A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Texto: Poder e política Autor: Robbins

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Texto: Poder e política Autor: Robbins"— Transcrição da apresentação:

1 Texto: Poder e política Autor: Robbins

2 O que é poder? “É a capacidade que A tem de influenciar o comportamento de B, de maneira que B aja de acordo com a vontade de A”. Pode existir mas não ser exercido. Aspecto mais importante: dependência. Quanto maior a dependência de B em relação a A, maior o poder de A nesse relacionamento. Uma pessoa só pode ter poder sobre você se ela controla algo que você deseja.

3 As bases do poder De onde emana o poder?
Poder formal: baseia-se na posição que o indivíduo ocupa na organização. Pode ser: A) Poder coercitivo: medo. Ex.: demissão. B) Poder de recompensa: benefício. Ex.: aumento de salário. C) Poder legítimo: poder que a pessoa tem para usar e controlar os recursos da organização. É mais amplo que os dois anteriores, porque pressupõe a aceitação da autoridade. D) Poder de informação: emana do acesso e do controle de informações.

4 Poder pessoal: poder que emana das características individuais. Bases:
A) Poder de talento: influência proveniente do talento. B) Poder de referência: a base é a identificação com uma pessoa que possua recursos ou traços pessoais desejáveis. C) Poder carismático: é uma extensão do poder de referência que emana da personalidade e do estilo de uma pessoa.

5 Dependência: a chave para o poder
Quanto maior a dependência de B em relação a A, maior o poder de A sobre B. A dependência é inversamente proporcional às fontes alternativas de suprimento. Isto significa que preciso ter algo que as outras pessoas não tenham para exercer poder sobre elas. Segundo Robbins, “A dependência aumenta quando o recurso controlado é importante, escasso e não substituível”.

6 Táticas de poder Legitimidade: baseia-se na posição ou no fato de estar de acordo com as políticas. Persuasão racional: apresenta argumentos lógicos. Apelo inspirativo: desenvolve-se por meio do apelo a valores, necessidades, esperanças e aspirações. Consulta: envolvimento na decisão.

7 Troca: recompensa com benefícios ou favores.
Apelos pessoais: pedir apoio com base em amizade ou lealdade. Insinuação: usar elogios e ter um comportamento amigável antes de fazer pedidos. Pressão: avisar, ameaçar e repetir solicitações. Coalizão: conseguir ajuda de outros para persuadir o alvo.


Carregar ppt "Texto: Poder e política Autor: Robbins"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google