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Metodologias Equipe do Curso de ES para SMA
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MESSAGE
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MESSAGE Fase de Análise: Fase de Design:
Objetivos: melhor entender o problema, confirmar que aquele é o problema certo a ser resolvido e facilitar o design da solução Descreve papéis, serviços e interações entre os papéis Fase de Design: Design de alto nível: independente de implementação Design de baixo nível: dependente da plataforma de implementação ou arquitetura Estende os diagramas de Classe e Atividades de UML com conceitos relacionados a agentes: Organizações, papéis, metas e tarefas. Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio
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MESSAGE Design de alto nível: Design de baixo nível:
Papéis são associados a agentes Serviços são descritos em termos de tarefas (ações de agentes) Interações são transformadas em protocolos Design de baixo nível: Mapeia os elementos do design de alto nível para elementos computacionais da plataforma de implementação Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio
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Entidades Concretas Agente Organização Papéis Recurso
Entidade autônoma que é capaz de fazer alguma função Serviços: funcionalidades do agente Propósito: motivação do agente para executar algum serviço Organização Grupo de agentes trabalhando juntos para um propósito geral Papéis Interface X Objeto => Papel X Agente Descreve as características externas de um agente em um contexto Recurso Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio
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Atividades Tarefa: Interação Atividade Possui pré e pós-condições
Pode ser sub-dividida em sub-tarefas Interação (conceito tirado da metodologia Gaia) Define os participantes e o propósito que os participantes tentarão atingir Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio
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Estado Mental de Entidades
Metas: Associa um estado a um agente Estado que o agente quer atingir Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio
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Visões Organização Meta/Tarefa Agente/Papel
Modela entidades concretas do sistemas (agentes, organizações, papéis e recursos), o ambiente e os relacionamentos entre eles Meta/Tarefa Descreve as metas, tarefas, estados e dependências entre eles Tarefas podem ser executadas para atingir um objetivo Agente/Papel Foca em agentes e papéis Quais metas são responsabilidades de um agente, quais eventos ele controla, quais tarefas ele sabe executar, ...? Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio
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Visões Interação: Domínio Para cada interação definir...
... quem começa a interação, ... o colaborador, ... a motivação (meta), ... as informações enviadas e recebidas, ... o evento que dispara a conversação, ... Domínio Mostra os conceitos específicos de domínio e as relações que são relevantes para cada sistema em desenvolvimento Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio
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2 1 1 3 2 Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio
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Modelos de Análise (nível 0)
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Vê o sistema como uma caixa preta
Visão da organização Vê o sistema como uma caixa preta Foca no relacionamento entre as entidades e o ambiente organização papel recurso Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio
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Visão de Metas e Tarefas
Decomposição das metas do sistema em sub-metas Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio
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Descreve como um serviço é realizado por uma seqüência de tarefas
Visão de Task/Goal Descreve como um serviço é realizado por uma seqüência de tarefas o serviço Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio
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Modelos de Análise (nível 1)
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Foco no sistema em si identificando as suas funcionalidades
Visão Organizacional Foco no sistema em si identificando as suas funcionalidades Considerar apenas os papéis (pensar nos agentes na fase de design) Descreve o relacionamento entre os papéis e entre os papéis e o ambiente 1 Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio
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Visão Organizacional Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio
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Associação das metas ao papéis
Visão Agente/Papel Associação das metas ao papéis Relacionada as visões de decomposição de metas e organizações Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio
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Visão Agente/Papel Descrição dos papéis
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Descreve quais agente interagem, quando e porquê eles interagem
Visão de Interação Descreve quais agente interagem, quando e porquê eles interagem Detalhes de como interagem são descritos no processo de design Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio
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Visão de Domínio Usar diagrama de classes de UML para representar conceitos do domínio e o relacionamento entre eles Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio
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Fase de Design
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Transição de Análise para Design de alto nível
Identificar os agentes e associar agentes ao papéis Descrever como os serviços são providos através da identificação de tarefas Definir protocolos de interação a partir do refinamento das interações (modeladas na fase de análise) Identificar o comportamento dos papéis nos protocolos de interação Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio
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Atividades da Fase de Design
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Atividades da Fase de Design
Detalhando as entidades: Definição das classes, interfaces, atributos, métodos, e diagramas de UML Seleção da arquitetura para agentes Dependente das funcionalidades definidas no nível de análise Usar a arquitetura: Produzir os agentes da aplicação Atualizar/Modificar as visões: Decisões de design podem ter afetado as visões. Refazer Estruturar os resultados de acordo com a visão de organização Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio
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