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Serra das Paridas, Lençóis, 2010
Desfile de 7 de setembro. Seabra, 1960 Palmeiras. 1948 Casa Museu, Morro do Chapéu, 2008. Parnaíba, Iraquara, 2010 Internato Feminino, Instituto Ponte nova, Wagner, 2010 Serra das Paridas, Lençóis, 2010
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Preservando o Patrimônio Cultural
Desfile de 7 de setembro. Seabra, 1960 Palmeiras. 1948 Casa Museu, Morro do Chapéu, 2008. Parnaíba, Iraquara, 2010 Internato Feminino, Instituto Ponte nova, Wagner, 2010 Serra das Paridas, Lençóis, 2010 Preservando o Patrimônio Cultural
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"Só existem dois dias do ano em que não podemos fazer nada.
O ontem e o amanhã". Mahatma Ghandi
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Educação Patrimonial Proteção legal: Tombamento – bens móveis e imóveis Registro – bens imateriais Intervenção – conservação, recuperação e restauração de bens materiais Dinamização – difusão, sustentabilidade
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Conhecer Amar Proteger
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Construção do conhecimento sobre os Bens Culturais
Identificação Levantamento e mapeamento dos bens culturais do município. Baseia-se no conhecimento da história e da memória do município, desde seus primeiros habitantes até os dias atuais. O levantamento e mapeamento são instrumentos de orientação às ações do poder público e das comunidades para a implementação da política cultural local, bem como para as ações de preservação.
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Construção do conhecimento sobre os Bens Culturais
Registro ou Fichamento Coleta de informações sobre cada Bem Cultural, com vistas a formação de dossiê municipal. Inclui pesquisas, entrevistas, documentação audiovisual e coleta de documentos e outros materiais.
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Construção do conhecimento sobre os Bens Culturais
Consolidação Organização e formatação de dossiês sobre os Bens Culturais do município, contendo o material pesquisado, fotos, vídeos, mapas.
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Construção do conhecimento sobre os Bens Culturais
Divulgação O dossiê é divulgado para subsidiar o conhecimento sobre os bens de interesse de preservação e fatores de degradação; as ações do poder público local, do Conselho de Patrimônio Cultural e entidades civis; a pesquisa (estudos temáticos), o planejamento urbano, turístico e ambiental, a definição de áreas e diretrizes de proteção e a educação patrimonial.
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Leis de Proteção União Estado Município
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UNIÃO: ESTADO: Constituição Nacional 1988.
Artigos 215 e 216 referem-se à proteção devida ao Patrimônio Material e Imaterial ESTADO: Lei Estadual 8895/03 regulamentada pelo Decreto Lei 10039/06
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MUNICÍPIO: PDDU Leis específicas de Proteção
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O ato de TOMBAMENTO de um Bem Material ou o REGISTRO de um Bem Imaterial é a declaração de seu valor cultural pelo poder público (federal, estadual ou municipal) e sua inscrição em um livro de Tombo.
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As leis, sem dúvida, podem favorecer as condições para a preservação do patrimônio cultural.
Mas... Ele só é efetivamente preservado por meio da vivência voluntária das pessoas.
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Conservação, recuperação e restauração de bens materiais
Intervenção Física Conservação, recuperação e restauração de bens materiais
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A Conservação inclui, além dos cuidados com o ambiente, o tratamento dos elementos físicos (da matéria) da obra, visando deter ou adiar os processos de deterioração.
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A Restauração visa reverter um processo de deterioração já instalado.
Além de incluir os procedimentos de Conservação, atua especificamente nos valores históricos e estéticos da obra de arte, reconstituindo esses valores tanto quanto possível.
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Considerando que os valores históricos e estéticos conferem ao Patrimônio seu caráter singular e excepcional, a Restauração exige uma formação bastante específica e criteriosa.
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Sustentabilidade A vida do Patrimônio Cultural depende, em última instância, de sua inserção na vida da comunidade
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Sua preservação só se efetiva com seu concurso.
O Patrimônio Cultural pertence, em última instância, à comunidade onde se insere. Sua preservação só se efetiva com seu concurso. Para que a comunidade participe da preservação do patrimônio cultural é necessário que ela compreenda seu valor como referência para a identidade coletiva.
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Educação Patrimonial
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Educação Patrimonial É um processo de tomada de consciência e formação de atitudes voltadas para a proteção e promoção do Patrimônio Cultural.
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como base para a identificação do indivíduo com sua comunidade.
Considerando o Patrimônio como base para a identificação do indivíduo com sua comunidade.
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Patrimônio = Herança, legado
Educação = Processo Patrimônio = Herança, legado Cultura = conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes, outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.”
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Esse processo permite:
Preservar para as gerações futuras traços da memória coletiva. Reconhecer a importância da identidade cultural coletiva.
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O Bem de Cultura é visto como objeto de estudo
Visão extrínseca Estabelece uma dicotomia entre a “minha” cultura e a cultura “deles” (da comunidade) O Bem de Cultura é visto como objeto de estudo
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Estabelece uma relação de afeto
Visão intrínseca Estabelece uma relação de afeto O Bem de Cultura tem funcionalidade e contextualização.
