A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MUITOS TIPOS DE MÚSICA Dependendo da época e do lugar em que vive o compositor, da sua intenção com a música, dos instrumentos musicais que tem à disposição,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MUITOS TIPOS DE MÚSICA Dependendo da época e do lugar em que vive o compositor, da sua intenção com a música, dos instrumentos musicais que tem à disposição,"— Transcrição da apresentação:

1 MUITOS TIPOS DE MÚSICA Dependendo da época e do lugar em que vive o compositor, da sua intenção com a música, dos instrumentos musicais que tem à disposição, do público a que se destina a música e de muitos outros fatores, a composição musical pode pertencer a determinados gêneros e formas musicais.

2 OS GÊNEROS MUSICAIS A classificação leva em consideração
quem executa a música, em que situações e, de uma maneira geral, por que ela é executada.

3 Dentro dessa perspectiva, consideramos como gêneros:
música étnica; música folclórica; música popular; músicas criadas pela indústria cultural; música erudita.

4 Música tradicional ou Étnica
É a música de raiz, feita pelo povo, normalmente com caráter de ritual. Esse tipo de música mantém-se há séculos da mesma forma, refletindo as crenças e a vida dos povos.

5 Fazendo parte desse gênero, citamos a indígena, a de tribos africanas, a dos aborígines australianos, entre outras.

6 Música folclórica A música folclórica normalmente é aquela criada e aceita coletivamente, que mostra idéias e sentimentos comuns de um grupo.

7 A maioria das músicas folclóricas é transmitida por tradição oral, tem compositor desconhecido e é divulgada e transformada com o passar do tempo.

8 MÚSICA POPULAR É a música feita por autor conhecido e que, normalmente, alcança todas as camadas da sociedade. A maior parte das músicas populares possui grandes produções artísticas e certo apoio da mídia, e é característica dos centros urbanos.

9 Compositores como Raul Seixas, Chico Buarque, Caetano Veloso, Elis Regina, Gilberto Gil, Roberto Carlos e outros são exemplos típicos da Música Popular Brasileira (MPB).

10 MÚSICA CRIADAS PELA INDÚSTRIA CULTURAL
São as músicas de massa ou comerciais. Aquelas feitas para serem assimiladas por um grande número de pessoas, com estrutura de composição simples e cuja intenção é o consumo alienado da população.

11 Ela é estritamente ligada à moda e considerada arte de consumo.
Às vezes, alguns grupos fazem muito sucesso em um ano e depois somem do mercado completamente.

12 MÚSICA ERUDITA É a feita normalmente por pessoas que estudaram ou estudam música formalmente. Considera-se música erudita toda música que não é popular, étnica, folclórica ou comercial.

13 Dentro de cada classificação, encontramos composições com uma intenção:
PROFANA RELIGIOSA

14 MÚSICAS RELIGIOSAS Em todos os cinco gêneros de música (étnica, folclórica, popular, indústria cultural e erudita), podemos encontrar músicas religiosas, ligadas à espiritualidade e à religiosidade dos povos.

15 Independentemente da crença religiosa, todos os povos possuem músicas para rezar, agradecer, celebrar, abençoar ou pedir bênçãos aos seus deuses.

16 MÚSICAS PROFANAS Considera-se música profana toda aquela que não é religiosa: músicas de divertimento, de dança, para dormir, guerrear, trilhas sonoras, para relaxar etc. Em todos os gêneros, encontramos músicas profanas.


Carregar ppt "MUITOS TIPOS DE MÚSICA Dependendo da época e do lugar em que vive o compositor, da sua intenção com a música, dos instrumentos musicais que tem à disposição,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google