A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane."— Transcrição da apresentação:

1 CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane

2 INTRODUÇÃO Leia a frase abaixo e observe as inadequações:
Aquele dois meninos estudioso leram livros antigo. Note que as inadequações referem-se aos desajustes entre as palavras que a constituem. Para que a frase concorde, adequadamente, entre todos os termos, é necessário: Aquele concordar com a palavra dois; Estudioso concordar com meninos; Antigo concordar com livros.

3 Fazendo-se os ajustes necessários a frase ficará assim:
Aqueles dois meninos estudiosos leram os livros antigos .

4 REGRA GERAL O artigo, o pronome, o adjetivo e o numeral devem concordar em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural) com o substantivo a que se refere. Exemplo: O alto ipê cobre-se de flores amarelas.     Adj.                                     Adjetivo Faz duas horas que cheguei de viagem.        Num.

5 OUTROS CASOS DE CONCORDÂNCIA NOMINAL
1. Um adjetivo após vários substantivos 1.1 Quando os substantivos são do mesmo gênero há duas concordâncias: a) assumir o gênero do substantivo e vai para o plural: exemplo: Encontramos um jovem e um homem preocupados.       Adjetivo No exemplo acima o adjetivo assumiu o gênero masculino e foi para o plural.

6 b) concordar só com o último substantivo em gênero e número:
Exemplo: Ela tem irmão e primo pequeno.                                                     Adjetivo Acima o adjetivo assumiu o gênero masculino e concordou só com o último substantivo.

7 OBSERVAÇÃO: Quando os substantivos são do mesmo gênero as duas concordâncias podem ser usadas, embora a primeira seja mais adequada porque mostra que a característica é atribuída aos dois substantivos. Se o último substantivo estiver no plural, a concordância só poderá ficar no plural. Exemplo: Ele possui perfume e carros caros. Se o adjetivo funcionar como predicativo, o plural será obrigatório. Exemplo: O irmão e o primo dele são pequenos.                                                    VL  Predicativo

8 1.2 Quando os substantivos são de gêneros diferentes também há duas possibilidades:
a) ir para o masculino plural: Exemplo: “Uma solicitude e um interesse mais que fraternos.” (Mário Alencar) b) concordar só com o substantivo mais próximo: Exemplo: A Marinha e o Exército brasileiro estavam alerta.

9 No caso de substantivos de gêneros diferentes o adjetivo irá para o masculino plural, se o adjetivo tiver a função de predicativo. Exemplo: O aluno e a aluna estão reprovados.                         VL    Predicativo 2. Um adjetivo anteposto a vários substantivos A concordância se dará com o substantivo mais próximo. Exemplo: Tiveste má idéia e pensamento. Velhos livros e revistas estavam empilhados na prateleira.

10 Quando o adjetivo exerce a função de predicativo, ele pode concordar só com o primeiro ou ir para o plural. Exemplo: Ficou reprovada a aluna e o aluno. Ficaram reprovados a aluna e o aluno. Se o adjetivo anteposto referir-se a nomes próprios, o plural será obrigatório. Exemplo: As simpáticas Lúcia e Luana são irmãs.

11 UM SUBSTANTIVO E MAIS DE UM ADJETIVO
Admitem-se duas concordâncias: a) Quando o substantivo estiver no plural, não se usa o artigo antes dos adjetivos. Exemplo: Estudava os idiomas francês e inglês. b) Se o substantivo estiver no singular, o uso do artigo será obrigatório a partir do segundo adjetivo. Exemplo: Estudo a língua inglesa, a francesa e a italiana.

12 É bom, é necessário, é proibido
Essas expressões concordam obrigatoriamente com o substantivo a que se referem, quando for precedido de artigo. Caso contrário são invariáveis. Exemplo: Vitamina C é bom para saúde. É necessária muita paciência.

13 Um e outro (num e noutro)
Nesse caso o substantivo fica no singular e o adjetivo vai para o plural. Exemplo: Numa e noutra questão complicadas ela se confundia.

14 Anexo, incluso, apenso, próprio, obrigado
Por serem adjetivos, concordam com o substantivo a que se referem. Exemplo: Seguem anexos os acórdãos. A procuração está apensa aos autos. Os documentos estão inclusos no processo. Obrigado, disse o rapaz. Elas próprias resolveram os exercícios. Observação A expressão em anexo é invariável. Exemplo: Em anexo segue a procuração Em anexo segue o despacho.

15 Mesmo, bastante Tanto pode ser advérbio como pronome. Quando for advérbio permanece invariável. Quando é pronome concorda com a palavra a que se refere. Exemplo: Os alunos mesmos resolveram o problema.                                Pronome Os alunos resolveram mesmo o problema. Nesse caso mesmo = realmente                                  Advérbio Haviam bastantes razões para ela reclamar.              Pronome Eles chegaram bastante cedo ao aeroporto.                          Advérbio

16 Menos, alerta São palavras invariáveis. Exemplo: O Amazonas é o Estado menos populoso do Brasil. Havia menos alunas na sala hoje. Os soldados estavam alerta. Observação Atualmente alerta vem sendo utilizada no plural. Exemplo: Nossos chefes estão alertas.

17 Meio Essa palavra pode ser numeral ou advérbio. a) Quando for numeral é variável e concorda com a palavra a que se refere. Exemplo: Tomou meia garrafa de champanhe.                         numeral Isso pesa meio quilo.               numeral b) Se for advérbio é invariável. Exemplo: A porta estava meio aberta.                                      Advérbio Ele anda meio cabisbaixo.     Advérbio

18 Muito, pouco, longe, caro Quando essas palavras funcionam como adjetivo variam de acordo com a palavra a que se referem. Se funcionarem como advérbio são invariáveis. Exemplo: Muitos alunos compareceram à formatura.                Adjetivo Os perfumes eram caros.                          Adjetivo As mensalidades escolares aumentaram muito.                                                         Advérbio Vocês moram longe.                      Advérbio

19 Pronomes de tratamento
Os pronomes de tratamento sempre concordam em 3ª pessoa. Exemplo: Vossa Santidade está muito preocupado.                                          3ª P.S


Carregar ppt "CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google