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Ergonomia de Interface de Software

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Apresentação em tema: "Ergonomia de Interface de Software"— Transcrição da apresentação:

1 Ergonomia de Interface de Software

2 Critérios Elementares
Presteza Agrupamento por localização Agrupamento por formato Feedback Legibilidade Concisão Ações Mínimas Densidade informacional Ações explícitas Controle do usuário Flexibilidade Experiência do usuário Proteção contra erros Mensagens de erros Correção de erros Consistência Significados Compatibilidade

3 Agrupamento por localização
Presteza Projete um sistema que conduza o usuário na interação. Agrupamento por localização Certifique-se de que a distribuição espacial dos itens nas telas conduz o usuário na interação.

4 Agrupamento por Formato
Será mais fácil para o usuário perceber relacionamento(s) entre itens ou classes de itens, se diferentes formatos ou diferentes códigos ilustrarem suas similaridades ou diferenças. Tais relacionamentos serão mais fáceis de aprender e de lembrar. Um bom agrupamento/distinção leva a uma boa condução.

5 Agrupamento por Formato Recomendações
1 - Fazer uma distinção visual clara de áreas que têm diferentes funções (área de comandos, área de mensagens, etc.).

6 Agrupamento por Formato Recomendações
2 - Forneça uma codificação distinta para destacar itens importantes necessitando atenção do usuário, particularmente quando esses itens são apresentadas raramente.

7 Agrupamento por Formato Recomendações
3 - Distinguir os diferentes elementos de uma tela, janela ou caixa de diálogo.

8 Agrupamento por Formato Recomendações
4 - O formato e a posição dos rótulos devem ser suficientemente distinguíveis para ajudar o usuário a diferenciá-los dos dados e de outros elementos da apresentação.

9 Agrupamento por Formato Recomendações
5 - Certifique-se de que os cabeçalhos das linhas e colunas sejam distinguíveis dos dados apresentados dentro de tabelas, através do emprego de cores, fontes e estilos diferenciados.

10 Agrupamento por Formato Recomendações
6 - Forneça codificação diferenciável para destacar itens importantes exigindo a atenção do usuário, particularmente quando esses itens não são apresentados com freqüência.

11 Agrupamento por Formato Recomendações
7 - Sinais sonoros podem ser úteis para alertar os usuários com relação a uma apresentação visual. Considere as apresentações sonoras como um meio de suplementar a apresentação visual

12 Agrupamento por Formato Recomendações
8 - Os recursos de estilo, como itálico, negrito, sublinhado ou diferentes fontes devem ser empregados para salientar palavras ou noções importantes na apresentação de um texto.

13 Agrupamento por Formato Recomendações
9 - Itens selecionados para alteração, atualização ou acionamento devem ser destacados.

14 Agrupamento por Formato Recomendações
10 - Considerar o atributo de intermitência visual quando da apresentação de itens com necessidade urgente de atenção. Não usá-los em excesso.

15 Agrupamento por Formato Recomendações
11 - Na apresentação de formulários, diferencie clara e consistentemente campos de dados obrigatórios e opcionais. Exemplo: Número de licença: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ Capacidade de passageiros:

16 Agrupamento por Formato Recomendações
12 - Nas caixas de mensagens, a situação por default de todo botão de comando deve ser suficientemente distinta no que se refere a sua apresentação.

17 Agrupamento por Formato Recomendações
13 - Em situações que requeiram uma atenção particular, as mensagens de alerta e de aviso devem ser codificadas de maneira suficientemente distinta.

18 Agrupamento por Formato Recomendações
14 - Para designar a posição em uma tela, fornecer um cursor móvel com características visuais distinguíveis (forma, efeito piscante, etc.) Exemplos: Data: |__/__/____ Texto: __________________

19 Agrupamento por Formato Recomendações
15 - Se múltiplos cursores forem usados, torná-los visualmente distintos entre si. Exemplos: Texto: __________________ Texto: ____|_______________

20 Agrupamento por Formato Recomendações
16 - Para mostrar um grupo de dados relacionados, utilize uma caixa de agrupamento.

21 Agrupamento por Formato Recomendações
17 - Os itens ativos de menu devem ser apresentados de uma maneira mais evidente que os itens inativos.

