A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pluralidade dos Mundos Habitados Sociedade Espírita Fraternidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pluralidade dos Mundos Habitados Sociedade Espírita Fraternidade"— Transcrição da apresentação:

1 Pluralidade dos Mundos Habitados Sociedade Espírita Fraternidade
Estudo Teórico-prático da Doutrina Espírita Pluralidade dos Mundos Habitados Roteiro de Palestra de Carlos Parchen

2 Teria sido o Universo, em sua grandiosidade infinita, sido criado apenas para o deleite nas noites claras dos seres humanos, habitantes da minúscula Terra? Não se turbe o vosso coração. - Credes em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, já eu vo-lo teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar. - Depois que me tenha ido e que vos houver preparado o lugar, voltarei e vos retirarei para mim, a fim de que onde eu estiver, também vós aí estejais. ( S. João, cap. XIV, vv. 1 a 3.) Segundo Emmanuel, no livro “Religião dos Espíritos”, “... temos, assim, no Espaço Incomensurável, mundos-berços e mundos-experiências, mundos universidades e mundos-templos, mundos oficinas e mundos-reformatórios, mundos-hospitais e mundos-prisões ...” Joanna de Ângelis, no livro “No Limiar do Infinito”, “... Mundos e mundos gravitando no infinito, desde os que se encontram em estado de gases incandescentes aos mais sublimes, esperando por nós, como disse Jesus...”

3 DIFERENTES CATEGORIAS DOS MUNDOS HABITADOS
Mundos Primitivos: destinados às primeiras encarnações e experiências da alma humana. Mundos de Expiação e Provas: onde os Espíritos encarnam para prosseguir na sua evolução, passando por provas e expiações, decorrentes de seu processo de aprendizado evolutivo. O mal predomina. Mundos de Regeneração: Nesses mundo ainda existe o mal, mas que não predomina. Os espíritos estão sujeitos a provas, mas já adquirem melhores condições e conhecimentos para estabelecerem uma boa base para sua evolução Mundos Ditosos ou Felizes: Onde o bem sobrepuja o mal. A felicidade já predomina Mundos Celestes ou Divinos: habitação de Espíritos mais evoluídos, onde reina exclusivamente o bem e o conhecimento da verdade.

4 Progressão dos Mundos: Segundo Santo Agostinho, “
Progressão dos Mundos: Segundo Santo Agostinho, “...Ao mesmo tempo que todos os seres vivos progridem moralmente, progridem materialmente os mundos em que eles habitam. Quem pudesse acompanhar um mundo em suas diferentes fases, desde o instante em que se aglomeraram os primeiros átomos destinados a constituí-lo, vê-lo-ia a percorrer uma escala incessantemente progressiva, mas de degraus imperceptíveis para cada geração, e a oferecer aos seus habitantes uma morada cada vez mais agradável, à medida que eles próprios avançam na senda do progresso. Marcham assim, paralelamente, o progresso do homem, o dos animais, seus auxiliares, o dos vegetais e o da habitação, porquanto nada em a Natureza permanece estacionário. Quão grandiosa é essa idéia e digna da majestade do Criador! Quanto, ao contrário, é mesquinha e indigna do seu poder a que concentra a sua solicitude e a sua providência no imperceptível grão de areia, que é a Terra, e restringe a Humanidade aos poucos homens que a habitam!......

5 Espíritos Errantes - Erraticidade
Na Terra, a reencarnação pode ser imediata mas em geral ocorre a intervalos mais ou menos longos. No intervalo da encarnações a alma é um espírito errante aspirando um novo destino. Os intervalos duram desde algumas horas a milhares de séculos, mas não perpétuo, é preciso continuar o progresso. Essa duração depende do espírito, para alguns imposta como expiação. A erraticidade não é um sinal de inferioridade, existem espíritos de todos os graus; a encarnação é um estado transitório. Errantes são todos os espíritos desencarnados que precisam reencarnar.

6 Mundos Transitórios Mundos Transitórios são mundos que servem de estações ou ponto de repouso aos Espíritos Errantes. Existem mundos, conforme a natureza dos espíritos, a que eles tem acesso, onde gozam de maior ou menor bem-estar. Os espíritos que se encontram nesses mundos são livres para deixá-los, a fim de irem para onde devam ir Os espíritos progridem nos mundos transitórios ao se instruírem com vistas à perfeição. Esses mundos não são habitados por seres corpóreos, sua superfície é estéril, pois os habitantes de nada necessitam da parte material. Estes mundos são estéreis apenas temporariamente. Mesmo não tendo belezas naturais, refletem as belezas da imensidade. A Terra já pertenceu à categoria de mundo transitório. Este fato ocorreu durante sua formação.

