A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALGAR LÊ – CORREIO EDUCAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALGAR LÊ – CORREIO EDUCAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ALGAR LÊ – CORREIO EDUCAÇÃO
Formação Continuada – MAIO Cadernos de sugestões de atividades Relembrando... as partes do Jornal Correio Troca de experiências – atividades como jornal Mais sugestões... Em foco: notícia e reportagem Temática Paz – algumas ideias

2 Revisitando os cadernos de sugestões de atividades Jornal Correio
Caderno 1 - amarelo Desafio do último encontro: O jornal é uma janela para o mundo que integra a sala de aula e a realidade O caminho da notícia - páginas 11 à 16 Trabalhando o jornal na sala de aula -páginas 17 à 34- Trabalho em grupo

3 Trabalho em grupo Trabalhando o jornal na sala de aula
-páginas 17 à 34- O grupo lê um nº de páginas (a definir) e discutirá a adequação destas atividades para as séries em que cada professor do grupo atua. (10 min) Plenária (20 min)– Alguém do grupo fará a exposição sobre uma atividade que o grupo julgou mais interessante.

4 Relembrando... As partes do Jornal Correio
Capa Como é? O que contém? O que posso explorar com meus alunos? Cadernos Quais cadernos compõe e Jornal Correio? Quais editoriais aparecem no decorrer da semana? Gêneros Quais gêneros jornalísticos?

5 Troca de experiências... Valorizando as experiências positivas!
Como estamos utilizando do jornal em nossas salas de aula?

6 Em foco: Gêneros: Notícia & Reportagem

7 O que é notícia? ‘Notícia é em princípio, tudo aquilo que um jornal publica; mas em sentido técnico, enquanto gênero, a definição de notícia é mais restritiva. A notícia em sentido técnico refere-se a um texto com as seguintes características: informativo e centrada nos fatos; caracterizado pela existência de um título, de subtítulos, de um parágrafo inicial chamado lead/lide onde se procura responder a seis questões consideradas fundamentais (O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Porquê?); estruturado por um método chamado «pirâmide invertida» que apresenta os fatos por uma ordem decrescente de importância e organizado em blocos, de tal modo que, idealmente, a subtração de qualquer um destes a partir do fim do texto não deverá perturbar a leitura do que restar.’  ‘Notícia é aquilo que o editor, em seu poder,reinterpretou (esquentou), viu-lhe um novo ângulo (pôs um molho), publicou...’ - Importância de se considerar o suporte e de comparar como um mesmo fato é tratado em diferentes suportes-

8 O que é reportagem? Informações colhidas por um repórter.
Como a notícia, a reportagem também é um gênero jornalístico. Seu objetivo é dar a conhecer um fato com maior profundidade, ampliando o enfoque sobre ele por meio da apresentação de dados estatísticos, mapas, gráfico, fotografias, etc., além da opinião da equipe de reportagem e de pessoas envolvidas com o assunto. · Procurando manter a neutralidade da imprensa em relação aos assuntos e fatos abordados usam-se uma linguagem impessoal. Entretanto, em algumas situações a linguagem deixa transparecer a posição jornalística sobre o fato ou assunto tratado. · Uma reportagem é formada de vários textos, nos quais normalmente são apresentados fatos, opiniões, dados estatísticos, tabelas e mapas relacionados ao assunto principal. · A linguagem é clara, objetiva, direta, tendendo à impessoalidade, acessível à maioria dos leitores, embora deixe claras as opiniões dos jornalistas. Informações colhidas por um repórter. Diferenças entre o repórter do jornal escrito e o repórter televisivo.

9 A notícia de modo geral, descreve o fato e, no máximo, seus efeitos e consequências. A reportagem busca mais: partindo da própria notícia, desenvolvendo uma sequência investigativa que não cabe na notícia. Assim, apura não somente as origens do fato, mas suas razões e efeitos. A notícia não esgota o fato; a reportagem pretende fazê-lo.

10 Em foco os gêneros: notícia e reportagem
Outros elementos: manchete, título, linha fina, foto, legenda, lead/lide, abre, retrancas, chapéus. Alteração da estrutura da reportagem do jornal escrito a partir da influência da internet.

11 Algumas ideias e sugestões...
Hemeroteca A leitura diária  coletiva do jornal  na sala  e em seguida a seleção das principais notícias e matérias que irão compor os  arquivos  da hemeroteca da sala. Painéis O professor é que criará a logística de organização da hemeroteca e dos painéis da sala e da escola. Uma sugestão é organizar grupos de apoio: alunos responsáveis por organizar a hemeroteca, grupo que organiza o painel...

12 Seguindo a notícia – Acompanhar as notícias e/ ou reportagens que tratam de um mesmo fato ao longo de um período – Ex.:H1N1 Um texto puxa outro – intertextualidade – selecionada uma reportagem, os alunos trazem outros textos de outros gêneros que tratam do mesmo tema – Ex.:Fizemos isto com a reportagem H1N1 no encontro passado. Subdivisão dos cadernos do jornal e os alunos, semanalmente elegem reportagens de cada caderno que merecem destaque no painel. Painel temático - Em vez de subdividir o painel de acordo com os cadernos do Jornal, pode-se subdividí-lo em assuntos diversos tais como: política, economia, lazer, esporte, atualidade, turismo e outros. Ex.: EDUCAÇÃO Paz - Painél com textos que remetem à temática paz - O novo olhar para a paz

13 Troca de ideias sobre atividades possíveis
Relacionar títulos às chamadas Ler a notícia e questionar: Qual assunto? O que aconteceu? Por quê? Onde? Com quem? Algum aluno pode recontar a notícia?