22 Critérios Elementares
Presteza Agrupamento por localização Agrupamento por formato Feedback Legibilidade Concisão Ações Mínimas Densidade informacional Ações explícitas Controle do usuário Flexibilidade Experiência do usuário Proteção contra erros Mensagens de erros Correção de erros Consistência Significados Compatibilidade

23 Feedback A qualidade e a rapidez do feedback são dois fatores importantes para o estabelecimento de satisfação e confiança do usuário, assim como para o entendimento do diálogo. Esses fatores possibilitam que o usuário tenha um melhor entendimento do funcionamento do sistema. A ausência de feedback ou sua demora podem ser desconcertantes para o usuário. Os usuários podem suspeitar de uma falha no sistema e podem realizar ações prejudiciais para os processos em andamento.

24 Feedback Recomendações
1 - O sistema deve acusar de modo imediato o recebimento de toda ação introduzida pelo usuário, que deve poder reconhecê-la como uma reação aparente do sistema. Apresente feedback para entradas pelo teclado, toque por toque. No caso de senhas, use *

25 Feedback Recomendações
2 - Se a introdução de ações deve ser suspensa durante o tempo de um processamento do sistema, então o usuário deve ser avisado desse tempo.

26 Feedback Recomendações
3 - Informar aos usuários sobre o estado das impressões.

27 Feedback Recomendações
4 - Destaque os itens de uma lista ou opções de um menu selecionadas pelo usuário.

28 Feedback Recomendações
5 - Defina a imagem do cursor como diferenciador da manipulação e indicador da disponibilidade da manipulação. EXEMPLOS: a - uma flecha para o apontamento. b - uma flecha dupla para a ampliação ou diminuição. c - uma caneta ou um lápis para desenhar. d - uma flecha horizontal para saltar sobre seções de um hiperdocumento. e - nenhuma manipulação deve estar prevista para o cursor em forma de relógio.

29 Feedback Recomendações
6 - O sistema deve informar sobre a realização de uma ação complexa através de indicadores de progressão.

30 Feedback Recomendações
7 - O sistema deve informar ao usuário sobre o sucesso ou fracasso de uma ação.

31 Feedback Recomendações
8 - Forneça feedback imediato e contínuo para manipulações discretas. Exemplos: Tão logo o usuário tenha selecionado o ícone de um documento, ele fica destacado para indicar sua seleção. Quando o botão do mouse é pressionado, o botão de comando fica realçado para indicar a seleção.

32 Feedback Recomendações
9 - Defina o foco das ações para os objetos recém-criados ou recém-abertos. EXEMPLO: Se uma nova janela é aberta, ela deve ser mostrada na frente de todos os outros objetos da tela e receber o foco automaticamente.

33 Feedback Recomendações
10 - Forneça feedback sobre as mudanças de atributos dos objetos.

34 Feedback Recomendações
11 - Toda mudança representativa da situação dos objetos ligados à tarefa e manipulados pelo sistema deve-se traduzir por uma mudança da situação visível do objeto.

35 Feedback Recomendações
12 - O histórico de todo o grupo de comandos entrados deve ser apresentável.

36 Critérios Elementares
Presteza Agrupamento por localização Agrupamento por formato Feedback Legibilidade Concisão Ações Mínimas Densidade informacional Ações explícitas Controle do usuário Flexibilidade Experiência do usuário Proteção contra erros Mensagens de erros Correção de erros Consistência Significados Compatibilidade

37 Legibilidade A performance melhora quando a apresentação da informação leva em conta as características cognitivas e perceptivas dos usuários. Uma boa legibilidade facilita a leitura da informação apresentada. Por exemplo, letras escuras em um fundo claro são mais fáceis de ler que letras claras em um fundo escuro; texto apresentado com letras maiúsculas e minúsculas é lido mais rapidamente que texto escrito somente com maiúsculas.

38 Legibilidade Recomendações
1 - Use espaços brancos para estruturar uma apresentação. Dados apresentados muitos próximos são difíceis de localizar e de ler. Evite grandes quantidades de informação e confusão nas apresentações. Não tente apresentar muitos dados numa única tela.

39 Legibilidade Recomendações
1 - Use espaços brancos para estruturar uma apresentação. Dados apresentados muitos próximos são difíceis de localizar e de ler. Evite grandes quantidades de informação e confusão nas apresentações. Não tente apresentar muitos dados numa única tela.

40 Legibilidade Recomendações
2 - Sempre que possível os grupos de controles e apresentações que compõem as caixas de diálogo e outros objetos compostos devem estar alinhados vertical e/ou horizontalmente, à esquerda e à direta.

41 Legibilidade Recomendações
3 - Os rótulos identificativos de campos vizinhos e que tenham larguras muito diferentes devem ser justificados à direita.

