A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENSO ESCOLAR 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENSO ESCOLAR 2011."— Transcrição da apresentação:

1 CENSO ESCOLAR 2011

2 OBJETIVOS DO CENSO ESCOLAR
Manter um cadastro único e centralizado de escolas, alunos e docentes/auxiliares de educação infantil. Garantir a qualidade e fidedignidade das informações prestadas ao Censo Escolar. Identificar a duplicidade de cadastro de alunos e docentes.

3 OBJETIVOS DO CENSO ESCOLAR
As informações coletadas no Censo Escolar servem de base para: Cálculo do coeficiente de distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).

4 OBJETIVOS DO CENSO ESCOLAR
Repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), entre outros. Para que o aluno possa fazer a inscrição no ENEM, ele deverá estar OBRIGATORIAMENTE vinculado ao censo.

5 A Portaria nº 316/2007, em seu Art.1º diz:
RESPONSABILIDADES DAS ESCOLAS NO PREENCHIMENTO DOS DADOS PORTARIA Nº316/2007 A Portaria nº 316/2007, em seu Art.1º diz: “O Censo Escolar da Educação Básica será realizado em regime de colaboração entre a União, os estados e os municípios, a partir de um processo descentralizado de coleta de dados individualizados de alunos, turmas, profissionais de educação e de escolas, coordenados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP)”.

6 E em seu Art. 4º , parágrafo I diz:
RESPONSABILIDADES DAS ESCOLAS NO PREENCHIMENTO DOS DADOS PORTARIA Nº316/2007 E em seu Art. 4º , parágrafo I diz: “Para a execução do processo censitário, caberão as seguintes atribuições e responsabilidades. I-aos diretores e dirigentes dos estabelecimentos de ensino público e privado, responder ao Censo Escolar no sistema “Educacenso”, responsabilizando-se pela veracidade das informações declaradas;

7 RESPONSABILIDADES DAS ESCOLAS NO
PREENCHIMENTO DOS DADOS PORTARIA Nº316/2007 Com isso, todas as escolas, de todas as redes deverão preencher os dados do Censo Escolar, dentro dos prazos estipulados pelo INEP/MEC, sendo que as escolas que não o fizerem estarão sujeitas ao recebimento de uma “Notificação Extra Judicial”, enviada pelo INEP/MEC, pelo não cumprimento da Portaria.

8 CRONOGRAMA DE PRAZOS DO CENSO 2011
PORTARIA Nº 98 Art. 1º Ficam estabelecidas, para as diversas etapas e atividades do processo de execução do Censo Escolar da Educação Básica de 2011, que será realizado via Internet em todo o território nacional, as seguintes datas: Abertura do Sistema Educacenso na Internet para entrada de dados: Data: 25/05/2011

9 CRONOGRAMA DE PRAZOS DO CENSO 2011
PORTARIA Nº 98 b) Período de coleta, digitação e exportação dos dados pela Internet, tendo como data de referência para as informações prestadas o dia 25/05/2010, denominado Dia Nacional do Censo escolar da Educação Básica. Data inicial: 25/05/2011 Data final: 14/08/2011

10 CRONOGRAMA DE PRAZOS DO CENSO 2011
PORTARIA Nº 98 c) Envio dos dados preliminares ao Ministério da Educação para publicação no Diário Oficial da União. Data inicial: 01/09/2011 Responsável: Diretoria de Estatísticas Educacionais-DEED/INEP

11 CRONOGRAMA DE PRAZOS DO CENSO 2011
PORTARIA Nº 98 e) Reabertura do Sistema Educacenso na Internet para conferência e correção de erros de informações: Data inicial: a partir da data da publicação dos resultados preliminares no Diário Oficial da União. Data final: 30 dias após a publicação dos resultados preliminares no Diário Oficial da União.

