A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Itinerante 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Itinerante 2010."— Transcrição da apresentação:

1 Itinerante 2010

2 Organograma Simplificado da Diretoria de Tecnologia Educacional
2

3 Objetivo da Oficina Fornecer, ao educador, elementos de reflexão teórico-metodológica de apoio ao uso dos recursos tecnológicos, disponíveis na escola, para o aprimoramento da prática pedagógica e planejamento desse uso de forma crítica, coerente e responsável. 3

4 Reflexão Video “ Refletindo sobre as mudanças 4

5 Encaminhamento da Prática
Escreva quais suas experiências positivas na utilização das tecnologias disponíveis na escola, bem como, as que sente maior dificuldade em utilizar. 5

6 MÍDIA IMPRESSA 6 6

7 REFLEXÃO Por centenas de anos, ler e escrever têm sido os principais métodos de comunicação entre as pessoas. Vocês diriam que tal mídia está para terminar? Qual a importância da conservação do saber coletivo através do material impresso? Qual a importância do livro na sua vida? Você acredita que o livro está com os dias contados ante as novas mídias como a Internet? 7 7

8 Mídia Impressa Vídeo “Memórias Póstumas de Brás Cubas” 8

9 9 9

10 Especificidades da Mídia Impressa
Insubstituível Linear Duradoura 10 10

11 Especificidades da Mídia Impressa
Vídeo Help Desk 11 11

12 Mudanças nas Práticas Sociais da Escrita
12 12

13 Mudanças nas Práticas Sociais da Escrita
13 13

14 LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
*Presença física do Interlocutor *Expressão articulada de som *Imediatismo *Espontânea *Gestos, entonações e Expressões *Ausência física do interlocutor *Uso de sinais gráfico *Planejamento prévio *Assíncrona *Registro sistematizada *Permanência 14 14

15 15 15

16 “A TV é uma grande contadora de história”. (MORAN)
MÍDIA AUDIOVISUAL Concepção de TV “A TV é uma grande contadora de história”. (MORAN) - Formadora de opinião 16 16

17 - Meio de comunicação em massa
17

18 Entretenimento

19 - Geradora de conhecimentos
Vídeo “ TV Paulo Freire” 19

20 - Geradora de conhecimentos
20

21 Demonstração programação TV Paulo Freire
21

22 Reconhecimento dos Sujeitos
Formação Continuada Divulgação da Escola TV Paulo Freire Fonte de Pesquisa Mostrar o cotidiano da Escola Reconhecimento dos Sujeitos Entretenimento 22

23 Reflexão Qual é o papel da escola no contexto audiovisual?
- Colaborar na formação dos cidadãos; - Importância da utilização da TV para uso pedagógico; - Discussão coletiva sobre os programas televisivos veiculados pelas TV's abertas; - TV Comercial e TV Educativa 23

24 Intencionalidade TV Comercial TV Educativa Formação Continuada Venda
Aprofundamento teórico Entretenimento Divulgação das ações das instituições de ensino da rede pública estadual paranaense. Venda Consumo Entretenimento Distração 24

25 Trecho do filme “O espelho tem duas faces” .
Mediação Trecho do filme “O espelho tem duas faces” . 25

26 Mediação [...] um ato, expresso na ação do professor, que intervém de forma planejada entre o aluno e o objeto de aprendizagem, articulando recursos para conduzir esse aluno na construção do conhecimento, sendo o professor o articulador entre o aprendiz e o objeto do conhecimento. (FERREIRA apud VOSGERAU, 2010)‏ 26

27 Pressupostos da Mediação
Concepção de Sujeito Necessidade de Mediação Planejamento 27 27

28 MEDIAÇÃO Em relação ao trecho do filme “O sorriso da Monalise 1 e 2”
Quanto à postura na sala de aula, qual é concepção de ensino e de aprendizagem demonstrada pelo professor? 28 28

29 INTERAÇÃO E COLABORAÇÃO
(Primo, 2007, apud CYSNEIROS, 2010)‏ 29

30 Portal Dia-a-Dia Educação
“ Espaço virtual vertical que explora o tema educação em profundidade.” (DITEC, 2010)‏ 30 30

31 Recursos da SEED na Web Ambiente Pedagógico Colaborativo
Produção orientada e colaborativa 31 31

32 Ambiente E-escola - Moodle
Cursos a distância com interação e colaboração 32 32

33 Interação e Colaboração na web
33

34 Recursos de Atualização, Pesquisa, Informação e Ensino
Páginas das disciplinas e áreas do conhecimento 34 34

35 Interação e Colaboração no Portal Dia-a-Dia-Educação
Avaliação, Identificação de Erros, Indicação e Comentários Envio de Colaborações Relato de Experiência 35 35

36 Fale Conosco 36 36

37 PESQUISA ESCOLAR 37 37

38 Pesquisar é preciso 38

39 Pesquisa Escolar “ […] é uma maneira inteligente de estudar e aprender”. [...] (Rocha, 1996)‏ 39 39

40 Pesquisa é processo que deve aparecer em todo o trajeto educativo, como princípio educativo que é, na base de qualquer proposta emancipatória. Se educar é sobretudo motivar a criatividade do próprio educando, para que surja o novo mestre, jamais o discípulo, a atitude de pesquisa é parte intrínseca. Pesquisar toma aí contornos muito próprios e desafiadores, a começar pelo reconhecimento de que o melhor saber é aquele que sabe superar-se. (PEDRO DEMO, 2006, p )‏ 40 40

41 Características da Pesquisa Escolar
Elaboração da criticidade Curiosidade científica Descoberta da realidade Comprovação de fenômenos 41 41

42 Mediação da Pesquisa Toda pesquisa precisa de mediação 42 42

43 Papel do Professor e a Pesquisa Escolar
- Fontes - Orientação - Conhecimento - Use os meios - Supere-se 43 43

44 Bases de busca 44 44

45 Série Educando - Biologia
Vídeo Série Educando - Biologia 45 45

46 A partir do pressuposto de que o planejamento fundamenta a transformação das tecnologias em recursos tecnológicos, aponte a partir das charges as possibilidades desses recursos que você, professor(a), seleciona como apoio à sua prática pedagógica. 46

47 ITINERANTE 2010 SEED – Secretaria de Estado da Educação
DITEC – Diretoria de Tecnologia Educacional CRTE – Coordenação Regional de Tecnologia na Educação 47


Carregar ppt "Itinerante 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google