7 A Colônia Espiritual Nosso Lar
Colônias ou regiões espirituais, são locais destinados aos Espíritos desencarnados, que ainda necessitam de reencarnação, e intimamente ligados a um planeta pelas ações cometidas no passado por esses espíritos, onde os mesmos podem ficar transitoriamente; nessas colônias ou regiões, os espíritos necessitados recebem ajuda, tratamento, apoio e orientação de organizações de espíritos dedicados ao bem, como forma de auxiliá-los e prepará-los para o processo reencarnatório e/ou de prosseguimento na sua jornada evolutiva. “Nosso Lar” é uma Colônia Espiritual situada nos planos vizinhos da esfera terrestre, cujo conhecimento nos foi trazido pela obra de André Luiz.

8 Os Exilados de Capela Capela é uma estrela na Constelação de Cocheiro, estando a distância de 42 anos-luz da Terra. Num de seus planetas, o prosseguimento do processo evolutivo veio a afetar decisivamente a evolução de nosso planeta. Um grupo muito grande de espíritos não mais poderia continuar no seu mundo, visto a evolução que este passava, e ao qual não se ajustavam. Os planos celestiais determinaram que viriam reencarnar aqui na Terra, onde prosseguiriam sua evolução, impulsionando, simultanea-mente, o progresso dos seus irmãos inferiores, pois que estavam mais evoluídos intelectualmente com o transcurso dos anos reuniram-se em 04 grandes grupos que se fixaram depois nos povos mais antigos, obedecendo às afinidades sentimentais e lingüísticas que os associavam na Constelação do Cocheiro.

9 O Grupo dos Árias: deste grupo descende a maioria dos povos brancos da família indo-européia, incluindo os latinos, os celtas e os gregos, além dos germanos e dos eslavos. Trouxeram a organização societária aos povos primitivos da Europa, embora trazendo junto a agressividade e a belicosidade A Civilização do Egito: trouxeram uma ciência avançada para a época, bem como a idéia da existência do Deus único. Conheciam o destino e a comunicação dos mortos e a pluralidade das existências e dos mundos. O Povo de Israel: tinham grande certeza na existência de Deus, mas muito grande também era o seu orgulho, dentro de suas concepções da verdade e da vida. Mantiveram-se pouco acessível à comunhão com as demais raças. As Castas da Índia: Deles descendem todos os povos arianos, que floresceram na Europa. O pensamento moderno é o descendente legítimo daquela grande raça de pensadores. Trouxeram forte espiritualização.

10 Bibliografia Recomendada
FRANCO, Divaldo Pereira. Lampadário Espírita. (pelo Espírito Joanna de Ângelis) – Mundos e mundos. FRANCO, Divaldo Pereira. No limiar do Infinito. (pelo Espírito Joanna de Ângelis) – pluralidade dos Mundos habitados KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos – Da Criação – parte 1, cap ; Da vida Espírita – Parte 2, cap. VI KARDEC, Allan. O evangelho segundo o Espiritismo – Cap. III KARDEC, Allan – A Gênese. – Uranografia geral – itens 48/52. PERALVA, Martins. O Pensamento de Emmanuel. – Mundos Habitados. REVISTA Espírita. Mundos intermediários ou transitórios XAVIER, Francisco Cândido. Religião dos Espíritos. (pelo Espírito Emmanuel) - Pluralidade dos Mundos habitados. XAVIER, Francisco Cândido. O Consolador. (pelo Espírito Emmanuel) - Evolução – pergunta 244. (Continua)

11 Bibliografia Recomendada - Continuação
XAVIER, Francisco Cândido. Emmanuel. (pelo Espírito Emmanuel) As vidas sucessivas; Os mundos habitados. XAVIER, Francisco Cândido. No mundo Maior. (pelo Espírito André Luiz) – Entre dois planos. XAVIER, Francisco Cândido. Nosso Lar. (pelo Espírito André Luiz) – Organização de Serviços; Notícias do Plano. XAVIER, Francisco Cândido. Voltei. (pelo Espírito Irmão Jacob) – A chegada; Nova moradia espiritual. XAVIER, Francisco Cândido. A Caminho da Luz. (pelo Espírito Emmanuel) – As raças adâmicas; A Civilização egípcia; A Índia; A família indo-européia; O povo de Israel. Roteiro elaborado e produzido por Carlos A. Parchen setembro Curitiba/Pr


Carregar ppt "Pluralidade dos Mundos Habitados Sociedade Espírita Fraternidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google