A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Componentes: Mariane, Maria Luísa,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Componentes: Mariane, Maria Luísa,"— Transcrição da apresentação:

1 Componentes: Mariane, Maria Luísa,
Gorduras Componentes: Mariane, Maria Luísa, Tainã e AnaJulia. Ano/ turma: 8° ‘B’

2 Classificação dos alimentos
Se não nos alimentarmos, não teremos energia para respirar, nos movimentar, nos divertir, estudar, porque é o alimento que nos dá energia. Além de fornecer energia, os alimentos desempenham outras funções vitais para o nosso organismo e por isso podem ser classificados em três tipos fundamentais: energéticos, plásticos ou construtores, reguladores. Os energéticos fornecem a energia para a realização das funções do organismo e para a movimentação do corpo. Seus nutrientes são os carboidratos e as “gorduras”.

3 Gordura É uma substância acumulada em nosso tecido adiposo. São compostos orgânicos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio. Constituem-se na fonte mais concentrada de energia nos alimentos. As gorduras pertencem a um grupo de substâncias chamadas lipídios e podem ter a forma líquida ou sólida.

4 Aspecto positivo e negativo
Os alimentos, tanto os naturais como os processados, podem conter vários tipos de gordura. Alguns tipos têm efeito positivo à saúde, aumentando o HDL, que é o "colesterol bom" enquanto outros podem ser prejudiciais, aumentando o nível de LDL, o "colesterol ruim". Mesmo os tipos de gordura benéfica devem ser consumidos com moderação, pois qualquer tipo de gordura contém mais calorias do que proteínas e carboidratos.

5 Tipos de gorduras Gorduras insaturadas, que pode ser dividida em:
monoinsaturada (benéfico) poliinsaturada (benéfico) gordura trans (prejudicial) Gordura saturada (prejudicial)

6 Gordura Monoinsaturada e Poliinsaturada
Esses 2 tipos de gorduras insaturadas têm um efeito positivo para a saúde. A substituição de gorduras saturadas por insaturadas ajuda a diminuir o nível de colesterol no sangue. O corpo necessita de gorduras para que o corpo absorva as vitaminas A, D, E e K. Porém, seu consumo deve ser moderado pois todos os tipos de gorduras também são ricos em calorias. Monoinsaturadas encontra-se em: abacate, óleo de canela, azeite de oliva, óleo de girassol, óleo de gergelim, óleo de amendoim. Poliinsaturada encontra-se em: peixes e fruto do mar, soja, óleo de peixe, grãos.

7 Gordura Trans As gorduras trans são encontradas em produtos industrializados, após um processo de hidrogenação de óleos vegetais, como acontece com a margarina. A razão pela qual a hidrogenação de óleos vegetais é atraente para a indústria de alimentos é que ela proporciona diversas vantagens como: aumento da validade do produto podem substituir óleos feitos com gordura animal, portanto, pode ser comercializado para atender aos vegetarianos e outras culturas onde a gordura de porco não é permitida. menor necessidade de regrigeração As gorduras trans também podem ser encontradas em pequenas quantidades naturalmente, como no leite de animais ruminantes. A gordura trans deve ser evitada pois estudos indicam que o consumo de gorduras trans em maiores quantidades está ligado ao desenvolvimentos de doenças do coração.

8 Gordura Saturadas Ainda existem controvérsias sobre os efeitos maléficos da gordura saturada para a saúde do homem. No geral, especialistas condenam a gordura saturada, relacionando-a com o aumento de problemas cardíacos. Porém, existem especialistas que contestam esses supostos efeitos maléficos da gordura saturada, indicando que por trás dessa má fama estão as indústrias que queriam promover a gordura trans como uma melhor alternativa. As gorduras saturadas podem ser encontradas no óleo e derivados de côco, bacon e banha de porco, óleo de algodão, óleo de palma(dendê), carnes gordurosas e laticínios integrais.

9

10


Carregar ppt "Componentes: Mariane, Maria Luísa,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google