A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A missão da igreja em, uma perspectiva Cristã

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A missão da igreja em, uma perspectiva Cristã"— Transcrição da apresentação:

1 A missão da igreja em, uma perspectiva Cristã
Missiologia A missão da igreja em, uma perspectiva Cristã Uma Perspectiva Sociológica e Cultural de missões Unidade III

2 Uma Perspectiva Sociológica e Cultural de missões
Nesta unidade, estudaremos Missões numa visão sociológica e cultural, ou seja, estudaremos o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos na sua religião, e instituições.

3 Capítulo 1 – Povos do Mundo (tabelas e estatísticas
Neste capítulo , verificaremos como os países forma blocos que se contínuos quando vistos pelo prisma da religião. 1.1 – Evangelizando os povos do mundo Há povos no mundo, e cerca de povos, em sua maioria, tem pouca chance de ouvir o evangelho. Desses povos, já há cristãos e/ou trabalhos em deles. 1.2 – A Janela 10/40 A grande maioria dos povos menos evangelizados se encontra numa área conhecida como janela 10/40.

4 Capítulo 1 – Povos do Mundo (tabelas e estatísticas
1.3 – O significado bíblico e histórico dessa área A fundamental razão por que os cristãos devem focalizar a “ Janela 10/40” é por causa do significado bíblico e histórico dessa área. 1.4 – Janela 10/40 – um grande desafio Devemos focalizar a “ JANELA 10/40” porque ali vive o maior número de países não alcançados

5 Capítulo 1 – Povos do Mundo (tabelas e estatísticas
1.5 – O alcance aos povos Segundo as estatísticas, 27% das pessoas do mundo ainda não ouviram o Evangelho. A tarefa inacabada ainda é grande e não podemos descansar

6 Capítulo 2 – Idiomas e culturas do mundo ( grupos que trabalham com traduções das escrituras sagradas) A tarefa da igreja, podemos afirmar, é interna e externa. Grandes quantidades de pessoas morrem a cada ano sem nunca terem ouvido o evangelho. 2.1 – Os idiomas do mundo Há línguas no mundo, porém se torna mais complicado a evangelização quando olhamos da perspectiva da língua materna das pessoas, e não apenas o idioma oficial do País onde moram. A línguas mais faladas são: 1º chinês, 2º inglês, 3º espanhol, 4º hindi-urdu, 5º árabe.

7 2.2 – A tradução da bíblia 2.3 – O grande desafio
Capítulo 2 – Idiomas e culturas do mundo ( grupos que trabalham com traduções das escrituras sagradas) 2.2 – A tradução da bíblia No mundo de hoje, existem aproximadamente 220 países. Nesse universo, quantas línguas são faladas? Demora-se em média de 15 a 20 anos para traduzir a bíblia para uma língua. De todas as línguas do mundo, 60% não têm nenhuma pare da bíblia traduzida. 2.3 – O grande desafio Talvez o maior desafio que nós enfrentamos hoje é a grande comissão: “Ide fazei discípulos de todos os povos” (Mt 28:19-20)

8 Capítulo 3 – Povos Isolados e Povos não Alcançados
Cada povo possui cosmovisão particular, a qual só pode ser assimilada por aqueles que, de alguma forma, esforçam-se por pensar como um natural daquele grupo. 3.1 – Planejando adequadamente para alcançar os não alcançados. Nesta tarefa, de planejar para alcançar, é necessário a sensibilidade e o entendimento de cada povo como uma nação, evitando rotular ou agir de forma descomprometida com as particularidades culturais inerentes àquela determinada realidade. 3.2 – O desenvolvimento de uma linha de coerência Para Planejarmos adequadamente, é preciso que tenhamos a certeza de onde queremos chegar. Ter claros na mente os objetivos é requisito para o sucesso de todo o empreendimento.

9 Capítulo 3 – Povos Isolados e Povos não Alcançados
3.3 – Procedimento para enfoque do grupo humano No procedimento para se focalizar um grupo humano qualquer é preciso seguir uma ordem de atividades. A não obediência às etapas aqui expostas pode significar um conhecimento parcial desse grupo, ou mesmo impressões erradas sobre o grupo em evidência. 3.4 – O papel da oração em missões pioneiras Não nos resta dúvidas de que a oração é a chave para o empreendimento missionário.

10 Capítulo 3 – Povos Isolados e Povos não Alcançados
3.5 – A grande comissão: A tarefa inacabada Apesar de um avanço fabuloso nos últimos 200 anos. Ainda temos muito trabalho a realizar em prol da evangelização.

11 Capítulo 4 – Um Estudo em profundidade dos indígenas do Brasil
Há muitos povos na face da terra que não receberam essa mensagem, inclusive em nosso próprio país, que são os povos indígenas. 4.1 – Origem dos povos indígenas Embora não se tenham registros escritos sobre a chegada dos indígenas nas Américas, a hipótese mais aceita é de que eles vieram da Ásia, possivelmente em várias ondas migratórias, numa época bem remota.

