A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ad – direção para, tendência para;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ad – direção para, tendência para;"— Transcrição da apresentação:

1 ad – direção para, tendência para;
Administração Origem ad – direção para, tendência para; minister – subordinação ou obediência Aquele que realiza uma função abaixo do comando de outro, isto é, aquele que presta serviço a outro

2 “Realizar coisas por intermédio das pessoas”
Administração “Realizar coisas por intermédio das pessoas” “Processo pelo qual um grupo de pessoas dirige as ações de outras no sentido de alcançar objetivos comuns” “Atividades empreendidas por uma ou mais pessoas no sentido de coordenar atividades de outras para perseguir fins que não podem ser alcançados por uma pessoa só” Alexandre Teixeira

3 PROCESSO Significa uma seqüência de funções que se sucedem, uma maneira sistemática de fazer as coisas. Alexandre Teixeira

4 Sistema de Recursos ORGANIZAÇÃO OBJETIVOS Humanos Financeiros
Materiais Tecnológicos Informacionais ORGANIZAÇÃO OBJETIVOS Alexandre Teixeira

5 Presidente Diretores Gerentes Supervisores de Primeira Linha
Funcionários Nível Institucional Intermediário Operacional Administração Operação Execução Alexandre Teixeira

6 Nível Atuação Abrangência Amplitude de Tempo
Global, envolvendo toda a organização Institucional Estratégico Longo Prazo Parcial, envolvendo uma unidade Intermediário Tático Médio Prazo Específico, envolvendo determinada operação ou tarefa Curto Prazo Operacional Operacional Alexandre Teixeira

7 HABILIDADES DO ADMINISTRADOR
(Katz) TÉCNICAS Capacidade de execução de trabalhos. Capacidade e facilidade para lidar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos. HUMANAS Capacidade de lidar com teorias e idéias abstratas, contextualizar e compreender a complexidade da organização como um todo. CONCEITUAIS Alexandre Teixeira

8 Níveis Administrativos e Habilidades Necessárias
Alta Direção Conceituais Institucional Gerência Humanas Intermediário Operacional Supervisão Técnicas Alexandre Teixeira

9 As Competências do Administrador
Conhecimento Know-how. Informação. Atualização profissional. Atitude Comportamento ativo e pro-ativo. Ênfase na ação e no fazer acontecer. Espírito empreendedor. Liderança. Perspectiva Maneira prática de aplicar o conhecimento na solução de problemas e situações. As Competências do Administrador Alexandre Teixeira

10 + = Habilidades Conceituais Humanas Técnicas Sucesso Profissional
Conhecimento Perspectiva Atitude + = Alexandre Teixeira

11 HABILIDADES DE LIDERANÇA: Orientar, treinar, motivar.
(MINTZBERG) DE LIDERANÇA: Orientar, treinar, motivar. DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS: Resolver distúrbios entre pessoas. DE PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES: Expressar idéias, falar oficialmente pela empresa (comunicação). TOMAR DECISÕES EM CONDIÇÕES DE AMBIGÜIDADE: Decisões em situações incertas com poucas informações. DE ALOCAÇÃO DE RECURSOS: Lidar com recursos limitados e necessidades que concorrem entre si. DE EMPREENDEDOR: Buscar oportunidades e implementar mudanças. DE INTROSPECÇÃO: Reflexão e auto-análise, aprender com a própria experiência. Alexandre Teixeira

12 Eficiência X Eficácia Eficiência Eficácia Fazer corretamente as coisas
Preocupar-se com os meios Enfatizar métodos e procedimentos Cumprir os regulamentos internos Saber batalhar Jogar futebol com arte Eficiência Fazer as coisas necessárias Preocupar-se com os fins Enfatizar objetivos e resultados Agregar valor e riqueza à organização Ganhar a guerra Ganhar a partida de futebol Eficácia proporciona menor custo Alexandre Teixeira

13 Os Dez Papéis do Administrador
(MINTZBERG) Categoria Papel Atividade Interpessoal interação Representação Assume deveres cerimoniais e simbólicos, representa a organização, assina documentos legais. Liderança Dirige e motiva pessoas, treina, aconselha, orienta e se comunica com os subordinados. Ligação Mantém redes de contatos dentro e fora da organização, usa , telefone e faz reuniões. Alexandre Teixeira

14 Os Dez Papéis do Administrador
Categoria Papel Atividade Informacional processamento e troca de informação Monitoração Procura informação, lê revistas e relatórios, mantém contatos pessoais. Disseminação Envia informação para os membros de outras organizações e para subordinados, envia relatórios, ’s, faz telefonemas e contatos. Porta-voz Transmite informações para pessoas de fora da organização, através de conversas, comunicados e relatórios. Alexandre Teixeira

15 Os Dez Papéis do Administrador
Categoria Papel Atividade Decisória tomada de decisão Empreende Inicia projetos, identifica novas idéias, assume riscos, delega responsabilidades. Resolve conflitos Toma ação corretiva em disputas ou crises, resolve conflitos entre subordinados, adapta o grupo a período de crises e a mudanças. Alocação de Recursos Decide a quem atribuir recursos. Programa, orça e estabelece prioridades. Negociação Representa os interesses da organização em negociações com sindicatos, em vendas, compras ou financiamentos. Alexandre Teixeira


Carregar ppt "ad – direção para, tendência para;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google