A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HIGIENE VOCAL Fga. Cláudia C. Bruck Marçal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HIGIENE VOCAL Fga. Cláudia C. Bruck Marçal."— Transcrição da apresentação:

1 HIGIENE VOCAL Fga. Cláudia C. Bruck Marçal

2 Na Grécia Antiga a voz já era considerada como um dado importante para o diagnóstico das doenças.
Bloch (1979), afirma que as condições ideais para uma produção vocal adequada, correspondem a um estado de saúde geral dentro das melhores condições possíveis. Sataloff (1991), refere que todo o sistema corporal afeta a voz.

3 HIGIENE VOCAL Saúde vocal, Os cuidados com a voz, são chamados de
HIGIENE VOCAL, que são as normas básicas para preservar a Saúde vocal, e auxiliam a prevenir o aparecimento de doenças ou alterações. Devem ser seguidos por todos, principalmente por profissionais da voz ou indivíduos que apresentem tendências a alterações vocais

4 O metabolismo vocal é individual e as reações do corpo humano são únicas e dependem de cada indivíduo em cada momento.

5 Influências Na Voz Álcool O álcool, irrita o aparelho fonador.
Há uma liberação de controle cortical do cérebro nas primeiras doses , em decorrência da ação imunodepressora. Ocorre anestesia na faringe e reduz a sensibilidade e uma série de abusos podem ser cometidos.

6 Álcool As bebidas destiladas são consideradas piores para voz do que as fermentadas. Os efeitos dependem da quantidade de bebida consumida e do metabolismo individual. Após o uso pode haver queixas de Ardor, queimação, voz rouca e fraca.

7 Influências Na Voz FUMO
O fumo e a fumaça quente agridem todo o sistema respiratório, principalmente as pregas vocais.

8 FUMO Causa irritação, pigarro, edema das pregas vocais, tosse, aumento de secreção e infecções. Estas alterações podem aparecer isoladas ou associadas.

9 Influências Na Voz DROGAS
Maconha- O papel utilizado possui muitas toxinas, e não há filtro. A forma de tragar, com muita força eleva a temperatura do trato vocal.

10 DROGAS Maconha causa: sonolência, alteração da fluência da fala e do ritmo. Gera uma voz mais rouca e pastosa. Secura extrema. Pigarro. Alterações cardiovasculares e neurológicas.

11 DROGAS Cocaína – pode causar lesões em todo o trato vocal.
Causa taquicardia, enrijecimento da musculatura que envolve ATM, imprecisão articulatória, ritmo de fala acelerado, ataque vocal brusco, voz agudizada e hipernasal.

12 Influências Na Voz AAS - Hemorragia.
A maioria dos medicamentos causam alterações no trato vocal. É importante evitar a auto medicação. Cuidar o uso de medicamentos que ressecam o corpo, principalmente com quem usa a voz profissionalmente. Se seu paciente usa a voz profissionalmente CUIDADO !!! AAS - Hemorragia.

13 Influências Na Voz Alergias
Os indivíduos com problemas de alergias tem uma tendência ao edema das mucosas respiratórias, o que dificulta a vibração livre das pregas vocais e que a ressonância vocal seja equilibrada. O pigarro pode estar presente também.

14 Influências Na Voz Hábitos Vocais Inadequados
PIGARRO: Oferece a sensação de eliminar um corpo estranho da laringe. Mas esse gesto, agride as pregas vocais pelo atrito, provocando irritação e descamação do tecido.

15 É um grande abuso, onde as PPVV batem com muita força uma na outra.
Hábitos Vocais Inadequados 2. TOSSE: É um grande abuso, onde as PPVV batem com muita força uma na outra. O tratamento médico é a única solução.

16 Hábitos Vocais Inadequados
3. COMPETIÇÃO SONORA: Falar em alta intensidade, gera esforço na emissão. É considerado um dos maiores abusos. Falar mais perto das pessoas. Neste momento é necessário articular os sons precisamente.

17 O pigarro persistente e o muco viscoso são sinais de hidratação insuficiente, para o qual nada melhor do que tomar muita água.

18 Influências Na Voz O limite de resistência é individual. AR
CONDICIONADO O limite de resistência é individual.

19 Deve-se ingerir muita água, tendo
em vista que aparelho de ar condicionado, resseca o ambiente. A redução da umidade do ar agride todo o trato vocal, dificultando a livre vibração das PPVV. Podendo gerar uma voz tensa e emitida com muito esforço.

20 Influências Na Voz Temperatura
Mudanças bruscas de temperatura, causam mudanças vasculares e, podem causar edema , aumento de muco. Temperatura

21 Nas mudanças bruscas de temperatura
respirar pelo nariz até a adaptação do corpo.

22 Influências Na Voz Alimentação
A alimentação inadequada, com alimentos pesados, lentificam a digestão e dificultam a movimentação livre do músculo diafragma, essencial para respiração. Quando usar a voz profissionalmente, é preferível a ingestão de alimentos leves, bem mastigados.

23 Alimentação Chocolate, leite e derivados, aumentam, engrossam a secreção do trato vocal. Leite e derivados Chocolate

24 Alimentação Sucos Os sucos cítricos ressecam a secreção da mucosa do trato vocal. É necessário conhecer o trato vocal, se é úmido, seco ou normal.

25 Influências Na Voz Bebidas geladas, assim como alimentos, podem provocar choque térmico, levando a uma descarga de muco associado a edema das PPVV. gelados

26 Influências Na Voz A cafeína resseca o trato vocal.
O refrigerante possui gases que podem atrapalhar a movimentação do diafragma. cafeína

27 Influências Na Voz ÁGUA Hidratação
A hidratação adequada, permite uma melhor flexibilidade e vibração das PPVV. Protege do atrito. ÁGUA

28 Influências Na Voz Esportes
Prática de exercícios falando não é indicado, pois o esforço físico causa grande fechamento glótico.

29 Influências Na Voz SONO
O SONO É FUNDAMENTAL PARA UMA PRODUÇÃO VOCAL ADEQUADA. O CANSAÇO TRANSPARECE NA VOZ.

30 Influências Na Voz Ciclos menstruais Pílulas anticoncepcionais Gravidez Menopausa Edema de PPVV, levando a rouquidão leve, fadiga vocal.

31 Higiene vocal CUIDE DA SUA VOZ TAMBÉM.
Você necessita dela para trabalhar, conviver com as pessoas, relacionar-se. Podemos perder grandes oportunidades, por não conhecermos este instrumento tão precioso e único - A VOZ .


Carregar ppt "HIGIENE VOCAL Fga. Cláudia C. Bruck Marçal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google