12 Capítulo 4 – Um Estudo em profundidade dos indígenas do Brasil
4.2 – Registros históricos Os registros históricos nos contam que foram bem amigáveis os primeiros contatos dos portugueses com os tupiniquins, povo do grupo tupi-guarani, que habitava no litoral. 4.3 – Situação dos índios na atualidade Refletindo sobre tudo isso, os povos indígenas, hoje, estão buscando soluções. Estão, também, observando nossa sociedade, descobrindo outras possibilidades e recursos. 4.4 – As Crenças Quais as crenças deles? Os povos indígenas, como todos os povos da Ásia, da África, etc., tem normas morais dentro de sua própria crença e tradição.

13 Capítulo 4 – Um Estudo em profundidade dos indígenas do Brasil
4.5 – Levando as boas-novas aos povos indígenas Atualmente existem 258 povos indígenas no Brasil com costumes, tradições, crenças e línguas bem diferente uns dos outros e com uma população total de, aproximadamente, 400 mil pessoas. Desses 258, 166 têm a presença de missionários evangélicos. Mas ainda restam 92 povos indígenas brasileiros sem a presença de missionários evangélicos entre eles. 4.6 – As tribos e a tradução da bíblia Somente 5 tribos possuem a Bíblia completa traduzida em sua própria língua ( A língua wai-wai é um tipo de linguagem entendida por quatro tribos).

14 Capítulo 4 – Um Estudo em profundidade dos indígenas do Brasil
4.7 – População total das tribos indígenas Uma boa notícia é que os indígenas brasileiros não foram dizimados, como muitos acreditavam. Em 1995, a população indígena somava em torno de , mas o último levantamento, finalizado no início de 2005, revelou que são

15 Capítulo 5 – Estudo de Caso – Tribo Jarawara
Estudaremos caso de missões com os índios, especificamente na tribo Jarawara. 5.1 – O povo jarawara Dentre os povos da mata, há os que não tem aldeias fixas, não fazem roças e vivem da caça, pesca e coleta de frutas; e nhá os que abrem uma clareira na mata, constroem casas, fazem roças, caçam e pescam. Dentre estes estão os Jarawaras. 5.2 – O contato com os exploradores Os Jarawaras tiveram seu primeiro contato com os “brancos” por volta de 1850, quando foram tirados de suas aldeias à força para trabalharem como escravos em roças às margens do rio Purus.

16 Capítulo 5 – Estudo de Caso Tribo Jarawara
5.3 – O Surgimento da Igreja Jarawara Na década de 60, alguns povos vizinhos dos jarawaras, os jamamadi e os paumari, receberam missionários. Quando os jarawaras ficavam muito doentes, eles procuravam a ajuda desses, missionários. 5.4 – O contato com os missionários Bem longe do Amazonas, no Instituto Bíblico das Assembléias de Deus, em Pindamonhangaba, SP, Sandra Giani e Elizabeth Vencio souberam dessa necessidade e ouviram o chamado do Senhor para passarem cinco anos com um povo indígena do Amazonas, levando as boas- novas do evangelho e implantando um programa de alfabetização.

17 Capítulo 5 – Estudo de Caso Tribo Jarawara
5.5 – Dificuldades para explicar as boas-novas do Senhor Jesus Em 1990, enquanto o programa de alfabetização estava se desenvolvendo, Sandra e Elisabeth estavam preocupadas com as dificuldade em explicar na língua Jarawara as boas-novas do Senhor Jesus. 5.6 – Testemunhando de Cristo aos Jarawaras Como o momento de maior medo era á noite, sob a orientação do Senhor, andaram pela aldeia cantando louvores a Jesus e expulsando aqueles espíritos demoníacos. No dia seguinte, viram que os espíritos não puderam matá-las, entenderam que, realmente, Jesus era mesmo muito poderoso. 5.7 – A evangelização do pajé da tribo Na presença de Davi e de alguns Jarawaras, Kará entregou a sua vida a Jesus. Quando estava pra morrer, um pajé de outra aldeia foi visitá-lo e falou: Kará, você sabe que vai morrer e vai ter que trilhar pelo caminho dos espíritos dos nossos ancestrais”. Mas Kará replico: “Não, eu vou é pelo caminho de Jesus’.

18 Capítulo 5 – Estudo de Caso Tribo Jarawara
5.8– O primeiro batismo da igreja Jarawara O primeiro batismo da igreja Jarawara foi em 28 de julho de 1999 quando cinco pessoas foram batizadas pelos missionários Davi e Robert Campbell (missionário entre o povo Jamamadi) 5.9 – Um grande desafio: A evangelização do índios Os povos indígenas, como todos os outros povos do mundo, precisam conhecer Jesus, o Salvador, Aquele que pode perdoar os seus pecados.


Carregar ppt "A missão da igreja em, uma perspectiva Cristã"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google