A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arcadismo ou Neoclassicismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arcadismo ou Neoclassicismo"— Transcrição da apresentação:

1 Arcadismo ou Neoclassicismo
Período Histórico: século XVIII Local: Europa ( Portugal – Brasil) Também conhecido por Setecentismo (dos anos 1700 )

2 Objetivo do Movimento Traduzir a busca do natural e do simples com a adoção de esquemas rítmicos mais graciosos. Retratar a crítica da burguesia culta aos abusos da nobreza e do clero. A busca do campo pela arte é uma forma de resgate de um bem perdido pelo surgimento das cidades. Justifica-se como principal característica o bucolismo, elevando a vida despreocupada e idealizada nos campos. O mito do homem natural: bom selvagem O poeta ( herói ) representa certa oposição aos abusos de juízes, políticos e clero. Essa politização do movimento apresenta-se também através dos poetas árcades que eram participantes da Conjuração Mineira.

3 Referências históricas
Século das Luzes propaga a ciência, o saber, o progresso e a crença de que o bem-estar coletivo só pode advir da razão. Influência da teoria de Rousseau do bom selvagem (origem do nativismo) Influência de Horácio com "Fugere urbem" (fugir da cidade). Revolução Industrial, urbanização e independência dos Estados Unidos em 1776.

4 Movimentos de revolta em muitas colônias da América Latina como a Inconfidência Mineira.
No Brasil: mineração, Inconfidência, poetas árcades e Aleijadinho. Transferência do centro econômico do Nordeste para Rio de Janeiro e Minas Gerais, em particular Vila Rica.

5 Como podemos reconhecer os textos Árcades?
Pelos poemas: De literatura simples, opondo-se aos exageros e rebuscamentos do Barroco. Os temas também são simples e comuns aos seres humanos: amor, morte, casamento, solidão. As situações mais frequentes apresentam um pastor abandonado pela amada, triste e queixoso.

6 Qual é a referência dos Poetas Árcades?
Volta aos modelos clássicos greco-latinos da Antiguidade e aos renascentistas. Acreditavam ser a arte uma cópia da natureza, refletida através da tradição clássica. Fazem uso da mitologia pagã, exceto os textos de Basílio da Gama e Santa Rita Durão, Fazem uso de frases latinas.


Carregar ppt "Arcadismo ou Neoclassicismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google