A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pentateuco: "Do Nada ao Povo Escolhido" Aula 04.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pentateuco: "Do Nada ao Povo Escolhido" Aula 04."— Transcrição da apresentação:

1 Pentateuco: "Do Nada ao Povo Escolhido" Aula 04

2 Começando pelo que ficou da Aula passada...
Quando Começaram a serem feitos os sacrifícios dados em Levítico? Como na caminhada pelo Deserto já havia o Tabernáculo, as instruções e os animais que vieram da saída do Egito, crê-se que já durante a caminhada pelo deserto (o êxodo) - Como os animais eram alimentados durante a caminhada pelo deserto? O povo tinha no maná e na água que saia da rocha e mananciais seu sustento. Os animais contavam com a habilidade do próprio Moisés que fora pastor no deserto e a cultura nômade judaica para habilmente achar, transportar e suprir os animais. Além dos períodos de acampamento de tempos em tempos em lugares férteis pelos hebreus. Mas sem dúvida sem a provisão divina seria impossível também o sustento dos animais.

3 DIVISÃO DO LIVRO DE NÚMEROS
Em grego”arithmoi” aqui no sentido de recenseamento (em hebraico: “no deserto”). IMPORTANTE: pois há 02 censos do povo de Israel registrados neste livro. DIVISÃO DO LIVRO DE NÚMEROS 1- No Sinai: preparação para partida: 1º recenseamento, separação dos serviços dos levitas, últimas leis (ex: nazireado); celebração da 2ª Páscoa (9: 1-14); sinais para partida e parada – trombetas (9:15 a 10:10). 2- Viagem pelo deserto: alguns fatos – murmuração do povo, lepra de Miriã, os 12 espias, revolta de Coré, Datã e Abirão, os edomitas impedem a passagem do povo, morte de Arão, serpente de bronze

4 DIVISÃO DO LIVRO DE NÚMEROS (continuação):
3- À Margem Oriental do Jordão: episódio de Balaão, preparativos finais para entrada, ocupação e distribuição na Terra Santa. 2º recenseamento (cap. 26) Resumo: Narração de momentos dos 39 anos de caminhada do povo pelo deserto, acontecimentos, sucessos e fracassos.

5 DEUTERONÔMIO Em grego “segunda lei” – a repetição da lei (em hebraico: “estas são as palavras”). IMPORTANTE: é o livro mais citado no Novo Testamento (+ de 190 vezes); é citado 356 vezes por outros livros do Antigo Testamento; e faz 259 referências aos outros livros do Pentateuco. DIVISÃO DO LIVRO DE DEUTERONÔMIO Recorda!: 1º discurso (caps. 1 ao 4) Obedece!: 2º discurso (caps. 5 ao 26) Cuidado! 3º discurso (caps. 27 ao 34)

6 Encerra-se o livro com a morte de Moisés, sendo substituído por Josué.
DEUTERONÔMIO IMPORTANTE: foi necessária a repetição da lei pois a 1ª geração de israelitas que saíram do Egito, morreram, em sua maioria. E a 2ª geração precisava relembrar as leis de Moisés. Encerra-se o livro com a morte de Moisés, sendo substituído por Josué.


Carregar ppt "Pentateuco: "Do Nada ao Povo Escolhido" Aula 04."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google