Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Mercado Introdução MERCADO O estudo de mercado constitui o ponto de partida para a elaboração de projetos. O dimensionamento do mercado representa uma aproximação, para que se estabeleçam os limites adequados ou as condições ótimas do programa. ENGENHARIA INVESTIMENTO FINANCIAMENTO CUSTOS
2
Internacional Mercado Global 100% Local Regional Mercado do Projeto
3
ELASTICIDADE ELASTICIDADE Definimos como Elasticidade a intensidade com que a procura de um bem aumenta em resposta a uma baixa de preço (elasticidade-preço) ou a uma elevação de renda (elasticidade-renda).
4
Elasticidade dos Produtos
DEMANDA OFERTA ESSENCIALIDADE DO PRODUTO POSSIBILIDADE DE SUBSTITUIÇÃO GRAU DE ELASTICIDADE
5
Visão rápida de Segmentos de mercado
6
Ciclo de Vida do Produto
SATURAÇÃO DESENVOLVIMENTO INTRODUÇAÕ CRESCIMENTO DECLÍNIO PRÉ PRODUTO
7
Etapas do Estudo de mercado
Coleta de Antecedentes: informações estatísticas e não estatísticas; Análise dessas informações e Projeções de Tendências; Delimitação da Área; Dimensionamento da Procura; Estrutura da Oferta
8
PROJEÇÃO PROJEÇÃO È importante saber que o crescimento do consumo é o resultado ou o somatório de vários fatores como renda, gostos do consumidor, população, preços e políticas governamentais Com a suposição de que os mesmos fatores do passado continuarão no futuro, a influenciar a demanda e a oferta, a tendência histórica se fundamenta para fazer suas previsões.
9
Evolução anual Populacional dos municípios estudados
10
Rendas médias da população nos 16 anos nos municípios
11
Média da população nos 16 anos nos municípios estudados
12
População de 80 anos ou mais de idade por sexo
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.