A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLIMA NO BRASIL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLIMA NO BRASIL."— Transcrição da apresentação:

1 CLIMA NO BRASIL

2 → O Tempo e o Clima Tempo: variações constantes das condições atmosféricas. Configura-se como: ensolarado, chuvoso, nebuloso, etc. Importância do tempo: transportes (aéreo, rodoviário, naval, etc.), lazer, esportes, construção civil, etc.

3 Clima: é a constante das condições atmosféricas em uma determinada região; Não se altera e é formado por um conjunto de “tempos” atmosféricos desta determinada região. Importância do clima: construção civil, agropecuária, construção de hidrelétricas, obras de saneamento básico, etc.

4 → Fatores e Elementos Climáticos
Elementos: fazem parte do clima Temperatura (ºC) Umidade (%) – relativa e absoluta Pressão atmosférica (atm) – quanto menor a pressão, em geral, menores serão as temperaturas.

5 Fatores: A ocorrência de um determinado tipo de clima em região depende fundamentalmente dos condicionantes ambientais que irão influencia-lo; São eles: Latitude (+ importante); Altitude (único fator capaz de eliminar a latitude); Relevo; Maritimidade / Correntes Marítimas; Continentalidade (somente encontrada em áreas de elevadas latitudes); Massas de Ar.

6

7 → Massas de ar Porções de ar, de grandes dimensões, que possuem características internas homogêneas de temperatura, pressão e umidade; Sempre se deslocam de zonas de alta pressão para zonas de baixas pressão; Alteram as condições do tempo e do clima nas regiões que atingem; Diferenciam-se de acordo com suas áreas de formação: oceânica – mais úmidas, continentais – mais secas; Dividem-se em: Equatoriais (baixa pressão, altas temperaturas e elevada umidade, formam-se em regiões de baixas latitudes);

8 Tropicais: média pressão, altas temperaturas e elevada umidade, formam-se em regiões de médias latitudes (próximo aos trópicos); Polares: alta pressão; baixas temperaturas e umidade, formam-se em regiões de altas latitudes (próximo aos pólos).

9 → Massas de Ar

10 Mpa: Massa Polar Atlântica
Área de formação: Atlântico Sul Área de atuação: Região Sul, SP, sul de MG e MS, litoral e oeste do Brasil; Período de ocorrência: inverno Características: fria e úmida

11 Mta: Massa Tropical Atlântica
Área de Formação: litoral centro sul do Brasil; Área de Atuação: litoral sul e sudeste do Brasil e interior da região Sudeste; Período de ocorrência: verão; Características: quente e úmido;

12 Mea: Massa Equatorial Atlântica
Área de Formação: Região equatorial do Atlântico; Área de Atuação: litoral norte (AP – RN); Período de Ocorrência: verão; Características: quente e úmida.

13 Mec: Massa Equatorial Continental
Área de formação: Amazônia central; Área de atuação: regiões norte e centro oeste; oeste das regiões Nordeste e Sudeste; Período de ocorrência: verão; Características: quente e úmida.

14 Mtc: Massa Tropical Continental
Área de Formação: Chaco; Área de Atuação: regiões centro oeste e sudeste; Período de Ocorrência: verão; Características: quente e seca.


Carregar ppt "CLIMA NO BRASIL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google