14 Dar a chamada e o aluno cria o título
Dar o título e o aluno cria a chamada Dar três títulos e eleger o que seria a manchete do dia Dar a notícia/reportagem sem o primeiro parágrafo(lead) e o aluno terá de criá-lo.

15 Encontrar na notícia/reportagem informações que complementam as respostas do lead
Dar o lide, manchete, linha fina e imagem mas não tem a notícia na íntegra: O aluno elabora questões que seria respondidas pela notícia/reportagem Ler a notícia e encontrar as respostas para as suas perguntas.

16 Produção de reportagem:
Passos de como montar uma reportagem: a) Entrevistem pessoas que possam opinar a respeito do assunto e/ou procurem informações sobre ele em jornais e revistas. Reúnam alguns textos sobre os acontecimentos principais, curiosidades, entrevistas, estatísticas, fotos. b) Organizem o material obtido e escrevam a reportagem procurando transmitir junto com as informações o ponto de vista do grupo e dos entrevistados sobre o assunto. c) Procurem estabelecer conexões entre o assunto principal e assuntos paralelos, por meio de citações, trechos de entrevistas, tabelas, mapas, boxes informativos, estatísticas, fotografias, etc. d) Escrevam em linguagem objetiva e clara e empreguem a variedade padrão da língua. e) Tenha em mente o leitor de sua reportagem – colegas da sua classe e de outras, professores, familiares e amigos. f) Planejem o aspecto visual da reportagem, isto é, a distribuição dos textos em colunas ou não a posição das fotos, títulos, tabelas, etc. Lembrem-se de que as fotos devem ser acompanhadas de legendas. Dêem à reportagem um título que atrais a atenção do leitor e, ao mesmo tempo, indique o assunto que ela tem por tema. Se julgarem necessário, criem também um subtítulo. g) Montem a reportagem e façam uma revisão cuidadosa, seguindo esses passos: observe se a reportagem apresenta informações, opiniões e diferentes pontos de vista sobre o assunto. Observe se há conexão entre o fato principal e fatos paralelos, feita por meios de citações, trechos de entrevistas, boxes informativos, fotografias, etc. Observe se a linguagem está de acordo com o gênero textual e adota a variedade padrão da língua. Modifique o que for necessário e sob a orientação do professor, apresentem sua matéria jornalística.

17 Leitura de imagem: Ex.:Levar uma imagem que remete à temática paz:  - Imaginar possíveis reportagens a que tal imagem possa ilustrar - Criação de manchetes para estas possíveis reportagens - Criação do lead da reportagem (o quê, quem, quando, onde, como e por quê)

18 Cigarra é abrigada por Formiga generosa
Notícias e Reportagens a partir de fábulas e contos de fadas: “A cigarra e as formigas” de Esopo e a paródia de Monteiro Lobato TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS: Cigarra é abrigada por Formiga generosa Letícia Emanuele Barchaki Na noite anterior, dia 11 desse mesmo mês, na rua Presidente Prudente, no bairro de Formiganópolis, a cantora Cigarra foi abrigada pela Formiga. Algumas pessoas que estavam próximas viram e acharam bem interessante. O fotógrafo Sr. Gafanhoto aproveitou para fazer uma matéria. Hoje, dia 12, ficamos sabendo que a Formiga convidou a Cigarra para morar com ela, mas com a condição de que ela não pare de cantar. É claro que ela aceitou. Tornaram–se grandes amigas.

19 Assassinato da Cigarra
Douglas Felipe de Oliveira Sviech Ontem à tarde, dia 11 de agosto às 16 horas na rua da Manga, número 52, próximo ao bar do Pulga, houve um chamado para a polícia: os moradores encontraram a Cigarra morta de frio. Os policiais isolaram o local e começaram a reunir provas. Peritos acreditam que ela morreu de hipotermia. A dona Libélula diz ter visto tudo e acusou a Formiga da morte da Cigarra. A Formiga estava fugindo. As autoridades deram ordem de prisão e ela foi levada ao 13º Distrito Policial para prestar depoimento. A Formiga assumiu o crime.

20 Binômio Fantástico – livro: “A gramática da Fantasia” - Recortar e misturar as manchetes construindo um binômio fantástico riquíssimo para a produção textual de gêneros diversos.

21 Uso de palavras-chave para atividades de alfabetização, ortografia e estudo dos efeitos de sentido da palavra Produção de frases Textos coletivos Leitura de imagens e produção de textos orais Professor escriba do aluno ou dos grupos de alunos.

22 Temática Paz. O primeiro dos bens, depois da saúde, é a paz interior
Temática Paz... O primeiro dos bens, depois da saúde, é a paz interior. François La Rochefoucauld


Carregar ppt "ALGAR LÊ – CORREIO EDUCAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google