A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Primeira Guerra Mundial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Primeira Guerra Mundial"— Transcrição da apresentação:

1 Primeira Guerra Mundial
1 - Antecedentes/causas: Disputas imperialistas (principal): Rivalidades generalizadas: FRA X ALE (disputa da Alsácia-Lorena) ING X ALE (disputa por mercados consumidores

2 Problemas Diplomáticos e formação das alianças
SER X AUS RUS X AUS RUS X ALE= Controle dos Bálcãs FRA X ITA (disputa da Tunísia)

3 O Nacionalismo e o Sistema de Alianças
Pan-Eslavismo X Pan-Germanismo (região balcânica); Paz ou “Pax” Armada; Formação de alianças militares antagônicas (“o inimigo do meu inimigo é meu amigo”): TRÍPLICE ALIANÇA: ALE + AUS + ITA* (Ao longo da guerra recebeu apoio do Império Turco Otomano, Bulgária, etc.) X TRÍPLICE ENTENTE: ING + FRA + RUS (Ao longo da guerra recebeu apoio dos EUA, Brasil, etc.)

4

5 Causas Imediatas da Guerra
Causa imediata (gota d’água): assassinato do herdeiro do trono austríaco (Arquiduque Francisco Ferdinando), em Sarajevo (Bósnia), em 1914, ativa as alianças militares. 2 - Fases ou datas importantes da guerra: 1914: Guerra de Movimento – praticamente não houve batalhas. Preparativos de arsenais e estratégias;

6

7

8 Propaganda dos Sistemas de Alianças

9 Fases da Guerra !914- Preparação e fase da Conquista dos Aliados
1915 – 18: Guerra de Trincheiras – grandes perdas nos dois blocos, com grande paridade entre os países beligerantes; 1917: Saída da RUS (através do acordo de Brest-Litovski, devido a Revolução Russa) e entrada dos EUA (para recuperar empréstimos e dívidas contraídas pelos países da Tríplice Entente e devido a afundamento de navios por alemães). Essas duas alterações ocorreram na TRÍPLICE ENTENTE; 1918: Vitória da TRÍPLICE ENTENTE.

10 Desenvolvimento tecnológico
Durante a primeira Guerra houve a introdução de novas tecnologias como: A aviação; A utilização de balões meteorológicos; Armas de mão como as granadas e morteiros Criação do submarino e os rápidos encouraçados. O fim das batalhas clássicas onde haviam o enfrentamento em linha. Desenvolvimento da química e da atividade farmacêutica.

11

12

13

14 Conseqüências da Guerra
Aproximadamente 20 milhões de mortos; Ascensão dos EUA – maior potência do mundo; Tratado de Versalhes (1919): A “paz dos vencedores”; ALE = culpada;

15 Conseqüências da Guerra
Devolução da Alsácia-Lorena (FRA); Perda de todas as colônias; Perda de 1/7 do território; Indenização aos vencedores; Limitação do exército em 100 mil homens; Proibição de fabricação de navios de guerra; Proibição de se unir novamente com a Áustria; Crise econômica sem precedentes na ALE; Revanchismo alemão; Formação da Liga das Nações (sem a participação dos EUA, RUS, e ALE).

16 Tratado de Saint-Germain:
Desmembramento do Império Austro-Húngaro (AUS) que fica sem saída para o mar; Criação de novos países no antigo império: POL, TCH, HUN, IUG. Criação de novos países na Europa: FIN, LIT, LET, EST; Desmembramento do Império Turco-Otomano, que havia apoiado a TRÍPLICE ALIANÇA. No seu lugar surgem vários países, como LIB, SIR, JOR, PAL, IRQ.

17


Carregar ppt "Primeira Guerra Mundial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google