A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 3: QUAIS AS “CARACTERÍSTICAS” DE DEUS?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 3: QUAIS AS “CARACTERÍSTICAS” DE DEUS?"— Transcrição da apresentação:

1 AULA 3: QUAIS AS “CARACTERÍSTICAS” DE DEUS?
DOUTRINA DE DEUS AULA 3: QUAIS AS “CARACTERÍSTICAS” DE DEUS?

2 AULA PASSADA: O PROBLEMA DO MAL
O que é o mal? O mal não é uma coisa ou substância, antes é a falta ou a privação de algo bom que Deus fez. O mal é a corrupção das substâncias boas que Deus criou e não uma criação Dele. Porque Deus na Sua Onipotência não Destrói o Mal? Deus não pode destruir literalmente todo o mal sem aniquilar o livre-arbítrio. A única maneira de destruir o mal seria destruindo o bem do livre-arbítrio. Porém todos os acontecimentos e fatos, sejam eles bons ou maus, estão colaborando através do plano de Deus, para que em breve Deus derrote o mal preservando o livre-arbítrio. Deus permite o mal e o utiliza para fins bons, e Deus permite o mal para produzir um bem maior. Por isso, vivemos pela fé e sempre na esperança.

3 AULA PASSADA: PORQUE DEUS CRIOU
Claro que Deus tem propósitos de amor e redenção para com a humanidade que Ele criou, mas a melhor explicação que coloca Deus no centro desta questão é que Ele criou pois é em sua essência Criador, ou seja DEUS QUERIA SER PAI. Essa era a Sua vontade, o Seu desejo, o Seu propósito.

4  Os atributos de Deus, portanto são aquelas características essenciais, permanentes e distintivas, inseparáveis de sua natureza e que condicionam Seu caráter.” A palavra atributo vem do latim atributum, que significa o que é próprio a uma pessoa. •    Atributos naturais ou incomunicáveis: Os atributos naturais de Deus são todos aqueles que pertencem á sua existência, eles são incomunicáveis, pois não transferem esses atributos a ninguém, esses atributos pertencem somente a Deus. Ex. Eternidade, Auto-existência, Imutabilidade, Onipotência, Onisciência, Onipresença e etc. 

5 •    Atributos morais ou comunicáveis: {do latim atributum, o que é próprio a uma pessoa ou coisa + mores, costumes} Qualidades do caráter de Deus que o tornam o conhecidos como um Ser Justo, Santo, bom, benigno, reto, verdadeiro e etc. Esses atributos são comunicáveis pois ele transmite aos seus filhos essas qualidades. 

6  - ONIPRESENÇA: não significa que Deus está “distribuído” por todo o mundo como ar, ou que Ele está dentro de tudo; mas sim que para Ele não há espaço e nem tempo para atuação e alcance. ONISCIÊNCIA: não há nada que surpreenda a Deus ou que Ele não saiba explicar. A presciência de Deus não anula a liberdade do homem. ONIPOTÊNCIA: Deus pode fazer qualquer coisa, desde que não seja contra sua própria natureza. UNIDADE DE DEUS: Deus é um em essência, o hebraico “echad” não significa porém unidade numérica. INFINIDADE E IMUTABILIDADE: sua perfeição explicam estes seus atributos.

7 - SANTIDADE: qahal (hebr. ) e hagios (gr
 - SANTIDADE: qahal (hebr.) e hagios (gr.) dão a entender que não é uma santidade moral, mas uma posição ou relação diferente com o resto. JUSTIÇA E AMOR: estes dois atributos de Deus devem ser conjugados lado a lado, nenhum amor real priva a justiça e o exercício da justiça não anula o amor. (A misericórdia também entra neste processo).

8 Triunidade é o modo tríplice de Deus existir: três em um.
 IMPORTANTE: A B Langston classifica como atributos naturais de Deus (qualidades que só Ele tem): onipotência, onipresença, onisciência, unidade, infinidade e imutabilidade. Triunidade é o modo tríplice de Deus existir: três em um.


Carregar ppt "AULA 3: QUAIS AS “CARACTERÍSTICAS” DE DEUS?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google