A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arquitetura de Máquinas de Busca

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arquitetura de Máquinas de Busca"— Transcrição da apresentação:

1 Arquitetura de Máquinas de Busca
Prof. Marcus Silva

2 O que é Máquina de Busca?

3 Máquina de Busca “Um motor de busca, motor de pesquisa ou máquina de busca é um sistema de software projetado para encontrar informações armazenadas em um sistema computacional a partir de palavras-chave indicadas pelo utilizador, reduzindo o tempo necessário para encontrar informações”.

4 Como funciona uma Máquina de Busca?

5 Arquitetura da Máquina de Busca

6 Histórico, ou como eu gosto de pensar: “a vida antes do Google!”

7 Histórico A primeira ferramenta utilizada para busca na Internet foi o Archie (da palavra em Inglês, "archive" sem a letra "v"). Foi criado em 1990 por Alan Emtage, um estudante da McGill University em Montreal. O programa baixava as listas de diretório de todos arquivos localizados em sites públicos de FTP (File Transfer Protocol) anônimos, criando uma base de dados que permitia busca por nome de arquivos.

8 Histórico Enquanto o Archie indexava arquivos de computador, o Gopher indexava documentos de texto. Ele foi criado em 1991, por Mark McCahill da University of Minnesota.

9 Histórico Desde então, as buscas evoluíram e em 1993, Matthew Gray, criou Wandex, o primeiro sistema de busca que indexava e também buscava no índice da web pages. Coletava e armazenava em um banco de dados, bem como utilizava uma interface de pesquisa.

10 Histórico Em 1993, Martijn Koster criava Aliweb (Archie-Like Indexing Web). Aliweb permitiu que os usuários enviassem suas próprias páginas a serem indexadas. Excite foi introduzido em 1993 por seis estudantes da Universidade de Stanford. Usou-se análise estatística de relações de palavra para auxiliar no processo de busca.

11 Histórico EINet Galaxy (Galáxia) foi criada em 1994 como parte do Consórcio de Pesquisa MCC na Universidade do Texas, em Austin. Yahoo foi fundado por David Filo e Jerry Yang, formandos da Universidade de Stanford em janeiro de 1994 e incorporado no dia 2 de março de 1995.

12 Histórico Brian Pinkerton, da Universidade de Washington lançou WebCrawler em 20 de Abril de Ele foi o primeiro rastreador que indexava páginas inteiras. Foi o primeiro motor de pesquisa de texto completo na Internet, todo o texto de cada página foi indexada pela primeira vez.

13 Histórico Lycos foi contruido na Carnegie Mellon University em torno de Julho de Michael Mauldin era responsável por este site de busca e continua a ser o cientista chefe no Lycos Inc.

14 Histórico O site de busca Infoseek entrou em operação em Ele realmente não traz nada de novo à cena do motor de busca. É agora propriedade da Walt Disney Internet Group e o domínio encaminha para Go.com.

15 Histórico Alta Vista também começou em Foi o primeiro motor de pesquisa que usava linguagem natural e avançadas técnicas de busca. Ela também fornece uma pesquisa de multimídia para fotos, músicas e vídeos.

16 Histórico Looksmart foi fundada em Esse site de busca competiu com o site de busca do Yahoo!. A corporação Inktomi surgiu em 20 de Maio de 1996 com o seu motor de busca Hotbot.

17 O que nos leva ao...

18 Histórico Google foi lançada em 1997 por Sergey Brin e Larry Page, como parte de um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford. Ele usa as ligações de entrada para classificar sites. Atualmente, o Google hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na internet e gera lucro principalmente através da publicidade pelo AdWords.

19 E mais recentemente...

20 Histórico Bing é o nome do novo buscador da internet lançado pela Microsoft em 28 de maio de 2009, na feira de tecnologia All Things Digital. Ao contrário do Google, o novo buscador não mostra os resultados de acordo com sua popularidade, mas organiza os links de acordo com a relevância.

21 Quais são os Tipos de Máquinas de Busca?

22 Buscadores Globais São buscadores que pesquisam todos os documentos na rede e a apresentação do resultado de acordo com o seu algoritmo de relevância.

23 Buscadores Verticais São buscadores que realizam pesquisas "especializadas" em bases de dados próprias de acordo com suas propensões.

24 Guias Locais São buscadores exclusivamente locais ou regionais. As informações se referem a endereços de empresas ou prestadores de serviços.

25 Por que isso é importante?

26

27

28

29

30 Google books

31 Google Earth

32

33

34

35

36 É importante agora?


Carregar ppt "Arquitetura de Máquinas de Busca"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google