Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCecília Violante Alterado mais de 9 anos atrás
1
Palavra de origem francesa, "entreprende" ou "entrepreneur" =
Empreendedorismo Palavra de origem francesa, "entreprende" ou "entrepreneur" = "o intermediário“ aquele que está no centro ou no meio.
2
O empreendedor é a pessoa
NECESSIDADE SATISFAÇÃO O empreendedor é a pessoa que "faz acontecer".
3
A figura do empreendedor pode ser vista como a criadora: aquele que transforma uma troca em potencial (necessidade) em uma troca real (satisfação), sem o qual a transação poderia nunca ocorrer.
4
POSSIBILIDADES DE EMPREENDER
Existe a NECESSIDADE, mas não existem PRODUTOS ou SERVIÇOS para sua SATISFAÇÃO O empreendedor pode criar o fornecimento e possibilitar que se efetue a troca.
5
POSSIBILIDADES DE EMPREENDER
Ainda não existe a consciência da NECESSIDADE, mas existem novas tecnologias capazes de oferecer novos PRODUTOS ou SERVIÇOS. O empreendedor pode criar o mercado consumidor.
6
ALGUNS EXEMPLOS
7
ALGUNS EXEMPLOS
8
Geração de Empresas e Empregos
Como????? Geração de Empresas e Empregos Empregado Empreendedor Autoemprego Pesquisador Empreendedor Funcionário Público Empreendedor Etc., etc.,etc...
9
UMA PRIMEIRA DEFINIÇÃO
Empreendedorismo é o processo de fazer algo novo (criação) e/ou algo diferente (inovação) com o propósito de criar riqueza para os indivíduos e agregar valor para a sociedade.
10
O EMPREENDEDORISMO é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a revolução industrial foi para o século XX".
11
Esta revolução está dentro das Universidades também.
Lógica pela qual as universidades funcionam Lógica de ensino entre Universidade de Bolonha – Primeira do mundo, fundada em 1150. Universidade de Bolonha – Primeira do mundo, fundada em 1150.
12
a lógica de pesquisa entre 1800-2050
Espaço TIM UFMG do Conhecimento: 32 salas de exposição que divulgam a pesquisa universitária em diversas áreas do conhecimento.
13
a lógica da contribuição social 1960-2060;
14
lógica do empreendedorismo 2000-2080
15
lógica ecológica (sustentabilidade) 2020-3000.
16
Principais barreiras para a propagação do empreendedorismo no Brasil
Algumas destas barreiras pertencentes à macro-esfera são o alto custo e a dificuldade de acesso ao capital; políticas governamentais que impõem alta carga tributária, elevados encargos trabalhistas e excesso burocrático-regulatório.
17
No entanto, no nível da micro-esfera alguns pontos importantes onde a comunidade acadêmica pode atuar mais diretamente são: 1) um sistema educacional insuficiente tanto para preparação de mão-de-obra quanto para desenvolvimento do espírito e das habilidades do empreendedorismo entre os estudantes;
18
2) a forte cultura de buscar um emprego na esfera pública e nas grandes empresas privadas;
19
3) a ausência de programas de apoio ao empreendedorismo;
20
4) fraca integração entre as iniciativas empreendedoras existentes e informações sobre o tema.
21
PROPOSTA A educação deve ter um destaque especial, merecendo diversas menções, que vão desde a "melhoria geral no sistema de ensino", até a "introdução de disciplinas e conteúdos específicos de empreendedorismo, principalmente na educação secundária e superior".
22
TAREFAS PARA A PRÓXIMA AULA Começando a compor a nota de P1...
ESTUDO DIRIGIDO SOBRE OS TEXTOS 1 E 2 BREVE PESQUISA SOBRE “QUEM SÃO OS EMPREENDEDORES DE TODOS OS TEMPOS NO BRASIL E NO MUNDO?”
23
POSTAR NO 28 HORAS, QUANDO POSSÍVEL
SUGESTÃO DE MÉTODO 1) Trabalho Individual - Começar pelo Estudo Dirigido, para melhor fixar os conceitos; assim, ao fazer a pesquisa, você estará mais preparado(a). 2) Em duplas: Escolher um personagem que vocês considerem “empreendedor”. Explicar porque consideram assim e fazer breve relato da sua vida e carreira. POSTAR NO 28 HORAS, QUANDO POSSÍVEL
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.