42 Legibilidade Recomendações
4 - Apresente textos contínuos em colunas largas, contendo no mínimo 50 caracteres por linha.

43 Legibilidade Recomendações
5 - A apresentação de textos em campos rolantes deve prever, ao menos, quatro linhas por vez.

44 Legibilidade Recomendações
6 - Os parágrafos de texto devem ser separados por, pelo menos, uma linha em branco.

45 Legibilidade Recomendações
7 - O uso extensivo de maiúsculas deve ser evitado, apresente o texto convencionalmente num misto de caixa-alta e caixa-baixa.

46 Legibilidade Recomendações
8 - Modere o uso do negrito.

47 Legibilidade Recomendações
9 - Utilize o sublinhado com parcimônia.

48 Legibilidade Recomendações
10 - Use linhas em branco para separar grupos nas tabelas.

49 Legibilidade Recomendações
11 - Listas de dados alfabéticos devem ser justificadas à esquerda.

50 Legibilidade Recomendações
12 - Listas de números decimais devem ter alinhamento decimal.

51 Legibilidade Recomendações
13 - As técnicas de segmentação (separadores, delimitadores etc.) dos menus devem ser simples.

52 Legibilidade Recomendações
14 - Se molduras ou linhas são utilizadas para melhorar a percepção e o destaque dos menus (ou de grupos de opções), elas devem ser simples e estar suficientemente separadas das opções, para não atrapalhar a leitura da opção.

53 Legibilidade Recomendações
15 - As denominações das opções de um menu devem ser o menos possível abreviadas.

54 Legibilidade Recomendações
16 - Somente a letra inicial das opções de menu podem ser escritas em maiúsculas, o restante deve ser escrito em minúsculas.

55 Legibilidade Recomendações
17 - Se uma numeração é utilizada para as opções de menu, então os números de seleção devem ser justificados à direita.

56 Legibilidade Recomendações
18 - Se a seleção alfabética for utilizada, então as letras para a seleção devem estar alinhadas à esquerda.

57 Legibilidade Recomendações
19 - Se as opções de menu são posicionadas horizontalmente, (com os respectivos indicadores de seleção) devem ser suficientemente separadas, para serem visualmente distintas umas das outras.

58 Legibilidade Recomendações
20 - Para facilitar a leitura, os rótulos dos campos devem sempre iniciar com letra maiúscula. O restante do rótulo pode conter somente letras minúsculas. COMENTÁRIO: Se o rótulo refere-se a um logotipo (ex. ISO), essa recomendação não se aplica.

59 Legibilidade Recomendações
21 - Um item de dado longo deverá ser dividido em grupos de símbolos menores para facilitar tanto sua entrada, como sua apresentação. EXEMPLO POSITIVO: Número do cadastro de pessoa física:

60 Legibilidade Recomendações
22 - Quando um código consiste em letras e dígitos, cada tipo de caractere deve ser agrupado e não espalhado. EXEMPLO: Letra-letra-número ("HW5") será lido e lembrado com mais eficiência do que letra-número-letra ("H5W"). COMENTÁRIO: Ao codificar, prefira combinar grupos de números juntos e grupos de letras juntos, sem misturá-los.

61 Legibilidade Recomendações
23 - Empregue ícones que representem seus significados claramente.

62 Legibilidade Recomendações
24 - Se existe a possibilidade de ambiguidade para os ícones, é conveniente associar um rótulo textual a cada ícone.

63 Legibilidade Recomendações
25 - Assegure a legibilidade do vídeo reverso. COMENTÁRIO: Toda palavra ressaltada mediante vídeo reverso deve ter um espaço com contraste suficiente ao seu redor.

64 Legibilidade Recomendações
26 - O uso do vídeo reverso deve ser restrito e não abusivo, salvo para fins de realimentação ou de seleção.

65 Legibilidade Recomendações
27 - Em situações de emergência, quando o usuário deve ler um item importante, em vez de apresentá-lo piscando, considere a possibilidade de adicionar um símbolo extra, como um asterisco, para marcar esse item, tornando esse marcador piscante.

66 Critérios Elementares
Presteza Agrupamento por localização Agrupamento por formato Feedback Legibilidade Concisão Ações Mínimas Densidade informacional Ações explícitas Controle do usuário Flexibilidade Experiência do usuário Proteção contra erros Mensagens de erros Correção de erros Consistência Significados Compatibilidade


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