A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Infraestrutura de Redes Tiago de Souza Figueiredo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Infraestrutura de Redes Tiago de Souza Figueiredo."— Transcrição da apresentação:

1 Infraestrutura de Redes Tiago de Souza Figueiredo

2 Fibra Óptica e Comprimento de onda: Fibras ópticas são fios longos e finos de vidro muito puro, com o diâmetro aproximado de um fio de cabelo humano, dispostas em feixes chamados cabos ópticos e usadas para transmitir sinais de luz ao longo de grandes distâncias

3 Se você olhar por dentro uma única fibra óptica, verá que ela possui as seguintes partes: - núcleo - minúsculo centro de vidro da fibra, no qual a luz viaja; - interface - material óptico externo que circunda o núcleo e reflete a luz de volta para ele; - capa protetora - revestimento plástico que protege a fibra de danos e umidade. Fibra Óptica e Comprimento de onda:

4 A forma da fibra óptica: Fibra Óptica e Comprimento de onda:

5 As fibras ópticas são fabricadas em dois tipos: - Fibras monomodo - Fibras multimodo Essas categorias definem a forma como a luz se propaga no interior do núcleo. Fibra Óptica e Comprimento de onda:

6 Multimodo: Nas fibras multimodo a luz é conduzida em vários modos de propagação, ou seja, a luz percorre o interior da fibra óptica por diversos caminhos. As dimensões mais comuns são as fibras com núcleo de 50μm e 62,5μm, ambas com 125μm de casca. Fibra Óptica e Comprimento de onda:

7 Monomodo: Nas fibras monomodo, a luz possui apenas um modo de propagação, ou seja, a luz percorre interior do núcleo por apenas um caminho. As dimensões do núcleo variam entre 8μm a 10μm, e a casca com 125μm. A fibra monomodo mais utilizada é a de 9μm. Fibra Óptica e Comprimento de onda:

8 Vantagens e desvantagens: Fibra Óptica e Comprimento de onda:

9 Vantagens e desvantagens: Fibra Óptica e Comprimento de onda:

10 Como uma fibra óptica transmite luz? Imagine que você queira enviar o facho de luz de uma lanterna através de um longo corredor reto. Basta apontá-lo diretamente na direção do corredor: a luz viaja em linha reta, então isso não é um problema. Mas e se o corredor virar à esquerda ou à direita? Você poderia colocar um espelho na curva para refletir o facho de luz e dobrar a esquina. Mas e se o corredor for muito sinuoso, com múltiplas mudanças de direção? Poderia revestir as paredes com espelhos e ajustar o ângulo do facho de modo que ele refletisse de um lado para outro ao longo do corredor. Isso é exatamente o que acontece em uma fibra óptica. Fibra Óptica e Comprimento de onda:

11 Transmissão da Luz: Fibra Óptica e Comprimento de onda:

12 Vantagens das fibras ópticas Por que os sistemas de fibra óptica estão revolucionando as telecomunicações? Comparadas ao fio metálico convencional (de cobre), as fibras ópticas são: mais baratas - muitos quilômetros de cabo óptico podem ser fabricados com custo menor que o comprimento equivalente de fio de cobre. Isso economiza o dinheiro de seu provedor (de TV a cabo ou Internet) e o seu também; mais finas - as fibras ópticas podem ser estiradas com diâmetros menores do que um fio de cobre; Fibra Óptica e Comprimento de onda:

13 maior capacidade de transmissão - como as fibras ópticas são mais finas do que os fios de cobre, mais fibras do que fios de cobre podem ser colocadas juntas em um cabo de determinado diâmetro. Isso permite que mais linhas telefônicas passem pelo mesmo cabo ou que mais canais sejam transmitidos através do cabo para seu aparelho de TV a cabo; menor degradação do sinal - a perda de sinal em uma fibra óptica é menor do que em um fio de cobre; Fibra Óptica e Comprimento de onda:

14 sinais luminosos - ao contrário do que ocorre com os sinais elétricos nos fios de cobre, os sinais luminosos não interferem com os de outras fibras ópticas contidas no mesmo cabo. Isso significa conversações ao telefone ou recepção de TV mais nítidas; menor consumo de energia - como os sinais nas fibras ópticas se degradam menos, podem ser usados transmissores de menor potência em vez dos transmissores elétricos de alta voltagem necessários para os fios de cobre. Mais uma vez, isso economiza dinheiro para seu provedor e para você; Fibra Óptica e Comprimento de onda:

15 sinais digitais - as fibras ópticas são teoricamente adequadas para a transmissão de informação digital, o que é especialmente útil nas redes de computadores; não inflamáveis - como não há eletricidade circulando através das fibras ópticas, elas não geram risco de incêndio; leves - um cabo óptico pesa menos que um cabo de fios de cobre comparável. Os cabos de fibra óptica ocupam menos espaço no solo; Fibra Óptica e Comprimento de onda:

16 flexíveis - como as fibras ópticas são tão flexíveis e podem transmitir e receber luz, elas são usadas em muitas câmeras digitais flexíveis para as seguintes finalidades: geração de imagens médicas - em broncoscópios, endoscópios, laparoscópios; geração de imagens mecânicas - na inspeção mecânica de soldas em tubos e motores (em aviões, foguetes, ônibus espaciais, carros); encanamentos - para inspecionar linhas de esgoto. Fibra Óptica e Comprimento de onda:

17 Fusão em fibra óptica: Fibra Óptica e Comprimento de onda:

18 Fusão em fibra óptica: Fibra Óptica e Comprimento de onda:

19 Fusão em fibra óptica: Fibra Óptica e Comprimento de onda:

20 Comprimento de onda Em física, comprimento de onda é a distância entre valores repetidos num padrão de onda. É usualmente representado pela letra grega lambda (λ). Em uma onda senoidal, o comprimento de onda é a distância entre picos (ou máximos) Fibra Óptica e Comprimento de onda:

21 λ = comprimento de onda de uma onda sonora ou eletromagnética; c = velocidade da luz no vácuo = 299.792,458 km/s ~ 300.000 km/s = 300.000.000 m/s f = frequência da onda 1/s = Hz. Fibra Óptica e Comprimento de onda:

22

23 Dúvidas?


Carregar ppt "Infraestrutura de Redes Tiago de Souza Figueiredo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google