A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Auditoria no Terceiro Setor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Auditoria no Terceiro Setor"— Transcrição da apresentação:

1 Auditoria no Terceiro Setor

2 O que é terceiro setor? É o conjunto de entidades filantrópicas, não governamentais e sem fins lucrativos, associado a diversas ações dispersas entre as pessoas que praticam a benemerência, pode ser reunido num único corpo, com propostas, opiniões, culturas ou problemáticas semelhantes entre si.

3 Como surgiu o Terceiro setor
Crise do Estado e do bem-estar social; Crise do desenvolvimento; Crise do meio ambiente;

4 Tipos de entidades que o compõe:
Associações; Fundações; Sindicatos; Cooperativas; Igrejas; Ongs.

5 Desafios do Terceiro Setor
Confiabilidade; Capacidade de atrair pessoas; Combater o desperdício de recursos;

6 Fundos Públicos Recursos a fundo perdido;
Recursos disponíveis na forma de linha de crédito com juros subsidiários; Recursos disponíveis na forma de incentivos fiscais a financiadores privados.

7 Tipos de arrecadação de recursos
Incentivos fiscais; Doações; Patrocínios Transferências orçamentárias.

8 Comprovantes legais Título de utilidade pública- é condição básica para que a entidade usufrua de benefícios fiscais e financeiros por meio de recebimentos, isenções, subvenções, auxílios e doações. Certificado de entidade filantrópica- que isenta essa entidade do INSS patronal.

9 Título de utilidade pública
Obrigações: Ser constituída no país; ter personalidade jurídica; estar em normal funcionamento nos últimos três anos, respeitando seu estatuto; não remunerar e nem conceder vantagens aos diretores e associados;

10 Título de utilidade pública
Comprovar a cada três anos a promoção de atividades científicas, educacionais, culturais, artísticas ou filantrópicas; Comprovar a idoneidade dos diretores; Publicar semestralmente demonstração de receitas e despesas de forma obrigatória; Inscrever o nome e as características da sociedade em livro especial e demonstrar relatórios e demonstrar relatórios de atividades para a sociedade todos os anos.

11 Certificado de entidade filantrópica
Obrigações: Ser constituída no país e estar em plena atividade; Estar inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social do município;

12 Certificado de entidade filantrópica
Estar registrada no Conselho Federal de Assistência Social; Aplicar integralmente seus recursos, seu capital e os resultados do exercício no território nacional para o desenvolvimento e a manutenção da instituição; Não distribuir resultados, bonificações, participações ou parcelas do seu patrimônio; Não remunerar diretores,conselheiros, sócios; Prestar serviços gratuitos, permanentes e sem discriminação de clientela.

13 Qual a importância das empresas investirem no terceiro setor?
Tornam-se mais simpáticas aos olhos do consumidor; Recebem diversos benefícios mercadológicos; Aumentam a assistência aos mais carentes da sociedade

14 O que vem a ser um trabalho de auditoria no terceiro setor?
É um trabalho feito em entidades sem fins lucrativos, onde o auditor vai constatar a idoneidade ou não delas, através dos procedimentos da auditoria.

15 Aspectos importantes para a realização do trabalho do auditor no terceiro setor:
Neutralidade perante as entidades; Conhecimentos técnicos atualizados de contabilidade voltada para o terceiro setor; Manter um contato estreito com as entidades.

16 O processo de auditoria das contas de uma entidade do terceiro setor:
Por meio de visitas; Através das demonstrações contábeis e documentos auxiliares encaminhados trimestralmente; Apreciação do balanço social ; Emissão do parecer de auditoria em conjunto com o relatório.

17 Que tipo de entidade deve se submeter ao trabalho de auditoria
Todas as entidades sem fins lucrativos, exceto Ongs, que tenham receita acima de R$ 600 mil em cada um dos últimos três exercícios.

18 O que essas entidades podem fazer para auxiliar o trabalho de auditoria de contas
É fundamental que a Fundação valorize e dê base para o contador realizar seu trabalho, que é importantíssimo e serve para retratar o desenvolvimento da entidade .

19 Por que é necessária a auditoria no terceiro setor?
Justamente para acabar com o pensamento de "pilantropia".Por isso, o auditor luta pela transparência das contas de entidades sem fins lucrativos, o que é possível com o trabalho isento e neutro.


Carregar ppt "Auditoria no Terceiro Setor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google