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Educação é um processo que envolve
Reflexão
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Encontros para discutir sobre a preservação do Patrimônio Cultural
Encontros para discutir sobre a preservação do Patrimônio Cultural. Construção do Circuito Arqueológico da Chapada Diamantina, 2010
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Ação Construir
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Parque Municipal. Iraquara, 2010
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Decoração para o São João. Seabra, 2010.
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Ação Conservar
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Oficina de Documentação Fotográfica. Palmeiras. 2010.
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Oficina de Conservação de Objetos e Papéis. Palmeiras, 2010.
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Desfile de 7 de setembro. Seabra, 1960
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Objetos diversos. Casa Museu. Morro do Chapéu, 2010
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Ação luminar Dar visibilidade
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Forró. Apresentação de Jadson. Palmeiras. 2010
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Pinturas rupestres. Serra das Paridas Lençóis. 2010
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Cachoeira Ferro Doido. Morro do Chapéu. S/data
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Usufruido por todos, o Patrimonio cultural tem função social
e promove a integração entre os individuos.
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Processo educativo Protagonismo Processo ativo
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O protagonismo também é um processo ativo
Ação Reflexão Afeto Protagonismo Autonomia Responsabilidade Decisão O protagonismo também é um processo ativo
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A efetividade das ações educativas voltadas para a preservação do patrimônio vinculam-se diretamente ao estabelecimento de uma relação afetiva.
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Construção da relação afetiva com o patrimônio
MOBILIZAÇÃO SENSIBILIZAÇÃO APROPRIAÇÃO
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Objetivos da Educação Patrimonial
Permitir a valorização das expressões da cultura brasileira, enfatizando seu caráter múltiplo e plural. Reforçar o sentimento de auto-afirmação individual e coletiva. Facilitar à comunidade a apropriação e o uso do Patrimônio Cultural que ela detém. Preservar os diversos bens que caracterizam a cultura local e nacional.
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A Educação Patrimonial deve:
Permitir a auto-afirmação das identidades culturais Possuir uma metodologia dinâmica que privilegie a vivência e o lúdico. Ser um processo sistemático e permanente de resgate da memória coletiva Resgatar a relação afetiva da comunidade pelo seu patrimônio. Se adequar aos diferentes objetos – bens de cultura materiais ou imateriais. Reconhecer o indivíduo, o grupo e a comunidade como protagonistas da ação educativa.
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Necessita ser reivindicado e não apenas herdado.
O Patrimônio Cultural Necessita ser reivindicado e não apenas herdado.
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O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu.
Campestre.2010 Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente. E, ficando mais rico interiormente, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria - que é a razão pela qual vivemos.
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A primeira tarefa da educação é ensinar a ver
A primeira tarefa da educação é ensinar a ver. É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo... Campestre.2010 Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem... O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido. Quando a gente abre os olhos, abrem-se as janelas do corpo, e o mundo aparece refletido dentro da gente. Rubem Alves
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http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx http://michaelis.uol.com.br
Fontes consultadas: BELTRÃO, Ana Raquel. Patrimônio Cultural: novas fronteiras. Facie – ano 1, n. 1, jul./dez. 2002 BRITO, Marcelo. Pressupostos da reabilitação urbana de sítios históricos no contexto brasileiro. Seminário Internacional Sobre Reabilitação de Sítios Históricos. CORREA, Alexandre Fernandes. Memórias Sociais na Contemporaneidade: desafios e perspectivas. XXIII Reunião da Associação Brasileira de Antropologia. Gramado. Rio Grande do Sul. 16 a 19 de junho de Fórum de Pesquisa: Objeto, coleções, museus e formação da subjetividade Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988 DINIZ, Wivian, SOUZA, Luiz Antonio Cruz. Manual de conservação preventiva do patrimônio cultural. Belo Horizonte: Escola de Belas Artes da UFMG; IEPHA, 2002 .HORTA, Maria de Lourdes Parreiras. 2º -5º Boletins do Programa Nacional de Museus. Ministério da Cultura, Fundação Pró-Memória. 1984 LEMOS, Carlos A. C. O que é patrimônio histórico. Ed. Brasiliense. SP,1987. Coleção Primeiros Passos Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v.9, n.13, p , jun.2003 SANTOS, Maria Célia T. Moura. Museu e Educação: conceitos e métodos. Artigo extraído do texto produzido para aula inaugural – 2001, do Curso de Especialização em Museologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, proferida na abertura do Simpósio Internacional “Museu e Educação: conceitos e métodos”, realizado no período de 20 a 25 de agosto
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Endereços eletrônicos
Site: Endereços eletrônicos Diretoria de Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural – Gerência de Pesquisa, Legislação e Patrimônio Imaterial – Gerencia de Conservação e Restauração – Coordenação de Educação Patrimonial – cepa. Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC Diretoria de Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural – DIPAC Coordenação de Educação Patrimonial Conceito e Formato – Dau Queiroz
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Fui...
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