A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos de Economia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos de Economia"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Economia
Marco Antonio S. Vasconcellos Manuel Enriquez Garcia 3º Edição | 2009 | 1

2 Introdução à Microeconomia
Capítulo 4 Introdução à Microeconomia 2 2 2

3 custos de oportunidade ou implícitos; agentes da demanda;
4.1 Introdução A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços de bens e serviços e de fatores de produção em mercados específicos. É o estudo do funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço, predominando a visão de mercado como um todo. Abordagem econômica: custos de oportunidade ou implícitos; agentes da demanda; empresa: capital, trabalho, terra e tecnologia; empresário: sujeito da atividade econômica; objeto: complexo de bens corpóreos e incorpóreos; empresa: complexo de relações jurídicas que unem o sujeito ao objeto da atividade econômica. 3

4 4.2 Pressupostos básicos da análise microeconômica
4.2.1 A hipótese coeteris paribus: ao analisar um mercado específico parte-se da hipótese de que tudo o mais permanece constante. 4.2.2 Papel dos preços relativos: são mais importantes os preços de um bem em relação aos demais do que os preços absolutos das mercadorias. 4.2.3 Objetivos da empresa: análise tradicional aponta para o princípio da racionalidade, a busca do empresário pela maximização dos lucros, mas outras correntes apontam para aumento da participação nas vendas do mercado ou maximização da margem sobre os custos de produção. 4

5 política de preços da empresa; previsões de demanda e faturamento;
4.3 Aplicações da análise microeconômica: preocupa-se em explicar como se determina o preço dos bens e serviços e dos fatores de produção. Também busca responder questões como: por que, quando o preço de um bem se eleva, a quantidade demandada desse bem deve cair, coeteris paribus? Para as empresas, a análise microeconômica pode subsidiar as seguintes decisões: política de preços da empresa; previsões de demanda e faturamento; previsões de custos de produção; decisões ótimas de produção; avaliação e elaboração de projetos de investimentos; política de propaganda e publicidade; localização da empresa; 5

6 diferenciação de mercados;
avaliação de projetos de investimentos públicos; efeitos de impostos sobre mercados específicos; política de subsídios; fixação de preços mínimos na agricultura; fixação do salário mínimo; controle de preços; política salarial; política de tarifas públicas; política de preços públicos; leis antitruste. 4.4 Divisão do estudo microeconômico 4.4.1 Análise da demanda: teoria da demanda divide-se em teoria do consumidor e teoria da demanda de mercado. 6

7 4.4.2 Análise da oferta: teoria da oferta de um bem ou serviço subdivide-se em oferta da firma individual e oferta de mercado. Abordagens: teoria da produção: analisa as relações entre quantidades físicas do produto e fatores de produção. teoria dos custos de produção: incorpora quantidades físicas e preços dos insumos. 4.4.3 Análise das estruturas de mercado: determina-se preço e quantidade de equilíbrio de um bem ou serviço, a partir da demanda e da oferta de mercado. 7

8 Estrutura dos bens e serviços: concorrência perfeita;
concorrência imperfeita; monopólio; oligopólio. Estrutura do mercado de fatores de produção: monopsônio; oligopsônio. Neste último, a busca de fatores produtivos é chamada demanda derivada. 8

9 4.4.4 Teoria do equilíbrio geral: leva em conta inter-relações entre todos os mercados.
teoria do bem-estar: estuda como alcançar soluções socialmente eficientes para o problema de alocação ou distribuição dos recursos. análise das imperfeições de mercado: situações nas quais os preços não são determinados isoladamente em cada mercado. teoria do equilíbrio geral e teoria do consumidor são abstratas, pois utilizam modelos matemáticos de razoável grau de dificuldade. 9


Carregar ppt "Fundamentos de Economia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google