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Serra das Paridas, Lençóis, 2010

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Apresentação em tema: "Serra das Paridas, Lençóis, 2010"— Transcrição da apresentação:

1 Serra das Paridas, Lençóis, 2010
Desfile de 7 de setembro. Seabra, 1960 Palmeiras. 1948 Casa Museu, Morro do Chapéu, 2008. Parnaíba, Iraquara, 2010 Internato Feminino, Instituto Ponte nova, Wagner, 2010 Serra das Paridas, Lençóis, 2010

2 Preservando o Patrimônio Cultural
Desfile de 7 de setembro. Seabra, 1960 Palmeiras. 1948 Casa Museu, Morro do Chapéu, 2008. Parnaíba, Iraquara, 2010 Internato Feminino, Instituto Ponte nova, Wagner, 2010 Serra das Paridas, Lençóis, 2010 Preservando o Patrimônio Cultural

3 "Só existem dois dias do ano em que não podemos fazer nada.
O ontem e o amanhã". Mahatma Ghandi

4 Educação Patrimonial Proteção legal: Tombamento – bens móveis e imóveis Registro – bens imateriais Intervenção – conservação, recuperação e restauração de bens materiais Dinamização – difusão, sustentabilidade

5 Conhecer Amar Proteger

6 Construção do conhecimento sobre os Bens Culturais
Identificação Levantamento e mapeamento dos bens culturais do município. Baseia-se no conhecimento da história e da memória do município, desde seus primeiros habitantes até os dias atuais. O levantamento e mapeamento são instrumentos de orientação às ações do poder público e das comunidades para a implementação da política cultural local, bem como para as ações de preservação.

7 Construção do conhecimento sobre os Bens Culturais
Registro ou Fichamento Coleta de informações sobre cada Bem Cultural, com vistas a formação de dossiê municipal. Inclui pesquisas, entrevistas, documentação audiovisual e coleta de documentos e outros materiais.

8 Construção do conhecimento sobre os Bens Culturais
Consolidação Organização e formatação de dossiês sobre os Bens Culturais do município, contendo o material pesquisado, fotos, vídeos, mapas.

9 Construção do conhecimento sobre os Bens Culturais
Divulgação O dossiê é divulgado para subsidiar o conhecimento sobre os bens de interesse de preservação e fatores de degradação; as ações do poder público local, do Conselho de Patrimônio Cultural e entidades civis; a pesquisa (estudos temáticos), o planejamento urbano, turístico e ambiental, a definição de áreas e diretrizes de proteção e a educação patrimonial.

10 Leis de Proteção União Estado Município

11 UNIÃO: ESTADO: Constituição Nacional 1988.
Artigos 215 e 216 referem-se à proteção devida ao Patrimônio Material e Imaterial ESTADO: Lei Estadual 8895/03 regulamentada pelo Decreto Lei 10039/06

12 MUNICÍPIO: PDDU Leis específicas de Proteção

13 O ato de TOMBAMENTO de um Bem Material ou o REGISTRO de um Bem Imaterial é a declaração de seu valor cultural pelo poder público (federal, estadual ou municipal) e sua inscrição em um livro de Tombo.

14 As leis, sem dúvida, podem favorecer as condições para a preservação do patrimônio cultural.
Mas... Ele só é efetivamente preservado por meio da vivência voluntária das pessoas.

15 Conservação, recuperação e restauração de bens materiais
Intervenção Física Conservação, recuperação e restauração de bens materiais

16 A Conservação inclui, além dos cuidados com o ambiente, o tratamento dos elementos físicos (da matéria) da obra, visando deter ou adiar os processos de deterioração.

17 A Restauração visa reverter um processo de deterioração já instalado.
Além de incluir os procedimentos de Conservação, atua especificamente nos valores históricos e estéticos da obra de arte, reconstituindo esses valores tanto quanto possível.

18 Considerando que os valores históricos e estéticos conferem ao Patrimônio seu caráter singular e excepcional, a Restauração exige uma formação bastante específica e criteriosa.

19 Sustentabilidade A vida do Patrimônio Cultural depende, em última instância, de sua inserção na vida da comunidade

20 Sua preservação só se efetiva com seu concurso.
O Patrimônio Cultural pertence, em última instância, à comunidade onde se insere. Sua preservação só se efetiva com seu concurso. Para que a comunidade participe da preservação do patrimônio cultural é necessário que ela compreenda seu valor como referência para a identidade coletiva.

21 Educação Patrimonial

22 Educação Patrimonial É um processo de tomada de consciência e formação de atitudes voltadas para a proteção e promoção do Patrimônio Cultural.

23 como base para a identificação do indivíduo com sua comunidade.
Considerando o Patrimônio como base para a identificação do indivíduo com sua comunidade.

24 Patrimônio = Herança, legado
Educação = Processo Patrimônio = Herança, legado Cultura = conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes, outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.”

25 Esse processo permite:
Preservar para as gerações futuras traços da memória coletiva. Reconhecer a importância da identidade cultural coletiva.