12 CRONOGRAMA DE PRAZOS DO CENSO 2011
PORTARIA Nº 98 f) Correção das inconsistências apontadas no relatório enviado pelo INEP, diretamente no sistema Educacenso na Internet. Data inicial: a partir da data da publicação dos resultados preliminares no Diário Oficial da União.: Data final: 30 dias após a publicação dos resultados preliminares no Diário Oficial da União.

13 CRONOGRAMA DE PRAZOS DO CENSO 2011
PORTARIA Nº 98 h) Verificação Final dos dados processados após análise e correção de inconsistências no sistema Educacenso. Data : 35 dias a contar do prazo final para correções. Envio dos dados finais resultantes das correções e verificações do Censo Escolar da Educação Básica/2011 ao Ministério da Educação para publicação no Diário Oficial da União: Data:24/11/2011

14 Acesso ao Sistema Educacenso
Como acessar o Sistema Educacenso: E no site http//sitio.educacenso.inep.gov.br, o INEP também disponibiliza um Hotsite, dando o passo a passo para o preenchimento do Educacenso.

15 Acesso ao Sistema Educacenso
Como acessar a escola: O usuário cadastrado no sistema vai em AUTENTICAR e coloca seu CPF com a respectiva senha.

16 Acesso ao Sistema Educacenso
No caso de esquecimento da senha, quem cadastra uma nova, é o próprio usuário, na mesma tela onde informa seu CPF. Basta clicar em Alterar/Cadastrar Senha - Informar o CPF e validador. A nova senha irá para o .

17 Orientação de Preenchimento
O Sistema Educacenso deve preferencialmente ser preenchido dessa forma: 1 – ESCOLA 2 – TURMA 3 – ALUNO 4 – DOCENTE

18 Orientação de Preenchimento
Cadastro da Escola As escolas que informaram o censo em 2010, terão quase a totalidade de seus dados já preenchidos. É necessário que sejam revistos cuidadosamente, e alterado o que for necessário. Ao acessar a escola, abrirá uma tela “Termo de Compromisso”, que deverá ser lida e estar de acordo, para continuar o cadastro.

19 Orientação de Preenchimento
Cadastro da Escola Após a toda a conferência preencher o Campo de Autenticação, ele é obrigatório para dar continuidade ao preenchimento.

20 Caracterização Física
Orientação de Preenchimento Caracterização Física Conferir os campos que já vieram preenchidos e informar os campos (Total de Funcionários/Docentes e Oferta de Merenda) como são Dados Variáveis precisam ser atualizados. Atencão para a informacao de quadra escolar.

21 Orientação de Preenchimento
Dados Educacionais Todos os campos deverão ser preenchidos, pois são Dados Variáveis, e podem mudar a cada ano. S

22 Orientação de Preenchimento
Dados Educacionais Muito cuidado no preenchimento da Modalidade/Etapa ofertada pela escola, pois disso depende o cadastramento de Turmas para vincular Alunos e Docentes.

23 Dados Educacionais Atendimento Educacional Especializado
Orientação de Preenchimento Dados Educacionais Atendimento Educacional Especializado Destina-se a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação matriculados no ensino regular. .

24 Dados Educacionais Atendimento Educacional Especializado
Orientação de Preenchimento Dados Educacionais Atendimento Educacional Especializado Caracteriza-se como complementar ou suplementar ao ensino regular, portanto não substitui a escolarização em turma comum, é concomitante à escolarização. . S

25 Dados Educacionais Atendimento Educacional Especializado
Orientação de Preenchimento Dados Educacionais Atendimento Educacional Especializado Pode ser ofertado na sala de recursos multifuncionais da própria escola, de outra escola ou em centro especializado. . S

26 Dados Educacionais Atividades de Complementação Curricular
Orientação de Preenchimento Dados Educacionais Atividades de Complementação Curricular São aquelas de livre escolha da escola, que se enquadram ao currículo obrigatório, tais como: atividades recreativas, artesanais, artísticas, de esporte, lazer, culturais, de reforço escolar, entre outras.. .

27 Orientação de Preenchimento
Dados Educacionais Modalidades/Etapas A escola deverá informar as Modalidades: Ensino Regular /Educação Especial/ Educação de Jovens e Adultos .

