A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Circulatório O Sistema Circulatório é formado pelo:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Circulatório O Sistema Circulatório é formado pelo:"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Circulatório O Sistema Circulatório é formado pelo:
SANGUE (líquido circulante); VASOS SANGUÍNEOS (canais condutores); CORAÇÃO (bomba propulsora). Sua função é transportar através do sangue água, nutrientes, gás oxigênio e hormônios e recolher os resíduos metabólicos.

2 Coração A função do coração é bombear sangue para todo o corpo.
O coração está apoiado sobre o pulmão esquerdo numa cavidade denominada de MEDIASTINO. O sangue de acordo com o de pigmento respiratório que está carregando é classificado em: Sangue Venoso = sangue rico em gás carbônico (CO2). Sangue Arterial = sangue rico em gás oxigênio (O2). - O coração é formado por quatro cavidades: dois átrios (um esquerdo e um direito) localizados na parte superior e dois ventrículos (um esquerdo e um direito) localizados na parte inferior.

3 Coração Não existe comunicação entre os átrios e nem entre os ventrículos. Sem comunicação entre o lado esquerdo e o direito do coração não há mistura do sangue arterial com o sangue venoso, promovendo assim, um melhor aproveitamento do oxigênio. O átrio direito se comunica com o ventrículo direito através da válvula tricúspide e o átrio esquerdo se comunica com o ventrículo esquerdo através da válvula bicúspide. Essas válvulas impedem o refluxo de sangue. O músculo responsável pela contração involuntária do coração é chamado de MIOCÁRDIO.

4 Coração O coração realiza DOIS MOVIMENTOS:
Sístole = é o movimento de contração do miocárdio, expulsando o sangue do coração. Diástole = é o movimento de relaxamento do miocárdio, fazendo com que as cavidades cardíacas se encham de sangue.  O ventrículo esquerdo é mais espesso e musculoso do que o direito, pois precisa bombear sangue com mais pressão para o corpo inteiro.

5 Veias Cavas Superior e Inferior
Pequena Circulação ou Circulação Pulmonar Ventrículo Direito Artéria Pulmonar PULM ÕES Veias Pulmonares Átrio Esquerdo Grande Circulação ou Circulação Sistêmica Átrio Direito Veias Cavas Superior e Inferior VentrículoEsquerdo Artéria Aorta COR PO


Carregar ppt "Sistema Circulatório O Sistema Circulatório é formado pelo:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google