A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Primeiras Reações contra a Metrópole

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Primeiras Reações contra a Metrópole"— Transcrição da apresentação:

1 As Primeiras Reações contra a Metrópole
Grupo 10 – Ação e Conquista

2 Ideias Gerais: A ação dos brasileiros contra o domínio estrangeiro, em especial o dos holandeses, deu início à formação de uma consciência nacional própria. Os colonos começaram a perceber que a pátria Portugal fazia diferença entre os portugueses nascidos em Portugal e os portugueses nascidos no Brasil. Começaram então a perceber que quanto mais a colônia produzia, mais a metrópole exigia (Relação de Exploração)

3 Exigiam a liberdade econômica e o fim do Pacto Colonial.
Primeiras Revoltas: Obs. Essas primeiras revoltas foram chamadas de revoltas nativistas ou de caráter econômico. Revolta de Beckman; Guerra dos Mascates; Guerra dos Emboabas; Revolta de Felipe dos Santos. Exigiam a liberdade econômica e o fim do Pacto Colonial.

4 Outras Revoltas: Representava o amadurecimento dos movimentos nativistas, foi denominado de revoltas coloniais e possuíam uma abrangência maior e pregavam a Independência Política. Inconfidência Mineira; Conjuração Baiana.

5 Aclamação de Amador Bueno SP - 1641
Esta foi a primeira manifestação contra Portugal. Neste ano acabou a União Ibérica e o Duque de Bragança subiu ao trono com o título de D. João IV, restaurando a dinastia portuguesa no país. * Os bandeirantes paulistas se recusaram a aceitar o novo rei português. Afinal, durante o domínio espanhol e a suspensão do tratado de Tordesilhas, os paulistas foram os que mais lucraram.

6 Resultado: Amador Bueno, bandeirante paulista, foi aclamado rei de São Paulo, mas não aceitou e, para escapar da ira da população, acabou se refugiando em uma igreja. Com a recusa, a vila de São Paulo retomou a sua normalidade após prestar o juramento de fidelidade ao novo rei D. João IV.

7

8


Carregar ppt "As Primeiras Reações contra a Metrópole"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google