Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Itinerante 2010
2
Organograma Simplificado da Diretoria de Tecnologia Educacional
2
3
Objetivo da Oficina Fornecer, ao educador, elementos de reflexão teórico-metodológica de apoio ao uso dos recursos tecnológicos, disponíveis na escola, para o aprimoramento da prática pedagógica e planejamento desse uso de forma crítica, coerente e responsável. 3
4
Reflexão Video “ Refletindo sobre as mudanças 4
5
Encaminhamento da Prática
Escreva quais suas experiências positivas na utilização das tecnologias disponíveis na escola, bem como, as que sente maior dificuldade em utilizar. 5
6
MÍDIA IMPRESSA 6 6
7
REFLEXÃO Por centenas de anos, ler e escrever têm sido os principais métodos de comunicação entre as pessoas. Vocês diriam que tal mídia está para terminar? Qual a importância da conservação do saber coletivo através do material impresso? Qual a importância do livro na sua vida? Você acredita que o livro está com os dias contados ante as novas mídias como a Internet? 7 7
8
Mídia Impressa Vídeo “Memórias Póstumas de Brás Cubas” 8
9
9 9
10
Especificidades da Mídia Impressa
Insubstituível Linear Duradoura 10 10
11
Especificidades da Mídia Impressa
Vídeo Help Desk 11 11
12
Mudanças nas Práticas Sociais da Escrita
12 12
13
Mudanças nas Práticas Sociais da Escrita
13 13
14
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
*Presença física do Interlocutor *Expressão articulada de som *Imediatismo *Espontânea *Gestos, entonações e Expressões *Ausência física do interlocutor *Uso de sinais gráfico *Planejamento prévio *Assíncrona *Registro sistematizada *Permanência 14 14
15
15 15
16
“A TV é uma grande contadora de história”. (MORAN)
MÍDIA AUDIOVISUAL Concepção de TV “A TV é uma grande contadora de história”. (MORAN) - Formadora de opinião 16 16
17
- Meio de comunicação em massa
17
18
Entretenimento
19
- Geradora de conhecimentos
Vídeo “ TV Paulo Freire” 19
20
- Geradora de conhecimentos
20
21
Demonstração programação TV Paulo Freire
21
22
Reconhecimento dos Sujeitos
Formação Continuada Divulgação da Escola TV Paulo Freire Fonte de Pesquisa Mostrar o cotidiano da Escola Reconhecimento dos Sujeitos Entretenimento 22
23
Reflexão Qual é o papel da escola no contexto audiovisual?
- Colaborar na formação dos cidadãos; - Importância da utilização da TV para uso pedagógico; - Discussão coletiva sobre os programas televisivos veiculados pelas TV's abertas; - TV Comercial e TV Educativa 23
24
Intencionalidade TV Comercial TV Educativa Formação Continuada Venda
Aprofundamento teórico Entretenimento Divulgação das ações das instituições de ensino da rede pública estadual paranaense. Venda Consumo Entretenimento Distração 24
25
Trecho do filme “O espelho tem duas faces” .
Mediação Trecho do filme “O espelho tem duas faces” . 25
26
Mediação [...] um ato, expresso na ação do professor, que intervém de forma planejada entre o aluno e o objeto de aprendizagem, articulando recursos para conduzir esse aluno na construção do conhecimento, sendo o professor o articulador entre o aprendiz e o objeto do conhecimento. (FERREIRA apud VOSGERAU, 2010) 26
27
Pressupostos da Mediação
Concepção de Sujeito Necessidade de Mediação Planejamento 27 27
28
MEDIAÇÃO Em relação ao trecho do filme “O sorriso da Monalise 1 e 2”
Quanto à postura na sala de aula, qual é concepção de ensino e de aprendizagem demonstrada pelo professor? 28 28
29
INTERAÇÃO E COLABORAÇÃO
(Primo, 2007, apud CYSNEIROS, 2010) 29
30
Portal Dia-a-Dia Educação
“ Espaço virtual vertical que explora o tema educação em profundidade.” (DITEC, 2010) 30 30
31
Recursos da SEED na Web Ambiente Pedagógico Colaborativo
Produção orientada e colaborativa 31 31
32
Ambiente E-escola - Moodle
Cursos a distância com interação e colaboração 32 32
33
Interação e Colaboração na web
33
34
Recursos de Atualização, Pesquisa, Informação e Ensino
Páginas das disciplinas e áreas do conhecimento 34 34
35
Interação e Colaboração no Portal Dia-a-Dia-Educação
Avaliação, Identificação de Erros, Indicação e Comentários Envio de Colaborações Relato de Experiência 35 35
36
Fale Conosco 36 36
37
PESQUISA ESCOLAR 37 37
38
Pesquisar é preciso 38
39
Pesquisa Escolar “ […] é uma maneira inteligente de estudar e aprender”. [...] (Rocha, 1996) 39 39
40
Pesquisa é processo que deve aparecer em todo o trajeto educativo, como princípio educativo que é, na base de qualquer proposta emancipatória. Se educar é sobretudo motivar a criatividade do próprio educando, para que surja o novo mestre, jamais o discípulo, a atitude de pesquisa é parte intrínseca. Pesquisar toma aí contornos muito próprios e desafiadores, a começar pelo reconhecimento de que o melhor saber é aquele que sabe superar-se. (PEDRO DEMO, 2006, p ) 40 40
41
Características da Pesquisa Escolar
Elaboração da criticidade Curiosidade científica Descoberta da realidade Comprovação de fenômenos 41 41
42
Mediação da Pesquisa Toda pesquisa precisa de mediação 42 42
43
Papel do Professor e a Pesquisa Escolar
- Fontes - Orientação - Conhecimento - Use os meios - Supere-se 43 43
44
Bases de busca 44 44
45
Série Educando - Biologia
Vídeo Série Educando - Biologia 45 45
46
A partir do pressuposto de que o planejamento fundamenta a transformação das tecnologias em recursos tecnológicos, aponte a partir das charges as possibilidades desses recursos que você, professor(a), seleciona como apoio à sua prática pedagógica. 46
47
ITINERANTE 2010 SEED – Secretaria de Estado da Educação
DITEC – Diretoria de Tecnologia Educacional CRTE – Coordenação Regional de Tecnologia na Educação 47
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.