A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia."— Transcrição da apresentação:

1 1. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia (Neocolonialismo) e América (Imperialismo). Causas e justificativas: Busca de matéria-prima. Conquista de mercados-consumidores. Acomodação de excedentes populacionais (secundário). Estruturação de bases estratégicas (neutralizando a concorrência).

2 2. Diferenças: COLONIALISMO NEOCOLONIALISMO Séc XV - XVIII Séc XIX América África e Ásia Mercantilismo estatal Monopólios capitalistas apoiados pelo Estado. Monopólio comercial Exportação de capitais Expansão da fé cristã “Missão civilizadora” Capitalismo comercial Capitalismo financeiro ou monopolista

3 A ÁFRICA E O NEOCOLONIALISMO:

4 A ÁSIA E O NEOCOLONIALISMO:

5 3. A Revolução Industrial foi o principal motivador desse processo histórico, pois levou as potências industriais à busca de novos mercados consumidores, além da necessidade de suprirem suas fábricas com matérias-primas cada vez mais baratas. O sistema econômico dominante , no período do Neocolonialismo foi a Ideologia Liberal. 4. Indica o sentimento de pertencer a uma nação. É portanto , uma ideologia que visa a legitimar o poder do Estado nacional. Assim as pessoas passaram a se sentir parte de um grupo mais amplo, na qual havia um sentimento de fidelidade mútua.

6 5. Alemanha: Bismarck tinha a convicção de que a unificação era necessário para o pleno desenvolvimento do país. Para isso Bismarck declarou guerra à Áustria, vencendo-a. Essa demonstração de força desagradou à França, até então maior potência continental, gerando um novo conflito (guerra franco-prussiana). Novamente Bismarck saiu vitorioso e, em 1871 conseguiu, consolidar a unificação alemã. Nascia o II Reich, sob a regência do rei Guilherme da Prússia, mas, na prática, comandado por Bismarck, o “chanceler de ferro”. . Itália: ocorreu um ano antes da Alemanha. Envolveu questão de interesses econômicos. Disputa entre as regiões. As guerras foram fundamentais para o processo de unificação.

7 6. Doutrina Monroe: fundamentada na idéia de que os Estados Unidos tinham o direito e o dever de promover a “civilização” na América. Big Stick: política do “grande porrete”: “fale macio e leve um porrete; assim irá longe”. Essa política é caracterizada pela intervenção militar. Foi colocada em prática em Cuba ( Emenda Platt) e no Panamá: controle perpétuo do Canal do Panamá.

8 Conseqüências do Neocolonialismo:
Desestruturação de sistemas produtivos locais. Fome endêmica, miséria crônica. Submissão econômica das regiões dominadas. Agravamento de conflitos regionais. Desenvolvimento de nações industrializadas. Disputas imperialistas. I Guerra Mundial


Carregar ppt "1. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google