A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE"— Transcrição da apresentação:

1 PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE 9º ANO/8ª SÉRIE 1 2011 1

2 Todas as “disciplinas” do currículo são avaliadas?
Quais conhecimentos são prioritariamente verificados na Prova Brasil e SAEB? Todas as “disciplinas” do currículo são avaliadas?

3 As avaliações apresentam um panorama somente do ensino-aprendizagem dos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática?

4 Em que medida as avaliações nos revelam um panorama do ensino-aprendizagem?
À medida que são avaliados conhecimentos fundamentais: Leitura Resolução de problemas

5 Ensinar a leitura é tarefa apenas do professor de Língua Portuguesa?
E a resolução de problemas? Estes conhecimentos apresentam relações com todas as disciplinas do currículo?

6 Segundo o relatório do PISA, de 2010, que reflete a avaliação conduzida em 2009, o Brasil continua abaixo da média mundial, seja na leitura, na matemática ou em ciências. Levando em consideração apenas a avaliação da leitura, na qual foram avaliados adolescentes brasileiros – todos na faixa de 15 anos -, o Brasil atingiu apenas 412 pontos, enquanto a média sugerida pelo programa é de 492, mantendo-o abaixo de países como Colômbia, Trinidad e Tobago e Tailândia. Sendo que tal pontuação coloca o Brasil na 53º posição, dentre os 65 países avaliados.

7 Sobre a leitura... Pressuposto: não existe aula sem leitura!
O domínio da leitura (e da interpretação) de diversos gêneros textuais é condição para a aprendizagem de conhecimentos de todas as áreas.

8 Não é um aprendizado espontâneo. Exige mediação do professor.
É condição, também, para a formação do cidadão crítico que tanto almejamos. Porém... Não é um aprendizado espontâneo. Exige mediação do professor. (...) os professores devem atribuir à leitura objetivos concretos para ser alcançados com os alunos, não apenas levar textos para que eles tomem conhecimento de algum conteúdo do currículo, mas para que eles tenham a capacidade de entender e pensar criticamente acerca do assunto presente no texto (MUSTIFAGA E GOETTMS, 2008, p.199).

9 Assim... o trabalho com a leitura não pode ficar a cargo apenas dos professores de Língua Portuguesa, mas abranger todas as disciplinas, todos os profissionais da escola. É um compromisso de toda a escola!

10 Sobre alguns exemplos:
A leitura nas aulas de Arte: Como a leitura de imagens e palavras pode levar o meu aluno a compreender suas influências na maneira de ser e agir das pessoas? Qual é o papel das imagens na formação cultural?

11 A leitura nas aulas de Geografia:
Como a leitura nas aulas de Geografia pode contribuir para análise da sociedade de forma geral, na compreensão das contradições existentes na sociedade e na relação desta com a natureza? “[...] ler e escrever em geografia é ler o mundo de maneira com que o aluno saiba situar-se (não só localizar-se e descrever) e posicionar-se.” (NEVES, 1999, p. 81)

12 Sobre a resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio ...
A resolução de problemas pode ser utilizada como um recurso pedagógico? De onde parte a “problematização”? A resolução de problemas exige a aplicação de conhecimentos de todas as áreas?

13 Sobre alguns exemplos :
A resolução de problemas na Ed. Física Como o trabalho com os jogos na Educação Física pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento lógico?

14 O tratamento da informação e a Geografia
Como a interpretação de gráficos e tabelas auxilia na compreensão da transformação demográfica, a distribuição espacial e os indicadores estatísticos da população?

15 Por fim... Não se trata de “preparar” os alunos para as avaliações externas e nem de tomar seus descritores como definidores do currículo. Mas sim de perceber a relevância dos conhecimentos avaliados nas provas para a formação do educando e como estes apresentam relações com conteúdos das diversas disciplinas.

16 MUSTIFAGA, Maria Bernadete e GOETTMS, Juliane
MUSTIFAGA, Maria Bernadete e GOETTMS, Juliane. Leitura significativa – prática em todas as disciplinas do currículo escolar. Visão Global, Joaçaba, v. 11, n. 2, p , jul./dez. 2008 NEVES, Iara C. B. (Org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1999.


Carregar ppt "PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google