A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Métodos Computacionais em Eng. Térmica e Ambiental EM - 974

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Métodos Computacionais em Eng. Térmica e Ambiental EM - 974"— Transcrição da apresentação:

1 Métodos Computacionais em Eng. Térmica e Ambiental EM - 974
Faculdade de Engenharia Mecânica Métodos Computacionais em Eng. Térmica e Ambiental EM - 974 Professor: Eugênio Spanó Rosa  GRUPO 5 Alunos: João Augusto V. Cardoso RA: Vinicius Ranieri Ventura RA:

2 Contexto Melhorias no desempenho em competições através da análise de problemas envolvendo escoamento de fluidos de 1960 à 2000: aumento dramático da velocidade dos carros de corrida

3 Aerodinâmica Forças atuantes no veículo
Influenciam: aceleração, velocidade máxima, consumo de combustível, dirigibilidade e conforto acústico

4 Arrasto Produzido pelo atrito entre o fluxo de ar e a superfície do carro Um modelo semi -empírico para o cálculo da força de arrasto foi desenvolvido:

5 Objetivos Calcular o coeficiente de arrasto (Cd) para o Mini-Baja
Aperfeiçoar o rendimento aerodinâmico do veiculo através de alterações na geometria

6 Geometria do Modelo Modelado no ProEngineer Modelo 2D

7 Teste de Malha Refinamento da malha até que:
Resíduos de pressão e velocidades fossem suficientemente pequenos Não ocorresse variação dos resultados de força calculada resref (res sum)/resref (res sum) Fx Cd Malha 1 P1 2.839E-04 3.676E-01 1.043E-04 114,46 1,38 U1 3.413E-03 8.291E-01 2.829E-03 V1 3.607E-04 2.062E+00 7.437E-04 Malha 2 2.518E-04 5.395E-01 1.358E-04 112,45 1,36 3.030E-03 8.361E-01 2.533E-03 3.244E-04 2.853E+00 9.255E-04 Malha 3 2.195E-04 6.105E-01 1.340E-04 108,42 1,31 2.661E-03 1.085E+00 2.887E-03 2.701E-04 3.511E+00 9.484E-04 Malha 4 1.794E-04 1.120E+00 2.010E-04 108,96 1,32 2.210E-03 1.755E+00 3.880E-03 2.344E-04 5.900E+00 1.383E-03

8 Teste de Malha Malha final utilizada: Inlet e Plate inferior: 11m/s
Modelo de Turbulência: LVEL

9 Modificações sugeridas

10 Pressão – 1ª Modificação

11 Velocidade – 1ª Modificação

12 Pressão – 2ª Modificação

13 Velocidade – 2ª Modificação

14 Pressão – 3ª Modificação

15 Velocidade – 3ª Modificação

16 Pressão – 4ª Modificação

17 Velocidade – 4ª Modificação

18 Formação de Vórtices

19 Resultados Finais

20 Comparação com Dados Experimentais

21 Conclusão Área de maior influência: região onde ocorre deslocamento da camada limite -> suavizando esta região conseguimos diminuir o arrasto Redução final de 20% do coeficiente de arrasto (4 Km/h) Diferença entre medição experimental e simulação: Precisão das medições Simulação 2D, presença de tubos


Carregar ppt "Métodos Computacionais em Eng. Térmica e Ambiental EM - 974"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google