A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO"— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO
Uberaba - MG II ENCONTRO DE EDUCADORES – PROGRAMA ALGAR EDUCA – 04/06/09 Professora : Aparecida Beatriz Severino Araújo

2 Situação de produção: Produção Inicial
A produção inicial da aluna revela que ela não tem a compreensão de que o gênero textual notícia relata um fato, um acontecimento apresentando informações referentes ao assunto e não apenas frases isoladas (mesmo que a aluna pretendesse relatar várias notícias as mesmas se reduziram a tópicos. A aluna não tem conhecimento dos elementos que compõem uma notícia: título, linhas finas, lead (parágrafo inicial), texto, imagens, sem tema e progressão temática.

3 Produção Final Análise da professora
Observa-se que ao final da sequência didática (desenvolvimento dos ateliês) a aluna desenvolveu a habilidade de organizar, sintetizar informações, escrever mantendo a progressão temática. Ela ampliou o conceito do que é uma notícia, reconhecendo o gênero e redigindo seu texto noticioso. Na produção final da aluna verificamos que há título linha fina, lead, texto, imagem e mais, ela procurou dar forma ao texto própria do jornal escrito. Enfim é possível reconhecer que o crescimento da aluna, verificando que a sequência didática proporciona ao aluno tornar-se um produtor de texto proficiente.

4 Intervenções realizadas:
Mediante a falta de conhecimento da aluna quanto à estrutura, aos elementos que compõem o gênero textual notícia, foram desenvolvidas atividades envolvendo: Manuseio do jornal, leitura e reconhecimento notícias Seleção de uma notícia para análise e observação Apresentação de frases e questionamentos (se poderíamos considerá-las notícia,...) Desenvolvimento dos ateliês.

5 Fotos

6 - Desenvolvimento dos ateliês -
Filmes

7

8

9

10

11 “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte
do processo da busca. E ensinar e aprender ,não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria...” Paulo Freire


Carregar ppt "ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google