A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade"— Transcrição da apresentação:

1 A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
Renascimento A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade

2 Renascimento O primeiro renascimento cultural inicio-se no século XII com o surgimento das universidades e maior preservação dos manuscritos antigos. No entanto, no séc XVI que alastra-se pela Europa o movimento que busca a revificação do homem e procura despertar a consciência de si próprio e do universo. As inovações científicas iniciadas com as grandes navegações , o acúmulo de capital, e a descoberta de novos mundos provocaram uma maior valorização dos valores terrestres.

3 O mecenato é praticado pela burguesia, príncipes e papas- trata-se de financiar artistas e colecionar obras de arte, como forma de projetar-se socialmente. O mecenato só é possível devido ao acúmulo de capital. O renascimento é uma manifestação da cultura burguesa.

4 Renascimento -elementos
Elementos medievais: Temas religiosos Figuras do Antigo e Novo Testamento. Crença em Deus , Céu e Inferno Preocupação com o homem, porém como criatura que provém de Deus Elementos da Antiguidade Grega e Romana: Elementos mitológicos Preocupação com a proporção , forma e movimento na arte. Pesquisas científicas no campo da física, matemática e astronomia

5 Valores presentes nas obras renascentistas
Antropocentrismo: o homem é centro de todas as coisas. Hedonismo: valorização de prazeres terrenos e espirituais. Racionalismo: valoriza a forma, a proporcionalidade e o método. Naturalismo: estimula o domínio do homem sobre a Natureza. Otimismo e Individualismo: o homem do renascimento domina tudo e não precisa do mundo sobrenatural. Paganismo e classicismo: mitos, lendas gregas e romanas. Os homens são tão heróicos que se assemelham aos deuses.

6 Renascimento-Antropocentrismo

7 Renascimento -Hedonismo

8 Renascimento- Paganismo

9 Renascimento-Elementos Antigos

10 Renascimento classicismo

11

12 Renascimento Elementos Medievais

13 Renascimento – Racionalismo x Temas Religiosos

14 Renascimento –Racionalismo-Kepler –órbitas elípticas

15 Renascimento-Racionalismo- Copérnico e o Heliocentrismo

16 O cientista polonês, Nicolau Copérnico ( ), baseado em cálculos matemáticos, concluiu que os planetas, inclusive a Terra giravam ao redor do Sol. Essa teoria passou a chamar-se heliocentrismo. O resultado de suas pesquisas só seria divulgado no séc. XVI. Galileu Galilei confirmou o heliocentrismo.

17 Renascimento- Leonardo da Vinci Renascimento- Leonardo da Vinci
Físico, Matemático, pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, etc. Fez o projeto do helicóptero, estudou o corpo humano dissecando cadáveres. Antes de pintar, fazia desenhos dos tipos a serem retratados. O apóstolo João na Santa Ceia é desenhado e é nomeado em um dos seus esboços.

18 Renascimento – Leonardo da Vinci


Carregar ppt "A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google