A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE-RS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS E AMBIENTAIS DCG Tópicos Especiais - Métodos Químicos Aplicados Identificação de Substâncias Químicas Prof.: Arci Dirceu Wastowski

2 Identificação de Substâncias Químicas
Rótulos

3 1) CAS O número CAS é um registro formulado pela American Chemical Society(ACS) para caracterizar um determinado produto químico (O CAS-Chemical Abstracts Service) é um departamento da ACS, que se encarrega de registrar as substâncias químicas). É composto por nove dígitos, dividido em três partes: NNNNNN – NN – N. A primeira composta por até 6 números, a segunda por dois número e a terceira por um número que é o dígito de controle. Cada registro define uma única substância e não tem correlação com as características químicas. Temos CAS para substâncias simples como para misturas como as de hidrocarbonetos.

4 1a) SUBSTÂNCIAS SIMPLES
Acetato de Etila Benzeno Tolueno Tetrahidrofurano Água 1.b) MISTURAS Gasolina Querosene Querosene de aviação A sílica tem várias formas tanto amorfa como cristalina e cada uma delas tem o seu CAS Sílica Amorfa: Terra Diatomácea(não calcinada) Sílica precipitada e Sílica Gel Sílica Fumos Sílica Fundida Sílica Cristalina: Cristobalita Quartzo Trípoli

5 Diagrama de Hommel O Diagrama de Hommel ou Diamante do Perigo possui sinais de fácil reconhecimento e entendimento do grau de periculosidade das substâncias. Seus campos são preenchidos conforme descrito abaixo: O Diagrama de Hommel é uma forma de simbologia da NFPA (National Fire Protection Association), dos Estados Unidos da América (NFPA 704M). Nesta simbologia, cada losango expressa um tipo de risco em um grau que varia de 0 a 4, em função de 4 cores. Quando utilizada em produtos químicos, ela é considerada muito útil, pois permite de relance ter uma idéia sobre o risco da substância em situações de emergência.

6 Rótulos – Diagrama de Hommel ou Diamante do Perigo
Inflamabilidade 4 - Abaixo de 23ºC 3 - Abaixo de 38ºC 2 - Abaixo de 93ºC 1 - Acima de 93ºC 0 - Não queima Reatividade 4 - Pode explodir 3 - Pode explodir com choque mecânico ou calor 2 - Reação química violenta 1 - Instável se aquecido 0 - Estável Riscos à Saúde 4 - Letal 3 - Muito Perigoso 2 - Perigoso 1 - Risco Leve 0 - Material Normal Riscos Específicos OX - Oxidante ACID - Ácido ALK - Álcali (Base) COR - Corrosivo W - Não misture com água Diagrama de Hommel – indica grau de periculosidade dos produtos 6

7

8

9

10 O NÚMERO ONU Organização das Nações Unidas
O NÚMERO ONU é o número que identifica o produto ou misturas de produtos ou diferentes Composições. Produtos: Benzeno Tolueno Acetaldeído Misturas: Gasolina Querosene GLP Como exemplo podemos citar o Percloroetileno Número ONU 1897 Número CAS – Número de Risco 6.1 Classificação NFPA-49 (2 – 0 – 0)-Diagrama de Hommel Formula molecular: C2Cl4 Fórmula estrutural: Cl2 C = C Cl2 Peso molecular 165,8 Sinônimos: Percloroeteno, Tetracloroetileno, 1,1,2,2 Tetracloroetileno, Dicloreto de Carbono, Tetracloroeteno, PER, Percleno, Perk, Percosolve, Persec,Tetralex, Tetravec, Tetropil, Tetraleno e outros.

11 NBR 7500–Identificação para o transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento de produtos .

12 Os produtos perigosos são classificados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em nove classes de riscos e respectivas subclasses, conforme apresentado na Tabela 1.

13

14

15 SINALIZAÇÃO ESPECÍFICA PARA PRODUTOS PERIGOSOS
Área de proteção de Manancial Área de preservação de Fauna e Flora

16

17 Sinalização do Veículo:
Os veículos que transportam produtos perigosos deverão estar identificados pelos rótulos de riscos e painéis de segurança, com a finalidade de: a) Tornar tais produtos facilmente reconhecíveis à distância; b) Permitir a identificação rápida dos riscos que apresentam durante o transporte. NÚMEROS DE RISCO: Os números que indicam o tipo e a intensidade do risco de determinada carga são formados por dois ou três algarismos. A importância do risco é registrada da esquerda para a direita.

18

19 Os números que indicam o tipo e a intensidade do risco de determinada carga são formados por dois ou três algarismos.

20

21

22


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google