A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Roma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Roma."— Transcrição da apresentação:

1 Roma

2 Roma A obra literária Eneida de Virgílio conta a Fundação de Roma no séc. VIII a.C e o governo de reis Etruscos. Em 509 a.C os patrícios transformaram Roma numa República. patrícios romanos

3 Grupos Sociais na República- Res- Coisa Publica –de todos
Patrícios:proprietários de terras férteis, de rebanhos e minas- tinham o butim da guerra. Exerciam o poder político no Senado e na Magistratura. Plebeus:comerciantes ou artesãos. Livres não tinham acesso ao poder político. Clientes; livres, geralmente camponeses. Necessitavam dos patrícios para ter direitos políticos. Escravos: por guerra ou dívidas. Privados de direitos.

4 Roma Estrutura da República:(509 a.C a 27 a.C)
ditador: indicado pelo Senado. cônsules: presidia o exército e o culto. pretor : exercia funções judiciárias. censores: faziam a contagem da população e definiam critérios que consideravam a renda anual dos cidadãos. edis: policiais –organizavam o espaço. Tribunos: representantes do povo Pretor romano.

5 Roma Na época da República desenvolveu-se o direito escrito e Romano.
Foi introduzido por pressão da plebe que não suportava mais ser explorada pelos patrícios. A primeira parte desse Direito foi a Lei das Doze tábuas.- dava direito ao cidadão de apelar contra decisões da justiça, usando um defensor.

6 Outros momentos de luta pela participação política;
Tibério propôs a reforma agrária e o fim da política do pão e do circo. Foi assassinado. Caio Graco barateou o preço do trigo, consegui distribuir lotes públicos e procurou estender a cidadania italiana às pessoas de origem latina da Península Itálica. Irmãos Graco

7 Império (27 a.C-476 d.C) Em 59 d.C- Roma conheceu generais ditadores, que fizeram a expansão, entre eles Júlio Cesar: “Veni, vidi, vinci.”( Vim, vi e venci) 44 a.c- César foi morto . O Império se expandiu com o aumento da escravidão, das áreas agrícolas, com o aperfeiçoamento de portos e canais Pós -Cesar: Nero (68 d.c) Promoveu Pão e Circo como seu antecessor Otávio Augusto. Aumentou espetáculos no coliseu, desconfiava de tudo e de todos, perseguiu cristãos, matou a esposa.

8 Cultura e Guerra: próxima aula!!!


Carregar ppt "Roma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google