A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas envia um "Menino" para lhes apresentar uma proposta de vida e de liberdade. As Leituras falam de LUZ e de TREVAS.

4 A Luz da libertação volta a brilhar, porque um menino nos foi dado. Na 1ª Leitura, Isaías anuncia a chegada de "uma grande Luz", através de "um Menino", da descendência de Davi. Ele eliminará a guerra, o ódio, o sofrimento e inaugurará uma era de alegria, de felicidade e de paz sem fim. (Is 9,1-6)

5 * Jesus é esse "Menino", que dá sentido pleno a esta profecia. Essa "Luz" é símbolo da presença no mundo do "Filho de Deus", que vai iluminar o mundo, dissipando as trevas do egoísmo e do pecado. Ele "veio de Deus" para vencer as trevas e as sombras da morte e instaurar o mundo novo da justiça, da paz e da felicidade. * O nascimento de Jesus que celebramos esta noite significa que, de fato, este "Reino" chegou e encarnou no meio dos homens.

6 Acolher Jesus, celebrar o seu nascimento, é aceitar esse projeto de justiça e de paz, que ele veio trazer aos homens. Deus não se serve da força e do poder para intervir na História. É através de um "menino", símbolo da fragilidade e da dependência, que Deus propõe aos homens o seu projeto de salvação. Na 2ª Leitura, Paulo destaca que a graça de Deus se manifestou na Encarnação de Jesus Cristo. Mas, se quisermos que a luz se manifeste, precisa viver com equilíbrio, justiça e piedade. (Tito 2,1-14)

7 O Evangelho apresenta a realização da promessa do Profeta: Essa Luz foi trazida ao mundo pelo "Menino" de Belém, e brilhou para os mais pobres... (Lc 2,1-14) A narrativa de Lucas deseja apresentar uma CATEQUESE sobre Jesus, por isso, nos dá umas indicações importantes:

8 - BELÉM é Lugar do nascimento de Jesus (mais teológico). O objetivo do autor é sugerir que este Jesus é o Messias, da descendência de David, anunciado pelos profetas). Fica claro que o nascimento de Jesus se integra no plano de salvação que os profetas anunciaram e cuja realização o Povo de Deus aguardava ansiosamente.

9 - O PRESÉPIO é o Quadro do nascimento. Lucas descreve com pormenores a pobreza e a simplicidade que rodeiam a vinda ao mundo do libertador dos homens: a falta de lugar na hospedaria, a manjedoura dos animais a fazer de berço, os panos improvisados que envolvem o bebê, a visita dos pastores. É na pobreza, na simplicidade, na fragilidade, que Deus se manifesta aos homens e lhes oferece a salvação.

10 Os esquemas de Deus não se impõem pela força das armas, pelo poder do dinheiro ou pela eficácia de uma boa propaganda; mas Deus escolhe vir ao encontro dos homens na simplicidade, na fraqueza, na ternura de um menino nascido no meio de animais, na absoluta pobreza. É assim que Deus entra na nossa história…

11 - OS PASTORES são as Testemunhas do nascimento. Trata-se de gente pobre, temida e discriminada. Lucas coloca esses marginais como as "testemunhas" que acolhem Jesus. Agora, os pobres, os marginalizados, os pecadores, também são convidados a integrar a comunidade da nova aliança, a comunidade do Reino.

12 - Os Títulos dados a Jesus pelos anjos que anunciam o nascimento: Ele é "o Salvador, Cristo Senhor". * "Salvador" era usado para designar o imperador ou os deuses pagãos; Lucas apresenta Jesus como a única alternativa possível a todos os absolutos que o homem cria… "Cristo" equivale a "Messias": aplicava-se a um rei da descendência de David, que viria restaurar o reino ideal de justiça e de paz. Para Lucas, esse rei esperado é o "Menino de Belém".

13 * O título "Senhor" expressa o caráter transcendente da pessoa de Jesus e o seu domínio sobre a humanidade. Com estes três títulos, Lucas apresenta Jesus e define seu papel e sua missão. N A T A L é relembrar e reviver o Nascimento de Cristo, em Belém, há dois mil anos e hoje em todos nós... Algo de NOVO, nasceu dentro de nós?

14 que lhes desejo, é de muita alegria, muito amor, muita paz, que é possível no humilde presépio de nossas casas, que é possível na pobre manjedoura de nosso coração. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS - 24.12.2013 O FELIZ NATAL,

15 Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus http://www.buscandonovasaguas.com Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Noite Feliz Franz Gruber Harpa de Luis Bordon


Carregar ppt "A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google