A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Raphael Barbosa Ramos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Raphael Barbosa Ramos"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Raphael Barbosa Ramos
Planeta Terra Prof. Raphael Barbosa Ramos

2 Cap. 01 – Apresentando o planeta Terra

3 Características Gerais
Localiza-se no sistema solar entre Vênus e Marte, sendo o 3º mais próximo do Sol e o 5º do sistema solar em tamanho; Na superfície estão os elementos que garantem a existência da vida, como água, gases, rochas e minerais; A Terra possui formato esférico achatado nos pólos, sendo a sua forma denominada de Geóide; A Terra gira em torno de si mesma, em torno de uma eixo imaginário que recebe o nome de “eixo terrestre”, que está inclinado em relação ao plano do movimento da Terra.

4

5 Zonas Térmicas Por conta da inclinação, a Terra apresenta diferentes faixas de incidência de raios solares, chamadas de zonas térmicas. Áreas mais próximas do Equador recebem maior intensidade raios solares e as mais próximas dos pólos recebem menos incidência. As zonas térmicas da Terra são: 1 – Tropical – Entre os trópicos, sendo a mais quente de todas. 2 – Temperada – Entre os Trópicos e círculos polares recebendo menor intensidade de raios solares, apresentando temperaturas amenas. 3 – Polar - Dentro dos Círculos polares recebendo a menos incidência de raios solares sendo as mais fria.

6

7 Os movimentos da Terra Rotação – O planeta realiza uma volta em torno do seu próprio eixo, ocorrendo de Oeste para Leste durando cerca de 24 horas aproximadamente. Esse movimento é o responsável pelo ciclo dos dias e das noites. Translação – Movimento que a Terra realiza em torno do Sol. Esse movimento completo dura 365 dias 5 horas e 48 minutos, sendo responsável pelas estações do ano.

8

9 Estações do Ano A distribuição desigual de luz e calor do sol nos dois hemisférios ao longo de um ano determina as 4 estações do ano, que tem início nos equinócios e solstícios. Os hemisférios norte e sul possuem estações invertidas em razão da inclinação do planeta. 1 - Equinócio – Dias e noites tem a mesma duração (Outono e Primavera). 2 - Solstício – Maior diferença entre a duração entre dias e noites (Verão e Inverno).

10

11 Fusos horários Uma convenção internacional realizada em 1884, nos EUA, determinou que o fuso horário do Meridiano de Greenwich (0º) seria a referência mundial na determinação de horas. Fuso horário é cada uma das 24 faixas de 15º que se divide a Terra, cada faixa desse corresponde a 1 hora. As localidades a leste possuem horas adiantadas e as localidades a oeste possuem horas a menos. O meridiano de 180º, oposto ao meridiano de Greenwich foi estabelecido como a linha Internacional que marca a mudança de data.

12 Fusos horários no Brasil – Atualmente o Brasil possui 4 fusos todos a oeste de Greenwich, sendo o Oficial o de Brasília. Os Fusos são: 1 – Ilhas do Atlântico (-2h GMT) 2 – Hora Oficial (Nordeste, Sudeste e Sul) (-3h GMT) 3 – Oeste do Brasil (Centro-oeste e Norte) (-4h GMT) 4 – Acre (-5h GMT) *

13

14

15 Cap. 2 - A Origem da Terra

16 O tempo Geológico Tempo de existência da Terra, estamos nos referindo a bilhões e milhões de anos. A Maioria dos cientistas que estudam o passado da Terra associa a origem do planeta a teoria do Big Bang (Grande explosão), há aproximadamente 15 bilhões de anos o universo era um único ponto muito quente e com muita energia que explodiu, dando origem a todos os astros. A Terra é resultado do acúmulo de poeira cósmica e de fragmentos gerados pelo big bang, estes se atraíram e se compactaram, Forman do nosso planeta.

17

18 A História da Terra está resumida em 5 Eras geológicas, caracterizadas conforme os eventos ocorridos, vejamos: 1 - Azóica – Não há vida, Resfriamento da Terra e formação das primeiras rochas; 2 - Arqueozóica – Intensa atividade vulcânica e surgimento de montanhas; 3 - Proterozóica – Formação dos oceanos e as primeiras formas de vida; 4 - Paleozóica – Primeiras espécies vegetais, vida nos oceanos, surgimento dos anfíbios e répteis. 5 - Mesozóica – Dinossauros, aves e vegetação de grande porte; 6 - Cenozóica – Definição dos atuais continentes e surgimento do Homem.

19


Carregar ppt "Prof. Raphael Barbosa Ramos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google