Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGabrielle Cabral Alterado mais de 10 anos atrás
1
TECENDO LEITURAS ESTRUTURA DAS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS Passo a passo:
como ajudar o aluno a ler?
2
O ENSINO DA LEITURA Leitor ANTES DURANTE Texto Contexto DEPOIS
3
antes da leitura Ao ler literatura, mobilizamos nossas experiências para desfrutarmos o texto e apreciarmos os recursos estilísticos selecionados pelo autor. Observando um livro, numa rápida leitura “inspecional”, podemos antecipar algumas das informações que iremos encontrar no texto.
4
antes da leitura: passo a passo
Observar indicadores como título, capas, ilustração, sumário, autor, gênero etc. Apresentar informações que o autor do texto pressupõe que os leitores virtuais tenham, mas que supomos que nossos alunos ignorem. Estimular os alunos a explicitar os conteúdos que esperam encontrar no texto a partir dos índices levantados.
5
durante a leitura Os objetivos que o leitor tem com a leitura mobilizam diferentes estratégias de abordagem do texto. Algumas “dicas” de um leitor mais experiente podem ser valiosas para ajudar um leitor iniciante a construir os sentidos do texto.
6
durante a leitura: passo a passo
Estimular a compreensão global do texto em contextos de leitura autônoma ou compartilhada, a partir da observação de indicadores como o léxico, a situação enunciativa, as conexões entre os enunciados, as relações intertextuais etc. Identificar a organização composicional do gênero a que pertence o texto.
7
depois da leitura Pode-se ou não se emocionar com um texto; pode-se ou não gostar de um texto; pode-se ou não concordar com o quadro de valores sustentados ou sugeridos pelo texto ou por suas leituras.
8
depois da leitura Para uma melhor compreensão da obra, assim como para a problematização dos temas sugeridos pelo texto, nada melhor do que trocar impressões com outros leitores.
9
depois da leitura: passo a passo
Estimular paráfrases do texto lido. Apreciar os recursos expressivos selecionados pelo autor. Identificar os valores e as crenças veiculados no texto e refletir a respeito deles.
10
depois da leitura: passo a passo
Identificar a posição do autor e refletir a respeito dela. Promover o debate democrático em torno de questões polêmicas. Estabelecer relações com outros textos, filmes etc.
11
depois da leitura: passo a passo
Ampliar as referências dos leitores estimulando a pesquisa de informações complementares, a produção de outros textos ou, ainda, outras produções criativas que contemplem as múltiplas linguagens artísticas.
12
BIBLIOTECAS VIRTUAIS Atualmente, por meio da Internet, é possível ter acesso a bibliotecas virtuais do mundo inteiro. Relacionamos a seguir alguns sites em que o leitor pode encontrar o conto “Tílburi de praça”, de Raul Pompéia, para leitura on-line, download ou impressão.
14
Texto quarta capa Literatura Brasileira
Aqui começa um emocionante caso de amor com a literatura brasileira. Irresistíveis, enamorados, apaixonados, os 3 contos que compõem este livro provam que a palavra ainda é a melhor arma de sedução. Deixe-se conquistar por eles.
15
ALINHAVANDO LEITURAS
16
TECENDO ROTEIROS
17
INTERVALO Voltaremos em 15 minutos.
18
TECENDO ROTEIROS
19
TRAGÉDIA BRASILEIRA Manuel Bandeira
20
O NOVIÇO Martins Pena Sites em que é possível encontrar a peça “O noviço”, de Martins Pena, para leitura on-line, download ou impressão.
21
“A leitura na sala de aula: as muitas faces de um leitor”
Clicar em CRE – Centro de Referência. Posicionar o cursor em “Temas Pedagógicos” e, depois, em “Leitura e Literatura”. Selecionar o artigo “A leitura na sala de aula: as muitas faces de um leitor”, de João Wanderley Geraldi. Série Idéias, n. 5. São Paulo: FDE, p
22
Para tirar dúvidas sobre essa videoconferência acessar o site
FAQ Para tirar dúvidas sobre essa videoconferência acessar o site Clicar no botão FAQ
23
FAQ LOGIN: o mesmo para consulta do holerite eletrônico SENHA: a mesma para consulta do holerite eletrônico
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.