A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adverbiais Comparativas, Conformativas, Causais, Consecutivas, Concessivas, Condicionais, Finais, Temporais e Proporcionais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adverbiais Comparativas, Conformativas, Causais, Consecutivas, Concessivas, Condicionais, Finais, Temporais e Proporcionais."— Transcrição da apresentação:

1 Adverbiais Comparativas, Conformativas, Causais, Consecutivas, Concessivas, Condicionais, Finais, Temporais e Proporcionais.

2 Definição São as orações que têm valor de advérbio ou de locução adverbial e funcionam como adjunto adverbial do verbo da oração principal.

3 Lembrete - Adjunto Adverbial
Adjunto adverbial - termos que se ligam a verbos e indicam uma circunstância, ou ainda intensificam um verbo, adjetivo ou advérbio. Tempo - quando Lugar - onde Modo - como Negação - não

4 Lembrete - Locução Adverbial
Do rio de janeiro - locução adverbial de lugar

5 1. Comparativa: Exprimem uma comparação em relação à oração principal:
A lua era /como um círculo de luz. (é) Os policiais estavam mais tensos /do que os moradores. (estavam)

6 Conjunções subordinativas comparativas:
Como, assim como, que, (mais) do que, (menos) do que, (tanto) quanto, etc. Nessas orações, é comum não aparecer explicitamente o verbo quando ele se repete.

7 2. Conformativas: Apresentam uma noção de conformidade ou de concordância em relação ao fato expresso na oração principal: Mateus já estava no aeroporto, /conforme havia combinado. Os relatórios ficam prontos amanhã,/ como o diretor exigiu.

8 Conjunções subordinativas conformativas:
Conforme, como, segundo, consoante, segundo, etc.

9 Causais: Exprimem a causa do fato mencionado na oração principal.
O tráfego na rodovia estava congestionado, /porque era feriado. Como já tinha certa idade/, o jogador deixou a profissão.

10 Conjunções subordinativas causais:
Porque, já que, visto que, como, posto que, uma vez, etc.

11 Orações coordenadas explicativas X Orações subordinadas adverbiais causais
Tanto as orações coordenadas explicativas quanto as subordinadas adverbiais causais podem ser iniciadas pelas conjunções porque, pois, porquanto, que. O que, às vezes, exige a aplicação de certos recursos para distingui-las.

12 Oração coordenada explicativa:
Introduz uma explicação em relação à oração anterior. É comum depois de orações com verbo no imperativo e de suposições. O ensaio da peça deve ter acabado,/porque não encontrei nenhum ator no teatro. (O.C.Assindética +O.C.Sindética explicativa) Deve (suposição) OBS. Não se pode justificar uma suposição antes de enunciá-la. Exemplo: “Vamos para casa porque o dia está raiando” “Porque o dia está raiando, vamos para casa*”

13 Atenção: A confusão entre a oração coordenada sindética explicativa e a oração subordinada adverbial causal só aparece quando a oração em questão está no fim do período, pois se ela estiver no início do período será sempre uma oração subordinada adverbial causal.

14 Dica: Uma maneira prática de fazer a distinção é tentar transpor a oração em questão para o início do período. Se a transposição for possível, a oração será subordinada adverbial causal, se não for possível, será uma oração coordenada sindética explicativa.

15 Exemplo da dica: A colheita será péssima, pois choveu muito pouco.
Como choveu muito pouco, a colheita será péssima. Substituição possível: oração subordinada adverbial causal.

16 Consecutivas Expressam uma consequência do fato ocorrido na oração principal: A fila do banco estava tão longa que desisti do pagamento. Júlia fez um curso de especialização nas férias, de modo que não viajou.

17 Conjunções subordinativas consecutivas:
Tão, tal, tanto, tamanho (que), de modo que, de sorte que, etc.

18 Concessivas: Estabelecem uma concessão, ou seja, o fato contrário ao outro, na oração subordinada, não impede a realização do fato expresso na oração principal. O maratonista continuou a corrida, embora fosse prejudicado. Ainda que estivessem atrasados, foi feita a entrega da mudança.

19 Conjunções subordinativas concessivas:
Embora, ainda que, mesmo que, apesar de que, conquanto, que, por mais que, se bem que, etc.

20 Condicionais Expressam condição ou hipótese para que ocorra o fato mencionado na oração principal. Se houver verba, a obra do metrô terminará este mês. O imóvel não será leiloado, contanto que se pague a dívida.

21 Conjunções subordinativas condicionais:
Se, caso, contanto que, desde que, a menos que, sem que, salvo se, etc.

22 Finais Estabelecem uma finalidade para o fato expresso na oração principal. As pessoas devem economizar água, para que não falte no futuro. A fim de que o público participe dos debates, o encontro será realizado no auditório.

23 Conjunções subordinativas finais:
Para que, a fim de que, que.

24 Temporais Indicam o tempo ou o momento em que o fato expresso na oração principal acontece: Havia crianças no parque, quando passávamos pela manhã. O motor do carro pegou, assim que o mecânico girou a chave.

25 Conjunções subordinativas temporais:
Quando, logo que, assim que, desde que, mal, enquanto, etc.

26 Proporcionais Exprimem uma proporção em relação ao fato mencionado na oração. A tecnologia evolui, à proporção que se descobrem novos recursos. Quanto mais o tempo passa, mais adquirimos experiências.

27 Conjunções subordinativas proporcionais:
À medida que, á proporção que, quanto mais...mais, etc.


Carregar ppt "Adverbiais Comparativas, Conformativas, Causais, Consecutivas, Concessivas, Condicionais, Finais, Temporais e Proporcionais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google