28 Orientação de Preenchimento
Dados Educacionais Modalidades/Etapas Para cada modalidade informar a etapa correspondente: Educação Infantil/Ensino Fundamental/Ensino Médio/Educação de Jovens e Adultos . S

29 Orientação de Preenchimento
Dados Educacionais Após o término do preenchimento do Dados Educacionais, ir para o menu Remanejamento. . S

30 Orientação de Preenchimento
Remanejamento Essa opção permite remanejar todas as turmas, alunos e docentes informados no ano anterior, fazendo as atualizações necessárias.

31 Orientação de Preenchimento
Remanejamento O primeiro remanejamento a ser feito, deverá ser o de Turmas, o sistema trará as turmas do ano anterior com seu respectivos alunos que deverão ser vinculados nas turmas remanejadas ou cadastradas como novas se for necessário.

32 Orientação de Preenchimento
Remanejamento Após o remanejamento de Turmas e Alunos, deverá ser feito o remanejamento de docentes que também deverão ser vinculados nas turmas remanejadas ou novas.

33 Orientação de Preenchimento
Remanejamento O aluno /docente que não pertence a escola, não será vinculado. Não é permitido exclusão de cadastro de Aluno/Docente.

34 Alunos/Docentes Novos na escola
Orientação de Preenchimento Alunos/Docentes Novos na escola Os alunos/docentes vindos de outras escolas, já terão seus dados cadastrados no sistema e para vinculá-los deverá ser pesquisado na opção: “Pesquisar alunos”, ou “Pesquisar Docentes” preenchendo todos os campos de pesquisa.

35 Orientação de Preenchimento
Cadastro Docente Para 2011 foram incluídos dois novos campos: Situacão do curso superior: Se concluído ou em andamento; Situacão funcional / regime de contratacão: Concursado efetivo, contrato temporário ou contrato terceirizado.

36 Validação dos Dados Informados
Orientação de Preenchimento Validação dos Dados Informados Após o preenchimento de todos os dados, Turmas/Alunos/Docentes o sistema apresenta dois tipos de consistências de erros/avisos: Consistências Simples Consistências de Críticas Cruzadas

37 Validação dos Dados Informados
Orientação de Preenchimento Validação dos Dados Informados Consistências Simples São apresentadas a cada cadastro preenchido, elas mostram Avisos, Erros e Erros Impeditivos, que são mostrados na tela para correção.

38 Validação dos Dados Informados
Orientação de Preenchimento Validação dos Dados Informados Os Erros Impeditivos não permitem que se passe para o próximo cadastro enquanto não forem corrigidos.

39 Validação dos Dados Informados
Orientação de Preenchimento Validação dos Dados Informados As Consistências de Críticas Cruzadas aparecem depois de todos os cadastros serem preenchidos e cruzam os cadastros entre si.

40 Validação dos Dados Informados
Orientação de Preenchimento Validação dos Dados Informados Exemplo: Se no Cadastro da Escola (Dados Educacionais) é informado que a escola oferta Educação Especial, é preciso ter turmas com alunos e docentes nessa Modalidade.

41 Orientação de Preenchimento
Fechamento do Censo Quando o sistema não listar mais nenhum erro de consistência a escola deve solicitar o “Fechamento do Censo”, emitindo o recibo com as informações prestadas.

42 Orientação de Preenchimento
Fechamento do Censo Se houver necessidade de alguma correção após o fechamento, basta solicitar a Retificação dos Dados, e a escola será reaberta para efetuar a correção, não esquecendo de solicitar o fechamento novamente. .

43 Orientação de Preenchimento
Solicitamos que o preenchimento do Educacenso seja feito até o dia 15 de julho. Tal solicitacao se faz necessária para que a Equipe do Nre possa dar suporte, pois nas últimas semanas o site costuma ficar lento, e a equipe estará em período de auditorias ficando inviável o atendimento individualizado.


Carregar ppt "CENSO ESCOLAR 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google