A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filo Mollusca (Moluscos)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filo Mollusca (Moluscos)"— Transcrição da apresentação:

1 Filo Mollusca (Moluscos)
Do latim, mollis = mole Animais de corpo mole, geralmente protegidos por uma concha calcária. Vivem em quase todos os ambientes (dulcícolas, marinhos e terrestres) Maioria de vida livre O filo possui 150 mil espécies descritas (2º maior – artrópodes é o 1º) Exemplos:

2

3 Filo Mollusca (Moluscos)
Organização Corporal Básica: Triblásticos, celomados e simetria bilateral; Sistema circulatório aberto (maioria);

4 Na hemocele, a hemolinfa entra em contato direto com os tecidos.
sangue Na hemocele, a hemolinfa entra em contato direto com os tecidos. Hemocele ou hemocelas

5 Filo Mollusca (Moluscos)
Organização Corporal Básica: Triblásticos, celomados e simetria bilateral; Sistema circulatório aberto (maioria); Sistema respiratório: respiração por brânquias (maioria) ou por “pulmões” (regiões da epiderme ricamente vascularizadas); Sistema Nervoso: gânglios unidos entre si por cordões nervosos (nervos) e conectados a nervos sensoriais; Sistema excretor: metanefrídios. Reprodução: sexuada com espécies monóicas (ex: caramujos) e dióicas (ex: mexilhões), fecundação externa e interna (depende da espécie) e desenvolvimento direto ou indireto (larvas trocófora e véliger)

6 Filo Mollusca (Moluscos)
Organização Corporal Básica: O corpo é dividido em 3 partes básicas: cabeça, pé e saco (ou massa) visceral. Cabeça Concentra os órgãos do sentidos, que incluem 2 pares de tentáculos, um deles com olhos;

7 Filo Mollusca (Moluscos)
Organização Corporal Básica: O corpo é dividido em 3 partes básicas: cabeça, pé e saco (ou massa) visceral. Cabeça Concentra os órgãos do sentidos, que incluem 2 pares de tentáculos, um deles com olhos; Boca com língua raspadora (rádula), exclusiva dos moluscos.

8 Filo Mollusca (Moluscos)
Organização Corporal Básica: O corpo é dividido em 3 partes básicas: cabeça, pé e saco (ou massa) visceral. - Massa musculosa cuja função varia de acordo com os grupos considerados, servindo para andar, escavar, fixar em objetos submersos, etc.

9 Filo Mollusca (Moluscos)
Organização Corporal Básica: O corpo é dividido em 3 partes básicas: cabeça, pé e saco (ou massa) visceral. Massa Visceral - Acima do pé, há uma bolsa que abriga os órgãos internos (vísceras). A massa visceral é revestida por uma dobra da epiderme dorsal, denominada manto. Além de revestimento, o manto responde pela produção da concha calcária.

10 Filo Mollusca (Moluscos)
O desenvolvimento de cada uma das partes corporais varia muito nos diferentes grupos de moluscos; A presença e a forma da concha, bem como o desenvolvimento relativo da cabeça, pé e massa visceral caracterizam as diferentes classes deste filo: Bivalves (Bivalvia), Gastrópodes (Gastropoda) e Cefalópodes (Cephalopoda).

11 Filo Mollusca (Moluscos)
Classe Bivalves: Todos aquáticos, dulcícolas ou marinhos; A concha possui duas valvas articuladas; A cabeça não é desenvolvida e algumas espécies possuem órgãos sensoriais na borda do manto; O pé é achatado e bem desenvolvido; Podem viver fixados, enterrados e poucos são capazes de se locomover abrindo e fechando as valvas rapidamente.

12 Filo Mollusca (Moluscos)
Classe Bivalves: São animais filtradores; Respiração branquial; Exemplos: ostras, mexilhões, mariscos, etc. Sifão exalante Sifão inalante

13 Filo Mollusca (Moluscos)
Classe Gastrópodes: Vivem em todos os ambientes (dulcícolas, marinhos e terrestres); A maioria possui concha espiralada; Algumas indivíduos não possuem concha (lesmas); A cabeça é desenvolvida, apresentando nitidamente os tentáculos sensoriais. O pé é bem desenvolvido e atua na locomoção. Uma glândula próxima à boca secreta um muco sobre o qual o pé desliza, deixando um rastro mucoso; Exemplos: caracóis, caramujos, lesmas, etc.

14 Filo Mollusca (Moluscos)
Classe Gastrópodes: Sistema respiratório – a maioria respira por brânquias. As espécies terrestres respiram por “pulmões” formados por regiões da epiderme ricamente vascularizadas; O nome da classe se deve ao fato de que seus representantes possuem a massa visceral sobre o pé (do grego, gastro = estômago e podos = pé)

15 Filo Mollusca (Moluscos)
Classe Cefalópodes: Todos marinhos ; Alguns têm concha interna (ex: lulas) chamadas “pena”, outros a concha é externa (ex: náutilo) e outros não possuem concha (ex: polvo);

16 Filo Mollusca (Moluscos)
Classe Cefalópodes: Todos marinhos ; Alguns têm concha interna (ex: lulas) chamadas “pena”, outros a concha é externa (ex: náutilo) e outros não possuem concha (ex: polvo); A cabeça é bem desenvolvida, assim como órgãos do sentido, com destaque para os olhos, comparáveis ao de vertebrados. Ligados à cabeça existem braços e tentáculos fortes, providos de ventosas, que são utilizados para captura de presas e defesa; O pé é modificado em um sifão propulsor de água (locomoção por natação “a jato”);

17 Filo Mollusca (Moluscos)
Classe Cefalópodes: Possuem uma glândula de tinta: lança uma substância escura que pode confundir os predadores. Sistema circulatório é fechado (são os moluscos mais ágeis); O nome da classe se deve ao fato de que seus representantes possuem a cabeça bem desenvolvida ligada diretamente aos pés (do grego, kephalos = cabeça e podos = pés)

18 Importância Econômica: Produção de Pérolas

19 Importância Econômica: alimentação
Importância medicinal: podem ser vetores de doença: esquistossomose

20 Importância Revisão do ciclo de vida do Schistosoma mansoni:


Carregar ppt "Filo Mollusca (Moluscos)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google