafado.
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SOCIEDADE DE CONSUMO ADOLESCÊNCIA
Síndrome da Adolescência Normal (SNA) 1. Busca de si mesmo e da identidade 2. A tendência grupal Necessidade de intelectualizar e fantasiar 4. Crises religiosas A vivência do tempo A sexualidade Atitude social reivindicatória Condutas contraditórias 9. Separação progressiva dos pais Constantes flutuações do humor
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1. Busca de si mesmo e da identidade Processo de Busca. Formulação da auto-imagem. Autodefinição corporal e psicológica. O Ambiente tende a criticá-lo pela sua inconstância e culpabilizá-lo.
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SOCIEDADE DE CONSUMO 2. A Tendência Grupal
A IDENTIDADE GRUPAL resolução das ansiedades em relação à própria falta de referênciais. Modismos. Posições ideológicas e filosóficas.
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3.Necessidade de intelectualizar e fantasiar O raciocínio evolui do concreto para o hipotético dedutivo. 4.Crises religiosas
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SOCIEDADE DE CONSUMO 5. A Vivência do Tempo
Vivencia o tempo de forma peculiar. Dilatação do presente, afastamento da dimensão do passado e do futuro. Passado remoto e futuro longínquo.
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6. A Sexualidade 7.Atitude Social reivindicatória Adolescente se percebe como parte de uma coletividade.
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SOCIEDADE DE CONSUMO 8. Condutas contraditórias
Experimentação constante e desvios constantes dos objetivos originais. 9. Separação progressiva dos pais Ambivalência dos adolescentes entre situações de dependência e independência. Pais: Permissividade e Autoritarismo.
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10.Constantes flutuações de humor O adolescente tende a ter polarizações tanto na linha da tristeza, irritabilidade, quanto da alegria.
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SOCIEDADE DE CONSUMO A Adolescência é como um segundo parto. O filho nasce da família para entrar na sociedade.
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COMO ENTENDERMOS TUDO ISSO E FAZER O MELHOR?
MASSIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES COMO ENTENDERMOS TUDO ISSO E FAZER O MELHOR? “O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade”. “Ele interroga a consciência sobre seus próprios atos, a si mesmo pergunta se suas atitudes não violentarão as leis naturais.” “Faz aos outrens tudo o que desejara lhe fizessem”. “Tem fé no futuro, razão por que coloca os bens espirituais acima dos bens temporais.”
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SOCIEDADE DE CONSUMO “Não devemos nos conservar fora das leis da sociedade onde vivemos. Devemos viver com as pessoas da nossa época, como devem viver os homens. Somos chamados a estar em contato com espíritos de naturezas diferentes, de caracteres opostos.”
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SOCIEDADE DE CONSUMO “Devemos ser joviais, alegres, porém essa alegria deve prover de uma consciência limpa.”
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SOCIEDADE DE CONSUMO “Não consiste a virtude em assumirmos severo e lúgubre aspecto, em repelirmos os prazeres que a condição humana nos permite. Basta reportarmos todos os atos da nossa vida ao Criador , em guiarmos nossas atitudes pela justiça e pela caridade.”
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E O JOVEM, DE UM MODO GERAL O QUE DEVE FAZER ?
MASSIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES E O JOVEM, DE UM MODO GERAL O QUE DEVE FAZER ? Por ser jovem, tem tudo a construir, e construindo, pode mudar o mundo. Tem a obrigação de informar-se, de desenvolver o espírito crítico, de instruir-se. Deve viver intensamente a vida, sempre com o cuidado de não “trombar” com as Leis Naturais. Deve exercitar a paz, a paciência, a não violência, a dialética como sinalizador do trânsito entre diferentes opiniões e tendências.
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SOCIEDADE DE CONSUMO Deve exercitar a mudança e a evolução constante, pela participação efetiva na sociedade, na escola, em casa e na casa espírita. Não pode calar-se com as injustiças, nem omitir-se na participação junto a sociedade. Não deve ter vergonha da exemplificação correta, nem do abandono da mediocridade. Deve usar a experiência dos mais velhos para facilitar a elaboração do seu projeto de vida, e ao mesmo tempo a ousadia da juventude para se propor um projeto mais ousado.
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MASSIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES
Deve ter a consciência e assumir a responsabilidade de que a mudança só é possível quando existe flexibilidade, quando a razão e a emoção se encontram numa mentalidade que ainda pode ser mudada, e que se dispõe a estar mudando, e que isto é uma característica do JOVEM.
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E sem sombra de dúvida, o mundo só mudará para melhor, num caminho pacífico e controlado, se os jovens decidirem que irão mudá-lo dessa maneira, numa construção individual, que na evolução das gerações, levará à evolução e construção coletiva.
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SEJAM FELIZES CEOS - IAM
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