A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

10 Entre o bem e o mal Capítulo Capítulo 10 – Entre o bem e o mal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "10 Entre o bem e o mal Capítulo Capítulo 10 – Entre o bem e o mal"— Transcrição da apresentação:

1 10 Entre o bem e o mal Capítulo Capítulo 10 – Entre o bem e o mal
FILOSOFAR COM TEXTOS: TEMAS E HISTÓRIA DA FILOSOFIA Capítulo 10 – Entre o bem e o mal

2 A construção do sujeito ético
A noção de moralidade ou de ser moral está intimamente ligada ao reconhecimento do outro como um sujeito (outro-eu); a moral é adquirida pelos indivíduos num processo de construção do sujeito ético. A constituição do sujeito ético nos conduz à ideia de autonomia e heteronomia. O sujeito autônomo age e decide por si mesmo. O sujeito heterônomo tem seu comportamento regulado pelo exterior.

3 A construção do sujeito ético
O que nos faz um sujeito ético: a possibilidade de ser flagrado pelos outros ou a introjeção em nós da moralidade, de uma convicção pessoal? A primeira alternativa revela um comportamento pouco amadurecido ou infantil porque, como a criança, age-se para evitar a punição ou receber a recompensa. O sujeito moral está aberto à intersubjetividade.

4 A construção do sujeito ético
Para uma distinção entre moral e ética, podemos dizer que: A moral é o conjunto de regras socialmente aceitas a respeito do bem e do mal em determinada época e lugar. A ética é uma reflexão sobre os princípios que fundamentam a vida moral. Enquanto a moral responde pelo fazer concreto, a ética pergunta sobre o que é o bem e o que é o mal. Pode-se dizer que há um caráter histórico da moral e que, a partir da segunda metade do século XX, ela tem variado de forma mais acelerada.

5 A construção do sujeito ético
Escultura da série Virtudes e vícios, de Hans Walther, para o mercado da cidade de Erfurt, na Alemanha. O comportamento humano é resultado da “equação” entre dever e liberdade. Jürgen Raible/Album/akg-images/Latinstock Ao conjunto de valores e regras já existentes, quando nascemos, damos o nome de moral constituída. Contudo, os indivíduos possuem liberdade e, por isso, a moral constituída precisará passar sempre pela aceitação consciente das pessoas. A vida moral exige a aceitação da tensão entre o dever e a liberdade. A ideia de virtude decorre da disposição e da coragem para querer o bem, não como ato ocasional, mas pela repetição do agir moral.

6 Liberdade e determinismo
Podemos distinguir três concepções de liberdade. A liberdade como vontade ou livre-arbítrio remonta a Aristóteles, ganha força nas discussões dos primeiros teólogos como Agostinho e influencia a filosofia moderna. O determinismo enfatiza a necessidade e, portanto, a ausência da liberdade; parte da ideia de que determinada causa gera um efeito necessário; em ciências humanas, tem como referência o positivismo de Comte. A liberdade situada é a concepção que afirma ao mesmo tempo a determinação e a liberdade, ou seja, há situações que não escolhemos, mas é sempre possível uma ação sobre elas.

7 A ética aplicada O impacto dos acontecimentos históricos do século XX (guerras, genocídios, totalitarismos) influenciou decisivamente as discussões éticas e morais. Podemos salientar, ainda, o papel das reivindicações de minorias excluídas socialmente e os avanços proporcionados pela tecnologia e a decisão de aplicá-la. A degradação do ambiente, a pobreza, a injustiça social e a exploração do trabalho também estimulam o debate público.

8 A ética aplicada A ideia de uma ética aplicada se consolida como ramo contemporâneo da filosofia que busca a justificação racional para problemas práticos postos pelos novos tempos. Por isso é uma disciplina que exige o diálogo multidisciplinar com os mais diversos profissionais. A ética aplicada traz consigo a noção de ética da responsabilidade e o princípio da precaução. Seus principais campos são: bioética, ética ambiental (ecoética) e ética dos negócios.

9 A ética aplicada A bioética se expandiu a partir de questões postas pelos avanços da engenharia genética. Os conflitos de valores levaram à criação de comitês de bioética. Os principais temas: relação médico/paciente, técnicas de procriação, envelhecimento e morte. A ética ambiental se ocupa das relações do ser humano com a natureza, a fim de garantir sua sustentabilidade (capacidade de prover as necessidades atuais sem esgotar os recursos para o futuro). Também é assunto da ecoética a má distribuição de renda e suas nefastas consequências sociais. A ética dos negócios trata da responsabilidade social das empresas, quando visam a conciliar lucro e ganhos sociais: compromisso com funcionários, consumidores, concorrentes, órgãos governamentais, comunidade e meio ambiente.

10 A ética aplicada Erich Lessing/Album/Latinstock A guerra, tríptico de Otto Dix, artista veterano da Primeira Guerra Mundial. Os conflitos mundiais do século XX provocaram grandes mudanças em todas as áreas do conhecimento humano. Na filosofia, sua influência se deu principalmente nas reflexões sobre moral e ética.

11 Elaboração: Maria Lúcia de Arruda Aranha e Renato dos Santos Belo
ANOTAÇÕES EM AULA Coordenação editorial: Maria Raquel Apolinário, Eduardo Augusto Guimarães e Ana Cláudia Fernandes Elaboração: Maria Lúcia de Arruda Aranha e Renato dos Santos Belo Edição de texto: Samir Thomaz Preparação de texto: José Carlos de Castro Coordenação de produção: Maria José Tanbellini Iconografia: Camila D'Angelo, Marcia Mendonça, Angelita Cardoso e Denise Durand Kremer  EDITORA MODERNA Diretoria de Tecnologia Educacional Editora executiva: Kelly Mayumi Ishida Coordenadora editorial: Ivonete Lucirio Editoras: Jaqueline Ogliari e Natália Peixoto Assistentes editoriais: Ciça Japiassu Reis e Renata Michelin Editor de arte: Fabio Ventura Editor assistente de arte: Eduardo Bertolini Assistentes de arte: Ana Maria Totaro, Camila Castro, Guilherme Kroll e Valdeí Prazeres Revisores: Diego Rezende e Ramiro Morais Torres © Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei de 19 de fevereiro de 1998. Todos os direitos reservados. Rua Padre Adelino, 758 – Belenzinho São Paulo – SP – Brasil – CEP: Vendas e atendimento: Tel. (0__11) Fax (0__11) 2012 FILOSOFAR COM TEXTOS: TEMAS E HISTÓRIA DA FILOSOFIA


Carregar ppt "10 Entre o bem e o mal Capítulo Capítulo 10 – Entre o bem e o mal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google