26 O Bem de Cultura é visto como objeto de estudo
Visão extrínseca Estabelece uma dicotomia entre a “minha” cultura e a cultura “deles” (da comunidade) O Bem de Cultura é visto como objeto de estudo

27 Estabelece uma relação de afeto
Visão intrínseca Estabelece uma relação de afeto O Bem de Cultura tem funcionalidade e contextualização.

28 Educação é um processo que envolve
Reflexão

29 Encontros para discutir sobre a preservação do Patrimônio Cultural
Encontros para discutir sobre a preservação do Patrimônio Cultural. Construção do Circuito Arqueológico da Chapada Diamantina, 2010

30 Ação Construir

31 Parque Municipal. Iraquara, 2010

32 Decoração para o São João. Seabra, 2010.

33 Ação Conservar

34 Oficina de Documentação Fotográfica. Palmeiras. 2010.

35 Oficina de Conservação de Objetos e Papéis. Palmeiras, 2010.

36 Desfile de 7 de setembro. Seabra, 1960

37 Objetos diversos. Casa Museu. Morro do Chapéu, 2010

38 Ação luminar Dar visibilidade

39 Forró. Apresentação de Jadson. Palmeiras. 2010

40 Pinturas rupestres. Serra das Paridas Lençóis. 2010

41 Cachoeira Ferro Doido. Morro do Chapéu. S/data

42 Usufruido por todos, o Patrimonio cultural tem função social
e promove a integração entre os individuos.

43 Processo educativo Protagonismo Processo ativo

44 O protagonismo também é um processo ativo
Ação Reflexão Afeto Protagonismo Autonomia Responsabilidade Decisão O protagonismo também é um processo ativo

45 A efetividade das ações educativas voltadas para a preservação do patrimônio vinculam-se diretamente ao estabelecimento de uma relação afetiva.

46 Construção da relação afetiva com o patrimônio
MOBILIZAÇÃO SENSIBILIZAÇÃO APROPRIAÇÃO

47 Objetivos da Educação Patrimonial
Permitir a valorização das expressões da cultura brasileira, enfatizando seu caráter múltiplo e plural. Reforçar o sentimento de auto-afirmação individual e coletiva. Facilitar à comunidade a apropriação e o uso do Patrimônio Cultural que ela detém. Preservar os diversos bens que caracterizam a cultura local e nacional.

48 A Educação Patrimonial deve:
Permitir a auto-afirmação das identidades culturais Possuir uma metodologia dinâmica que privilegie a vivência e o lúdico. Ser um processo sistemático e permanente de resgate da memória coletiva Resgatar a relação afetiva da comunidade pelo seu patrimônio. Se adequar aos diferentes objetos – bens de cultura materiais ou imateriais. Reconhecer o indivíduo, o grupo e a comunidade como protagonistas da ação educativa.

49 Necessita ser reivindicado e não apenas herdado.
O Patrimônio Cultural Necessita ser reivindicado e não apenas herdado.

50 O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu.
Campestre.2010 Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente. E, ficando mais rico interiormente, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria - que é a razão pela qual vivemos.

51 A primeira tarefa da educação é ensinar a ver
A primeira tarefa da educação é ensinar a ver. É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo... Campestre.2010 Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem... O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido.  Quando a gente abre os olhos, abrem-se as janelas do corpo, e o mundo aparece refletido dentro da gente. Rubem Alves

52 http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx http://michaelis.uol.com.br
Fontes consultadas: BELTRÃO, Ana Raquel. Patrimônio Cultural: novas fronteiras. Facie – ano 1, n. 1, jul./dez. 2002 BRITO, Marcelo. Pressupostos da reabilitação urbana de sítios históricos no contexto brasileiro. Seminário Internacional Sobre Reabilitação de Sítios Históricos. CORREA, Alexandre Fernandes. Memórias Sociais na Contemporaneidade: desafios e perspectivas. XXIII Reunião da Associação Brasileira de Antropologia. Gramado. Rio Grande do Sul. 16 a 19 de junho de Fórum de Pesquisa: Objeto, coleções, museus e formação da subjetividade Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988 DINIZ, Wivian, SOUZA, Luiz Antonio Cruz. Manual de conservação preventiva do patrimônio cultural. Belo Horizonte: Escola de Belas Artes da UFMG; IEPHA, 2002 .HORTA, Maria de Lourdes Parreiras. 2º -5º Boletins do Programa Nacional de Museus. Ministério da Cultura, Fundação Pró-Memória. 1984 LEMOS, Carlos A. C. O que é patrimônio histórico. Ed. Brasiliense. SP,1987. Coleção Primeiros Passos Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v.9, n.13, p , jun.2003 SANTOS, Maria Célia T. Moura. Museu e Educação: conceitos e métodos. Artigo extraído do texto produzido para aula inaugural – 2001, do Curso de Especialização em Museologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, proferida na abertura do Simpósio Internacional “Museu e Educação: conceitos e métodos”, realizado no período de 20 a 25 de agosto

53 Endereços eletrônicos
Site: Endereços eletrônicos Diretoria de Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural – Gerência de Pesquisa, Legislação e Patrimônio Imaterial – Gerencia de Conservação e Restauração – Coordenação de Educação Patrimonial – cepa. Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC Diretoria de Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural – DIPAC Coordenação de Educação Patrimonial Conceito e Formato – Dau Queiroz

54 Fui...


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