A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)"— Transcrição da apresentação:

1 Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Núcleo Pedagógico Língua Portuguesa / Matemática

2 Palavras-chave do Conteúdo (Item 2)
Competência Leitora e Escritora; Currículo e Tecnologia; Ensino Fundamental – Anos Finais; Formação Continuada.

3 Tipo de Apresentação (Item 3)
Power Point.

4 Objetivos (Item 4) Oferecer formação continuada aos professores de Língua Portuguesa e de Matemática de todas as unidades escolares que atendem o Ensino Fundamental (EF) Anos Finais; Promover o fortalecimento da gestão da sala de aula (prática docente), articulando os conteúdos das diferentes áreas e o aprimoramento das competências leitora e escritora dos alunos do EF Anos Finais; Propiciar a reflexão e a socialização de práticas que possam fortalecer a gestão pedagógica, de modo a promover a melhoria da qualidade da educação.

5 Conteúdo (Item 5) Estudo dos documentos oficiais do Estado de São Paulo (Matriz de Referência para Avaliação do SARESP e o Currículo de Matemática) com foco na leitura e interpretação de conteúdos, habilidades e competências por meio da classificação de questões, mapeamento de percurso e elaboração de Planos de Aula.

6 Metodologia (Item 6) Encontros presenciais; Palestras - vídeos;
Palestras com parceria das Editoras; Oficinas.

7 Justificativa (Item 7) A linguagem é peça fundamental para a elaboração de raciocínios complexos e para o aprendizado, que pode ser entendido como a capacidade de o indivíduo entrar em contato com alguma informação, decodificá-la e organizá-la mentalmente e, a partir daí, ser capaz de utilizar essa informação em outros contextos ou eventos. Assim, o primeiro passo para aprender é ler uma informação. Nesse sentido, o curso visou criar oportunidades para que os professores tenham condições de aprimorar as suas práticas pedagógicas, por meio de trabalhos colaborativos, com ênfase no desenvolvimento das competências leitora e escritora que, por sua vez, servem de base para a aprendizagem das demais disciplinas.

8 Avaliação (Item 8) Os objetivos propostos para a formação continuada oferecida aos professores de Língua Portuguesa e Matemática dos anos finais foi contemplada parcialmente, pois não houve participação de todos os docentes convocados. No que tange ao aprimoramento de planos de aula e situações de aprendizagem (gestão da aprendizagem), observamos um grande avanço em sua elaboração, levando em conta os trabalhos apresentados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-EFAP), em relação aos produzidos nas oficinas presenciais. Em relação ao componente curricular Matemática, o desenvolvimento das competências leitora e escritora foi tratado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-EFAP), portanto, tais competências não foram abordadas no 1º Encontro Presencial.

9 Recursos/Materiais (Item 9)
Vídeos; Textos; Apostilas; Músicas; Softwares; Data Show; Caixas de Som Amplificadas; Acesso Internet.

10 Observações (Item 10) Parcerias; Trabalho em Equipe.


Carregar ppt "Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google