A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aldeias Infantis SOS Santa Maria

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aldeias Infantis SOS Santa Maria"— Transcrição da apresentação:

1 Aldeias Infantis SOS Santa Maria
Diagnóstico Familiar Comunitário Camila Müller Agostta Cáli Rosi Souza dos Anjos

2 Objetivo Geral Fortalecer o processo de construção do PDI de cada criança/adolescente através da troca de idéias entre mães, mães substitutas e equipe técnica, bem como, melhorar os serviços oferecidos de forma a fortalecer a família SOS e o relacionamento desta com as famílias biológicas.

3 Objetivos Específicos
Realizar o mapeamento do perfil das famílias e das necessidades das crianças e adolescentes que vivem na Aldeia; Definir os serviços de apoio necessários ao fortalecimento da família SOS; Implementar os Planos de Desenvolvimento Individual e Familiar de acordo com o perfil definido; Atuar de forma integrada com os órgãos públicos no fortalecimento da relação família SOS x Família Biológica e possível fortalecimento desta. Formalizar sistemas de monitoramento e avaliação para mensurar avanços e resultados dos processos de desenvolvimento de crianças e jovens e da relação com as famílias biológicas.

4 Justificativa O processo de construção do Plano de Desenvolvimento Individual e avaliação das crianças e adolescentes é baseado nas cinco áreas de resultados, na detecção de habilidades, competências, potencialidades e fragilidades de cada sujeito. Quando da avaliação pelas mães sociais ou substitutas observa-se que se deve trabalhar em questões como a comunicação entre estas, em conjunto com a equipe técnica, bem como no relacionamento entre mães, crianças e adolescentes. Em outras palavras, deve-se trabalhar, em primeira instância, no fortalecimento da família SOS.

5 Justificativa Assim, este projeto se justifica por buscar primeiramente a troca de idéias entre os envolvidos no processo de forma a melhorar os serviços de apoio prestados às famílias. Depois pela personalização e maior conhecimento da realidade de cada criança/jovem presente na Aldeia e a melhor forma de ajudá-lo a crescer, além de manter presente a família biológica, verificando e trabalhando com suas potencialidades e fragilidades, para que possamos atuar junto à mãe social no desenvolvimento integral das crianças e adolescentes abrigados na Aldeia. Portanto, este projeto visa analisar a realidade de nossas crianças e adolescentes e personalizar o trabalho de forma a procurar alcançar melhores resultados nas áreas de resultado do Plano de Desenvolvimento Individual e Familiar.

6 Metodologia O projeto será desenvolvido segundo a seguinte metodologia: Pesquisa entre as mães sociais e substitutas acerca do desenvolvimento de cada criança e adolescente; Pesquisa entre os adolescentes acerca de seu próprio PDI e de seu relacionamento com as mães; Sistematização dos resultados da pesquisa; Análise acerca das respostas em reunião com a mãe social de cada casa, mãe substituta, facilitador, gestor, assistentes social e pedagógica; Definição de ações para o fortalecimento do PDI; Definição de ações para o fortalecimento familiar; Fortalecimento das relações entre família SOS x família biológica. Avaliação dos resultados obtidos durante o projeto.

7 Recursos Humanos Mães Sociais Mães substitutas Facilitador
Assistente Social Assistente Pedagógica Gestor

8 Prazos 21 de março a 02 de abril - Formulação e Respostas aos Questionários 02 de abril a 09 de abril – Sistematização 16 de abril a 30 de abril - Reuniões com mães, mães substitutas e equipe 01 de maio a 01 de novembro - Implementação das ações propostas 01 de maio a 01 de novembro - Contatos com famílias biológicas e Conselhos Tutelares 02 de novembro a 10 de novembro - Avaliação dos resultados

9 Contato Escritório Rua Dom Érico Ferrari, 160 – Parque Dom Antônio Reis Fone: Condomínio Rua Roberto Romano, 355 – Parque Dom Antônio Reis


Carregar ppt "Aldeias Infantis SOS Santa Maria"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google