A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO EM AÇÃO º SEMESTRE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO EM AÇÃO º SEMESTRE"— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 2º SEMESTRE
Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná NRE - Pato Branco FORMAÇÃO EM AÇÃO º SEMESTRE PROPOSTA INTERDISCIPLINAR QUÍMICA E LEM Técnicas responsáveis: Daiane e Renata

2 QUÍMICA MATÉRIA E SUA NATUREZA, BIOGEOQUÍMICA E QUÍMICA SINTÉTICA SUBSTÂNCIAS, LIGAÇÕES E REAÇÕES QUÍMICAS, FUNÇÕES DA QUÍMICA INORGÂNICA ALIMENTO LEM DISCURSO COMO PRÁTICA SOCIAL RECEITA – LEITURA (Identificação do tema, Léxico), ESCRITA (Intencionalidade, Ortografia, Classes Gramaticais), ORALIDADE (Pronúncia)

3 OBJETIVOS EDUCACIONAIS
Estabelecer relações interdisciplinares e contextuais, além das áreas a fim; Proporcionar a articulação do conhecimento, integrando as disciplinas escolares; Reduzir a fragmentação do currículo, garantindo que o conhecimento produzido nas diferentes disciplinas proporcione o desenvolvimento social do estudante; Utilizar os conhecimentos da Química e da LEM para resolver um problema ou compreender um determinado conteúdo sob pontos de vista diferentes; Buscar dar significado ao conteúdo curricular, permitindo relação entre o que se aprende na escola e o que se faz, vive e observa no dia-a-dia; Perceber que os conteúdos de ensino não se restringem à lógica interna das disciplinas, mas que relacionam-se com temas socias relevantes.

4 OBJETIVOS CONCEITUAIS
Aplicar os conceitos aprendidos nas disciplinas de LEM e de Química a uma atividade diária; Reconhecer as transformações microscópicas e macroscópicas que ocorrem ao processarmos os alimentos; Desenvolver nos alunos uma maior conscientização, conhecimento e interpretação acerca das substâncias químicas e como elas interagem em nossas vidas; Construir e reconstruir conceitos químicos com fundamentação científica, de modo que o aluno compreenda a interdependência de tais conceitos sob uma perspectiva social; Compreender a organização e a função social, bem como os sentidos que emergem do Gênero Receita em LEM; Entender a função do uso de verbos no imperativo em LEM; Produzir um texto do gênero receita; Apresentar suas ideias com clareza em LEM.

5 ? LEVANTANDO HIPÓTESES AULA DE QUÍMICA 1ª Atividade - Texto
ASSISTIR O VÍDEO: De onde vem o pão?

6 LEVANTANDO HIPÓTESES Propor uma discussão a respeito das transformações químicas ocorridas na fabricação do pão. QUESTÕES NORTEADORAS: Do que é feito o pão? Conceito de substâncias compostas, características e propriedades das substâncias. De onde vem o pão? Transformações químicas. Como o pão cresce? Conceito de Reação Química, Reação de fermentação. Por que a massa do pão cresce quando aquecida? Fatores que afetam a velocidade de uma reação (temperatura).

7 LEVANTANDO HIPÓTESES Tarefa de casa: QUESTÕES NORTEADORAS:
Por que os pães apresentam bolhas no seu interior? Liberação de substâncias gasosas nas reações químicas. Se são feitos da mesma substância (farinha), o que difere os pães dos bolos? Composição dos fermentos biológico e químico. Padeiros podem ser considerados químicos? Por quê? Questões sociais. Os alunos devem elaborar um texto reflexivo sobre as questões apresentadas acima. Tarefa de casa: Pesquisar receitas de pão para trabalhar na aula de LEM.

8 GÊNERO RECEITA AULA DE LEM 2ª Atividade - DEBATE
Divisão da turma em grupos para identificação das características da receita Função Social Para que serve este gênero? Como tomamos conhecimento desse gênero? Onde se encontram escritos? Quem costuma ler textos desse gênero? São textos que divertem ou ensinam? Como percebemos isso?

9 Socializar as respostas entre os grupos
GÊNERO RECEITA Conteúdo Temático As receitas exploram que assunto? Por quê? Do que falam as receitas? Qual a importância da receita? Estrutura Composicional Como estão organizadas as receitas? O que há de comum em todas elas? E de diferente? Socializar as respostas entre os grupos

10 ATIVIDADES Apresentar uma receita em LEM com espaços em branco no lugar dos verbos; Explicar o modo imperativo; Exercícios com o modo imperativo.

