A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Espiritualidade nas organizações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Espiritualidade nas organizações"— Transcrição da apresentação:

1 Espiritualidade nas organizações
Professora: Simone Ferreira da Costa

2 Espiritualidade O que é espiritualidade?

3 Espiritualidade “Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor e compaixão, paciência, tolerância, capacidade de perdoar, contentamento, noção de responsabilidade, noção de harmonia e que trazem felicidade tanto para a própria pessoa como para os outros (Dalai Lama, 2000).”

4 Espiritualidade Por que essa onda de espiritualidade atualmente?

5 O homem e suas dimensões
Dimensão corporal – é uma realidade física e material. Dimensão intelectual – capacidade de raciocinar. Dimensão emocional – sentimentos, estados psicológicos e tendências para agir. Dimensão espiritual – inteligência que se usa para lidar com problemas existenciais.

6 A busca de um sentido para a vida
A facilidade de se conseguir bens materiais. Geração de vazio existencial e consequentemente uma busca de sentido para a vida. Maior conscientização da dimensão espiritual leva a um maior desejo de acabar com esse vazio, que só pode ser preenchido pela espiritualidade. “A responsabilidade pessoal – pela própria vida, e social – pela justiça, pela paz e pela ordem moral do próprio ambiente e da sociedade caracterizam o homem que tem consciência do sentido da vida” (João Paulo II).

7 Espiritualidade e religião
Espiritualidade não é o mesmo que religião?

8 Espiritualidade e Religião
O caminho Destinado a um grupo Código de conduta Conjunto de crenças e rituais Instituições e organizações Um modo de vida Espiritualidade O objetivo Jornada pessoal particular Contém elementos comuns a todas as religiões (amor, compaixão, etc.) Um estado, além dos sentidos

9 Espiritualidade e trabalho
Como a espiritualidade chegou nas organizações?

10 Espiritualidade e trabalho
Aumento da tecnologia Aumento do interesse pela ética e valores humanos. Carga horária maior. Vida pessoal no trabalho. Melhorar a imagem da empresa. Maior preocupação com o bem-estar do funcionário.

11 O trabalho e a busca de um sentido para a vida
A falência de instituições como família, escolas, igreja e clubes sociais , fontes de manifestação da espiritualidade. Trabalho como o único elo de conexão social e talvez o único lugar para se buscar um sentido para a vida.

12 O que está acontecendo com o homem
Necessidades materiais e espirituais Trabalho como encontro desse sentido Maior facilidade de conseguir bens materiais Sensação de vazio existencial Declínio de instituições como família, igreja e clubes sociais A busca de um sentido para a vida

13 Espiritualidade e trabalho
Negócios, sentimentos e valores podem se misturar?

14 Espiritualidade e trabalho
Jesus teve amigos ricos, que trabalhavam, mas que eram éticos. O indivíduo, assim como a organização só é feliz quando tem suas quatros dimensões alimentadas. As organizações mais bem sucedidas são aquelas que descobriram que precisam considerar a sua alma.

15 Espiritualidade e trabalho

16 Espiritualidade e trabalho
O que é uma empresa espiritualizada?

17 Espiritualidade e trabalho
É uma empresa que adota e pratica valores éticos e morais que transcendem os objetivos puramente comerciais. Resumindo: respeito ao ser humano, transparência nas ações e responsabilidade social ou prática da cidadania.

18 Espiritualidade e trabalho
Empresa não-espiritualizada Cultura fechada Poder autoritário Lucro obsessivo Desvalorização humana Competição predatória Idolatria a razão

19 Espiritualidade e trabalho
Empresa espiritualizada Cultura aberta Consciência da missão Liderança integrada Senso ético Felicidade Espiritualidade

20 Espiritualidade nas organizações
“ A espiritualidade nos locais de trabalho significa, pois, que os seres humanos são sensíveis a temas como: justiça, confiança, tratamento respeitador e digno, possibilidade de obterem no trabalho significado para a vida”. (Rego, Cunha e Souto,2005)

21 Espiritualidade e trabalho
Quem pode ser o responsável pela espiritualidade na organização?

22 Liderança e espiritualidade
O líder é o principal disseminador da espiritualidade no local de trabalho. A importância de pessoas preparadas que possam conduzir o indivíduo no processo de desenvolvimento espiritual é fundamental para que ele encontre o sentido do seu viver. É preciso que os líderes aprendam a sentir, a extravasar, as emoções, a vivenciar a solidariedade, a praticar a amizade, a enxergar além do convencional os valores superiores.

23 Espiritualidade e trabalho
Como se pode treinar uma pessoa para ser espiritualizada?

24 Qualidades das pessoas espiritualmente inteligentes
Praticam e estimulam o auto conhecimento. São levados por valores. São idealistas. Tem capacidade de encarar e utilizar a adversidade. São holísticas e celebram a diversidade. Têm espontaneidade e compaixão. Perguntam sempre “por quê?”

25 Espiritualidade e trabalho
Inteligência emocional e espiritual não têm o mesmo significado?

26 Espiritualidade e trabalho
Inteligência emocional - permite ao homem reagir com maior equilíbrio diante dos seus sentimentos. Inteligência espiritual - permite ao homem lidar com sabedoria com problemas existenciais e de valores.

27 Espiritualidade e trabalho
Já existem organizações praticando a espiritualidade no local de trabalho?

28 Espiritualidade e trabalho
Caso Unilever- Tsunami ( espírito de doação, reflexão, respeito a natureza). Caso Toyota Japonesa- bem comum, harmonia. Caso APSEN – desenvolvimento de pessoas, líder visionário.

29 Espiritualidade e trabalho
Quais as vantagens que uma organização tem em se tornar espiritualizada?

30 Espiritualidade e trabalho
Pessoas mais felizes e mais comprometidas. Maior afetividade dos indivíduos para com a organização. Organizações mais produtivas e mais criativas. Melhora da imagem da organização.

31 Espiritualidade e trabalho
Existem comprovações dessas vantagens?

32 Espiritualidade e trabalho
Trabalhos científicos Instrumento para medir espiritualidade (Ashmos & Duchon, 2000). Rotatividade, satisfação e envolvimento com o trabalho (Milliman et.al.,2003). Comprometimento organizacional (Rego, Cunha & Souto,2005).

33 Pensamento final “... Todos em última instância,estavam doentes por terem perdido aquilo que uma religião viva sempre deu, em todos os tempos aos seus seguidores.Não depende absolutamente de uma adesão a um credo particular, nem de tornar-se membro de uma igreja, mas da necessidade de integrar sua dimensão espiritual”. (Carlos Gustavo Jung)

34 Reflexões Qual é o meu caminho? Qual o sentido do meu trabalho?
Onde posso tornar-me realmente um ser de irradiação, capaz, junto com outros, de crescer em mais humanidade, em mais perdão, em mais capacidade de inclusão de todos?

35 Professora: Simone Ferreira da Costa E-mail: sicacosta@yahoo.com.br


Carregar ppt "Espiritualidade nas organizações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google