11 EXPERIMENTAÇÃO AULA DE QUÍMICA 3ª Atividade – Prática Experimental
Construindo e Reconstruindo Conceitos AULA DE QUÍMICA 3ª Atividade – Prática Experimental Material necessário: Fermento Biológico Fermento Químico Água (fria e morna) Açúcar Vinagre Garrafas plásticas Balão de aniversário

12 Construindo e Reconstruindo Conceitos
EXPERIMENTAÇÃO Construindo e Reconstruindo Conceitos Experimento 1: Adicione duas colheres de sobremesa de fermento biológico em três garrafas plásticas diferentes e enunere-as. Na garrafa 1, adicione 100mL de água fria, feche o gargalo da garrafa com um balão. Observe e anote o resultado. Na garrafa 2, adicione 100mL de água morna, feche o gargalo da garrafa com um balão. Observe e anote o resultado. Na garrafa 3, acrescente uma colher de açúcar, espere 3 minutos. Em seguida adicione 100mL de água morna, feche o gargalo da garrafa com um balão. Observe e anote o resultado.

13 Construindo e Reconstruindo Conceitos
EXPERIMENTAÇÃO Construindo e Reconstruindo Conceitos Experimento 2: Enumere 3 garrafas plásticas. Na garrafa 1, adicione 100mL de água fria. Acrescente uma colher de sobremesa de fermento químico, feche o gargalo da garrafa com um balão. Observe e anote o resultado. Na garrafa 2, adicione 100mL de água morna. Acrescente uma colher de sobremesa de fermento químico, feche o gargalo da garrafa com um balão. Observe e anote o resultado. Na garrafa 3, adicione 50mL de vinagre e 50mL de água morna. Acrescente uma colher de sobremesa de fermento químico, feche o gargalo da garrafa com um balão. Observe e anote o resultado.

14 Construindo e Reconstruindo Conceitos
EXPERIMENTAÇÃO Construindo e Reconstruindo Conceitos Converse com a turma sobre o que foi observado. Construir e reconstruir conceitos sobre: Substâncias compostas; Transformações químicas; Compostos iônicos; Formação de íons; Dissociação iônica e ionização; Conceito de ácido; Reações químicas; Fatores que afetam a velocidade de uma reação; Reação de fermentação.

15 Receita Sadia - Pão Doce Caseiro?
PRODUÇÃO DE VÍDEO AULA DE LEM 4ª Atividade – Vídeo Mostrar um vídeo de preparo do pão/bolo em LEM. Receita Sadia - Pão Doce Caseiro? Em grupo, escrever uma receita de pão/bolo em LEM; Criar um vídeo explicando em LEM: 1) Os ingredientes; 2) O modo de preparo; 3) As transformações químicas que ocorrem no preparo do pão/bolo.

16 Planejamento Conjunto
COMO AVALIAR??? Planejamento Conjunto = Avaliação Conjunta Materias produzidos que serão avaliados (Instrumentos de Avaliação): TEXTO RECEITA VÍDEO

17 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
QUÍMICA Identifique as substâncias compostas e suas propriedades; Compreenda as transformações químicas; Reconheça as diferenças entre a ação dos fermentos químicos e biológicos; Diferencie dissociação iônica e ionização; Identifique as substâncias iônicas; Compreenda a formação de íons; Conceitue ácido; Identifique e equacione uma reação química; Identifique as condições necessárias para a ocorrência de uma reação química; Entenda os diferentes tipos de reações químicas, compreendendo-as como transformação microscópicas e macroscópicas da matéria; Compreenda e traduza conceitos químicos e suas transformações em linguagem química e simbólica.

18 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
LEM LEITURA: Identifique o tema, amplie o léxico, perceba o ambiente no qual circula o gênero; ESCRITA: Elabore textos atendendo as características do gênero, Utilize adequadamente os recursos linguísticos como pontuação uso e função dos pronomes e verbos; ORALIDADE: Apresente ideias com clareza, exponha objetivamente seus argumentos.

19 IDEIAS Fechamento da Atividade
Elaboração de um Concurso de sanduiche e/ou bolo Construção de um liVRO DE RECEITAS Produção de uma maquete - vulcão


Carregar ppt "FORMAÇÃO EM AÇÃO º SEMESTRE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google